E com Vocês...
Atrações no Tendal da Lapa e Circos Sociais
.
Da Redação*
As atrações para a comemoração do Dia do Circo passam a ocupar diversos espaços da cidade, como o Mundo do Circo no Parque Juventude e o Centro Cultural Tendal da Lapa, da Prefeitura, nos dias 25, 26 e 27 de março, informa a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em parceria com a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – diversos circos sociais também recebem programação circense: Vila Ré, Brasilândia, Dom Bosco, Águia de Haia e Grajaú. Entre as atrações nesses locais destacam-se os espetáculos “Reprise”, no Circo Social Brasilândia, e “A Obra” e “Carlos Felipe em Apuros”, no Circo Social Vila Ré.
No Tendal da Lapa o espetáculo “Cabaré?”, no dia 25, trata de imaginar um circo sem a figura emblemática do seu apresentador. No domingo, dia 26, três palhaços se empenham em um show de mágica em “123 SOME” e “Vizinhos” mostra o cotidiano acrobático e por um fio de um homem e uma mulher.
Confira a programação no Tendal da Lapa:
Sábado – 25/3
Cabaré?
Coloca em dúvida o formato de espetáculo que se propõe ser: na ausência de um apresentador que, conforme é esperado, cumpre o papel de guiar a sequência de números circenses e apresentar os artistas, o elenco entrelaça as suas cenas e se desdobra para ocupar o palco e a banda simultaneamente. Divertindo o público com as virtuoses dos malabaristas, acrobatas e do palhaço, o espetáculo não deixa de carregar a linguagem do circo contemporâneo que alimenta a companhia.
Local: Tendal da Lapa
Dia e horário – 25/03 às 11h.
Domingo – 26/3
123 SOME
Em busca de adentrar o surpreendente mundo da magia e certos da garantia de sucesso. Os 3 palhaços Dona Gema, Adão e Chabilson se arriscam em apresentar um novo show de poder e mistério animados pelo amigo que acaba de se formar em um curso virtual de mágica. Apareça ou desapareça, o poder da magia. Assim os palhaços se empenham em fazer com a ajuda do público o inacreditável acontecer, mesmo que nem sempre como era esperado. Inicialmente conduzido pelo mestre da magia, Chabilson e seus ajudantes Dona Gema e Adão as coisas já saem do controle e tudo parece acontecer fora do esperado. E no meio desse aperto os três fazem o que podem e não podem pro espetáculo não acabar. Mas só juntos conseguem chegar ao final do show para receber como uma mágica os aplausos da plateia.
Local: Tendal da Lapa
Dia e horário – 26/03 às 11h.
Construtores
A proposta da montagem do espetáculo Construtores se deu início ao final de 2019, entusiasmados a produzir um espetáculo acrobático coletivo com notável virtuose, resgatando a imagética de trupe em cena. Entramos no início do semestre de 2020, com ensaios e criações para as cenas coletivas e individuais, em meados de março todo cenário mudou, o mundo quase parou, e cada um de sua casa passou a ser único em sua tela. Toda a estrutura da cultura mudou e entendemos que seguira a mudar, mas o Coletivo Vertigem continuou a construir a pensar a compor. E assim a produção desse espetáculo ganhou uma nova força, o Coletivo vertigem vinha da busca pelo novo e agora se vê em um novo contexto, um novo respiro, ampliando o que a visão do que a palavra “Construtores” pode empregar para toda sociedade, estamos perto de poder construir e vamos ser resistência, inovação e coragem.
Local: Tendal da Lapa
Dia e horário: 26/03 às 15h.
.
Vizinhos
Espetáculo fala do cotidiano de um homem e uma mulher em que os objetos domésticos se transformam e assumem funções diferenciadas, flertando com o surrealismo. É o caso de um sofá que vira trampolim e de um livro que queima na mão do acrobata/leitor. Ou ainda de um fio de arame – estendido como se fosse um varal de roupa – em que a equilibrista caminha.
Local: Tendal da Lapa
Dia e horário – 26/3, às 16h
Circo Social
Sábado – 25/3
.
