Clip Click

A Tela é o picadeiro em foco

Lu Menin, artista circense, descreve sua participação no debate sobre o fato de a tela estar no foco do picadeiro

 “O panorama de relação do circo com as telas é o tema central da mesa A Tela é o picadeiro que tive a honra de participar no dia 01 de setembro de 2021, junto com Célio Amino, mágico profissional há três décadas, formado em física pela USP, e um artista que trabalha com novas tecnologias e física moderna em suas apresentações já antes da chegada da pandemia. Também compôs a mesa Raimo Benedetti, videoartista, montador de filmes cinematográficos e pesquisador. Raimo se dedica ao estudo da arqueologia das mídias desde 2010 além de haver integrado a Cia Cênica Nau de Ícaros por 10 anos, trazendo o trabalho audiovisual ao circo bem antes dessa atual necessidade de parceria com a tela que estamos vivendo agora diante do covid 19.

A mediadora da mesa foi Kelly Lima, palhaça, integrante do Circo Di Sóladies, que se dedica à pesquisa da comicidade e da linguagem da palhaçaria tanto nos palcos como no audiovisual.

O encontro e trocas gerados na mesa foi maravilhoso! Raimo com sua historiografia do cinema nos trouxe George Meliés e suas produções cinematográficas unidas à sua arte da mágica, nos dando um parâmetro de que desde o século XIX já se falava da arte circense nas telas, o uso da tecnologia a favor da cena circense.

Célio, o mágico tecnológico, artista incrível que une seus conhecimentos de mecânica quântica à mágica de uma forma artística audiovisual com grande maestria. E eu, Lu Menin, trouxe a experiência da Cia Barnabô com o audiovisual, que começou com a chegada da pandemia, nos dando mais uma ferramenta de expressão da arte circense mesmo com o isolamento social.

Foram muitos ganhos, olhando para o lado positivo dessa necessidade trazida pelo impacto da pandemia e que nos fez  “Re-existir”, ampliando nossos olhares, agregando novas parcerias e disseminando o circo de uma forma ampliada, já que o circo online chega a todos os lugares do Brasil e do mundo, a grande rede que nos é disponibilizada com a possibilidade de lives, produções de vídeos e pílulas, novos produtos artísticos audiovisuais, que nos trazem uma conexão ampliada, indo além dos limites geográficos.

As parcerias com o Sesc são muitas, há muito tempo. Me sinto honrada e grata com mais esse convite para o CIRCOS! Um festival referência para a arte circense.”

Compartilho aqui o link da mesa e os canais de Youtube dos participantes da mesa, aonde vocês poderão conhecer a trajetória registrada de cada um:

Mesa – A Tela é o picadeiro https://www.youtube.com/watch?v=t1YCZU228Ws&t=12s

Cia Barnabô: https://www.youtube.com/channel/UCCVI3f5Vfdf7ity2GUOqIFQ

Célio Amino:

https://www.youtube.com/c/CelioAmino

Raimo Benedetti:

https://www.youtube.com/user/raimobenedetti

Kelly Lima- Circo di Sóladies:

https://www.youtube.com/c/CircodiS%C3%B3Ladies

Deixe uma resposta

*