Comentários

“A Volta ao Mundo em 80 Dias”

 

Cena de "A Volta ao Mundo em 80 Dias"/Fotos Mariana Chama/Dvulgação

A Terra gira no picadeiro em geringonças criativas  

No século 19, o senhor Fog (Ricardo Rodrigues) e o ajudante dele, Passe-Partout (Bruno Rudolf), realizam viagem em geringonças construídas com sucata de ferro à vista do espectador.

O divertido espetáculo “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (Cia. Solas de Vento) é uma adaptação livre da obra do escritor Julio Verne.

Os personagens partem da Inglaterra e viajam para a Índia, o Japão, a China, fazendo a volta pela Esfera.

Os meios de transportes parecem sucates de aparelhos usados para números de equilibrismo circense, com os quais os dois atores em cena criam navios, bicicletas e elefantes.

A iluminação que circula a boca de cena desenha a roda do picadeiro, que se mistura a cenas de vídeo ou filme exibidas no telão do fundo do palco.

Em bicicletas deitadas no chão, o senhor Fog e o ajudante francês enfrentam problemas na expedição devido ao vilão Fix.

Os objetos de sucata são usados com imaginação e rememoram nos materiais residuais do circo as cenas acrobáticas do picadeiro.

O diálogo é cômico e pouco inteligível – o que faz parte da ação dos personagens, que têm traços de palhaços.

Há esparsas referências do texto de Júlio Verne (1828-1905), como na cena  em que Ricardo Rodrigues é o geógrafo pesquisador da novela do autor.

O ator francês Bruno Rudolf capricha no sotaque francês que ele próprio imita como falante nativo em engraçado jogo de metalinguagem.

Bruno Rudolf conquistou o prêmio APCA (SP) de 2011 pela atuação na peça. A diretora, Carla Candiotto, obteve o prêmio de melhor direção em teatro infantil, pelas peças “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, Histórias por Telefone” e “Sem Concerto”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9hYgtN-AxOA[/youtube]

Ricardo Rodrigues, em cena com telão, no espetáculo

Ficha técnica

Adaptação livre do romance homônimo de Júlio Verne, de 1872. Criação: Carla Candiotto e Cia. Solas de Vento. Direção: Carla Candiotto. Texto: Carla Candiotto e Pedro Guilherme. Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Coreografia: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Direção de arte e cenografia: Lu Bueno. Assistente de cenografia: Victor Hugo. Figurinos: Olintho Malaquias. Assistente de figurino: Camila Fogaça. Trilha sonora original: Exentrimusic. Iluminação: Wagner Freire. Ilustrações: Iara Jamra. Operação de Áudio: Luana Alves. Operação de luz: Roseli Martineli, Tamiris Alves e Amanda Felisbino. Assistente de iluminação: Alessandra Marques. Operação de vídeo: Bruno Bachy. Fotografia: Mariana Chama. Produção: Sandra Miyazawa. Assistente de produção: Natalia Maciel. Realização: Solas de Vento.

Serviço

No Teatro Folha – shopping Pátio Higienópolis – av. Higienópolis, 618. Tel. (11) 3823-2323. 305 lugares. 60 min. Livre. Recomendado para crianças a partir de 5 anos. Sábados e domingos, às 16h00. Em cartaz por tempo indeterminado. Ingressos: R$ 15,00 e R$ 30,00. 

(Mônica Rodrigues da Costa)

One Response to "“A Volta ao Mundo em 80 Dias”"

  1. Sonia disse:

    Uma apresentação inovadora , brilhante e extremamente inteligente ….. Parabéns meninos
    Meus filhos vibraram com tanta criatividade
    Bjos Soso

Deixe uma resposta

*