E com Vocês...

Confira o número solo de A Convidada

Maíra Campos sai de dentro de sua saia de tule…
… e entra em cena como A Convidada / Fotos Asa Campos

.

Da Redação

O Respeitável Público vai ter a oportunidade de assistir o processo de criação do número solo A Convidada, da equilibrista Maíra Campos, artista e sócia-fundadora do Circo Zanni e de Artinerant´s. As apresentações do processo criativo foram divididas em quatro episódios, ancorados na linguagem audiovisual, no canal Youtube. Os dois primeiros episódios foram ao ar nos dias 15/05 e 16/05. Em 22/05, sábado, é a vez do terceiro episódio. Em 23/05, o quarto episódio e a apresentação do número A Convidada em vídeo. Para assistir acesse o canal Youtube da Artinerant´s: https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg

.

Dançarina-equilibrista voa em sua saia de tule/Foto Asa Campos 

A Convidada mostra uma dançarina-equilibrista que sai de dentro de sua saia de tule, que parece ser um casulo, com uma mão e depois um pé, como um estranho bicho que se vai despindo de sua ‘carcaça’ feita de tecido. Nua, livre, passa a usar máscaras e roupas travestidas que remetem a personagens que fizeram parte de seu cotidiano artístico nos 10 anos de picadeiros e palcos – quer sejam teatros, lonas ou ruas das cidades. Surge daí a bailarina transgressora com saia nos ombros em vez de na cintura, uma ‘macaca’ engraçada, uma ‘cabra’ equilibrista, uma ‘coelha’ sedutora e um touro bravio.

.

Maíra Campos em A Convidada travestida do personagem macaca… 

Maíra é A Convidada de suas próprias personagens e busca se relacionar com cada uma delas por um fio que as mantém conectadas: o arame. As personagens acabam por vivenciar seus dias em idas e vindas equilibrando-se nesse fio. 

.

… cabra equilibrista…

.

…coelha sedutora…

.

… de ponta cabeça com cabeça de touro

.

Nos dias das apresentações, A Convidada inclui conversas ao vivo com outros artistas e produtores que participaram do processo de concepção do número. O primeiro episódio, “Check in Emotivo”, a ser visto em 15 de maio, traz cenas captadas em ensaios tanto na míni residência feita na casa da Cia Barnabô, na Serra Mantiqueira, com a artista Lu Menin, quanto no Circo Zanni, com a diretora Lu Lopes. O foco está na música e na direção de movimentos. 

.

.

O segundo episódio, “Downloads de Escrita Livre”, em 16 de maio, foi gravado com Erica Stoppel e Lu Lopes, e o centro da criação gira em torno das personagens e de suas características. Depois da retirada de máscaras, Maíra conta em uma folha de papel o que foi sentido e vivenciado. É a tentativa de dizer com palavras o significado de cada personagem experimentado nas imagens. 

.

.

O terceiro episódio, “Alquimias Internas”, que vem ao ar no dia 22 de maio, trata de registros visuais de coreografias de A Convidada em sala de ensaio com o bailarino e coreógrafo Henrique Lima. Em dado momento, mostra o arredondamento de movimentos pedido para o corpo da equilibrista, mais rígido e reto. 

O último capítulo, no dia 23 de maio, é a apresentação do número final produzido, “A Convidada”. Este foi captado e editado pela produtora Vibrante Filmes, após a concepção, quando já estava com a direção finalizada.

Serviço

Cenário de A Convidada / Foto Asa Campos

.

