Pé na Estrada
A volta do Festival de Mônaco
.
.
.
Ivy Fernandes, de Roma
A última vez que o Comitê se reuniu, em dezembro de 2021, anunciou, com tristeza, que a 45ª edição do Festival del Circo e a 10ª edição do New Generation, que acontecem em Mônaco, tinham sido canceladas em razão da Covid 19. Na ocasião, o Governo de Mônaco informou que essas edições tinham sido adiadas para janeiro de 2023. E finalmente, o maior evento circense do circo tradicional, reuniu cerca de 200 artistas dos cinco continentes, de 20 a 29 de janeiro de 2023. Nessa edição, os artistas chineses e russos não compareceram. Os chineses em função do recrudescimento da Covid 19 no país e os russos em razão da guerra na Ucrânia.
Criado em 1974, pelo príncipe Rainier de Mônaco, o Festival de Circo continuou a ser tocado por sua filha, a princesa Stephanie – que se tornou sua presidente em 2005. E em 2012, Stephanie criou com sua filha Pauline, o Festival New Generation que atrai jovens circenses de todo mundo para mostrar no picadeiro suas habilidades e está em sua 10ª edição.
.
.
O Festival de Circo de Mônaco envolve toda a família real – desde Carolina, a atual matriarca, e seu irmão, o príncipe Alberto – que compareceu com os gêmeos Jacques e Gabriella (com 8 anos) – nesta 45ª edição e conquistaram a plateia.
.
.
Trio de palhaços – Merece destaque Les Equivoquee, trio de palhaços ucranianos que já ganharam um Clown de Bronze, no 37º festival, e voltaram este ano a Monte Carlo, num momento difícil para o seu país invadido pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022. Georgy, Yuriy e Dimitry, que formam o trio, se exibiram na corda bamba, no malabarismo e no hula-hooping.
.
.
Marcos Frota presente na 45ª edição do Festival de Mônaco – O ator e divulgador do circo, Marcos Frota, representando o Mirage Circus, compareceu a 45ª edição do Festival de Mônaco
.

Marcos Frota ao lado de Jefferson Souza (diretor Geral), Sabrina Robatini (diretora executiva), Sócrates Fernando (diretor Marketing) e Zakia Leão (diretora financeira)
.
Show – Em um truque ilusionista, o artista parece ter perdido metade de seu corpo. Esse número ganhou muitos aplausos do público.
.
.
Os vencedores – O Clown de Ouro - um prêmio que no mundo do circo é equivalente a um Oscar em Hollywood ou a Palma de Ouro em Cannes – foi dado a exibição dos cavalos liderado por René Casselli Jr, sua irmã Marrylu e sua mulher Quincy Azzaro.
.
.
O Clown de Prata foi recebido por três grupos: o Flying Martin (Trapézio Volante), a Troupe Mustafa Danguir (Viktoriia Dziuba acrobata e Alex Gion – dressage) e a Bruno Togni, da família Togni de domadores, e que reuniu tigres junto ao picadeiro.
.
.
.
O Clown de Bronze foi dividido entre vários artistas: a) Circus Theatre – Troupe Bingo; b) os especialistas em equilibrismo sobre bolas Mystery of Gentlemen; c) Deadly Games (especialista em jogo de facas), d) a treinadora de pássaros Elisa Cussadie, que encantou a plateia com a exibição de suas aves.
.
.
.
.
.
O Junior de Ouro – do New Generation foi dado para Ameli Bilyk – jovem equilibrista ucraniana com seu número de corda bamba.
O Junior de Prata foi dividido para duas ganhadoras ucranianas – a acrobata Vladislava Naraieva e a contorcionista Sofia Hrenchko.
.
.
O Junior de Bronze foi para a espanhola Kimberly Zavatta por sua exibição em cordas aéreas.
.
.
Legenda Foto de Capa – Clown de Ouro – ganho por René Casselli Jr, sua irmã Marrylu e sua mulher Quincy Azzaro.