Número circense: A Convidada

Local: Canal do YouTube do grupo Artinerants Movimento

Onde ver: https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg

Episódio 1 – Check in emotivo, sábado, dia 15.5, às 21h

Episódio 2 – Downloads de escrita livre, domingo, dia 16.5, às 21h

Episódio 3 – Alquimias internas, sábado, dia 22.5, às 21h

Episódio Final – A Convidada, domingo, dia 23.5, às 21h

Conteúdo: Adulto (cenas de nudez)

Ficha técnica do projeto

Realização: Artinerant’s, LF Lopes Produções Artísticas e Eu.Circ

Direção Artística: Lu Lopes

Concepção e realização: Lu Lopes e Maíra Campos

Coreografia e concepção: Henrique Lima

Direção de movimento e concepção: Lu Menin 

Direção de fotografia: Lu Lopes

Intérprete: Maíra Campos

Roteiro de câmera: Lu Lopes e Vibrantes Filmes 

Captação e edição: Vibrantes Filmes

Produção executiva: Eu.Circ (Marina Ferreira)

Apoio técnico e de produção: Nié Pedro

Concepção de Figurino:  Lia

Figurino: Erica Stoppel e Artinerant’s

Maquiagem: Maíra Campos

Máscaras/Criação: Cris Decot

Cenografia – Artinerant’s

Cenotécnico: Edimar Silva

Iluminação: Paulo Souza

Trilha Original e Mixagem: Du Mantovani

Criação de trilha: Artinerant’s e Du Mantovani 

Design Gráfico e transmissões: Agatha Campos

Assessoria de Imprensa: Focus 4 

Agradecimentos especiais

Circo Zanni

Erica Stoppel

Natalia Presser

Luara Bolandini

MariaLuz

.

Fernando Sampaio

O espetáculo A Convidada é resultado da execução do projeto Relações por um Fio aprovado e selecionado por meio do edital da 5ª Edição de Fomento ao Circo, da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Paulo.

.

Cena de Cachimônia da Artinerant´s

.

Maíra e sua Artinerant’s também estão neste mês no Youtube

Maíra e Nié Pedro, fundadores do Artinerant´s, também podem ser vistos neste mês, em junho, julho e agosto no canal do Youtube do grupo com a trilogia Vizinhos, Balbúrdia e Cachimônia. Para acompanhar a programação, os interessados devem seguir o grupo nas redes sociais (Instagram: @artinerant_s; Facebook: Artinerant’s-arte em movimento) e se inscrever na página do YouTube (Artinerants Movimento).

.

.

Sobre Maíra Campos

Maíra começou a caminhada pelas artes circenses em 1991. Fez balé e ginástica olímpica. Na instituição Circo Escola Picadeiro cursou trapézio, tecido aéreo, cama elástica, acrobacia e equilíbrio. Na escola Oz Academia teve aulas semanais de arame tenso. Em 2004 se juntou ao Circo Amarillo, fazendo diversos espetáculos de rua. Em 2007 foi para Bélgica e cursou a ESAC, universidade do circo, localizada em Bruxelas. Ali fez acrobacia dinâmica e estática, teatro físico, balé, dança contemporânea e especialização em arame tenso. Desde 2004 é sócia-fundadora e artista do Circo Zanni. Em 2011 e 2012 participou de temporadas, como a do espetáculo Quixote, com o circo peruano La Tarumba, em Lima. Criou, em 2013, com Daniel Pedro, a companhia Artinerant’s. Com o espetáculo Vizinhos, eles percorreram mais de 60 munícipios brasileiros, se apresentando em unidades Sesc SP. Participaram também do Festival Internacional Sesc de Circo CIRCOS em São Paulo, do Festival de Circo Crescer e Viver, no Rio de Janeiro, do Festival de Circo em Fleuve, no Canadá, no Circuito Sesc de Artes 2016, do Festival Paulista de Circo em Piracicaba/SP, do Santa Maria Sesc Circo, no Rio Grande do Sul, e do Festival de Circo do Brasil, no Recife. Também viajaram pelo País com dois outros espetáculos – Balbúrdia e Cachimônia- que formam a trilogia. No final de 2019 o Circo Zanni montou sua lona em sede fixa no km 26 da rodovia Raposo Tavares, em Cotia. Em 2020, com a pandemia, passou a realizar seus projetos artísticos no formato à distância. Maíra também oferece oficinas de equilibrismo e artes circenses em geral, além de participar de eventos, cabarés, espetáculos e festivais como artista convidada.

.

Deixe uma resposta

*