Carlos Felipe em Apuros
Cafi Otta, ou Carlos Filipe para os íntimos, se utiliza de habilidades circenses como malabares, monociclo e equilíbrio para criar um ambiente de diálogo entre o artista, o público e o espaço que os rodeia. Com uma técnica apurada, muito charme e pitadas de delicadeza, Carlos Filipe seduz plateias de todas as idades. “Carlos Filipe em Apuros” foi criado em 2012, e nestes 11 anos de trajetória foi apresentado em diversos festivais de circo e teatro no Brasil, além de uma turnê em Moçambique. E desde 2021 o espetáculo também passou a ser apresentado em ruas e praças de São Paulo, com ingressos no chapéu. “Estar na rua passando meu chapéu é a realização de um sonho. Um sonho que se sonha junto com o público”.
Local: Circo Social Vila Ré
Dia e horário: 25/03 às 10h.
A Obra
O espetáculo A OBRA traz para a cena três clowns, que utilizam de seu dia a dia em uma obra para fazer uma grande palhaçada! Entre andaimes, carretéis de fio, sacos de areia e escadas e trapalhadas, eles realizam números acrobáticos, de equilíbrio, tecido aéreo, parada de mão, monociclo e malabarismos.
Local: Circo Social Vila Ré
Dia e horário: 25/03, às 14h.
Reprise
Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar este trabalho juntos. No decorrer do show, percebem que juntos seus talentos se multiplicam e também é uma boa oportunidade de renovar o repertório.
Local: Circo Social Brasilândia
Dia e horário: 25/03 às 14h.
Malabamétrico
É uma criação solo de circo-dança-teatro com interpretação de Artur Faleiros. Em cena um malabarista com Transtorno Obsessivo Compulsivo vivencia a busca eterna de uma apresentação impecável. Uma coreografia milimetricamente marcada permeada de improvisações absurdas que unem malabarismo, acrobacia e dança com toques de limpeza, destreza e fracassos. Uma apresentação na medida.
Local: Circo Social Brasilândia
Dia e horário: 25/03 às 16h.
Circo Rock Shorts
King Rock Shorts – a banda que só toca de shorts – apresenta o espetáculo Circo Rock Shorts. A banda apresenta seu repertório autoral do rock irreverente recheado com números circenses e bonecos manipulados pelos atores e atrizes.
Local: Circo Social Grajaú
Dia e horário: 25/03 às 16h.
Catadora de Ilusões
“Catadora de Ilusões” é um solo da atriz e palhaça Gabriela Winter, com direção de Naomi Silman (LUME Teatro). O espetáculo acompanha um dia na vida da mendiga/palhaça Jurubeba, o que ela faz para sobreviver e ser feliz. Acompanhada de sua solidão, Jurubeba cria uma realidade própria, com seus jogos, seu ritmo, seu próprio “reino”. Dentro deste universo, a “catadora de Ilusões” compartilha seus medos, alegrias e desejos, procurando trazer o lado humano e comum a todos nós.
Local: Circo Social Grajaú
Dia e horário: 25/03 às 18h.
Segunda-feira – dia 27/3
Circo Caravana
Inspirado nos grandes circos ciganos, o grupo Caravana Tapioca apresenta “Circo Caravana”. O excêntrico casal de artistas viajantes, Cavaco e Nina, que já viajaram muito pelo mundo, trazem as melhores atrações que encontraram. Números clássicos são apresentados de uma nova maneira, e o público poderá conhecer: o grande faquir encantador de serpentes, a mulher mais forte do mundo e a foca equilibrista. Esses números prometem surpreender pessoas de todas as idades. Todas as cenas são compostas com música ao vivo (saxofone e sanfona). Malabarismo e comicidade também embalam essa fantástica viagem ao mundo do circo!
Local: Circo Social Dom Bosco.
Dia e horário: 27/03, às 10h.
Casaco Vermelho
Neste espetáculo Brise e Bigosty se encontram e passando por situações inusitadas com suas roupas, objetos e instrumentos vão conduzindo o público por um universo excêntrico e divertido embalados pela música que interage com a cena. Neste percurso se descobrem capazes de fazer coisas surpreendentes como atravessar por um cabo de aço em busca de um casaco vermelho.
Local: Circo Social Dom Bosco.
Dia e horário: 27/03, às 15h.
Sampalhaças
No cortejo cênico as palhaças realizam um trajeto pré-determinado, onde interagem com a plateia através de músicas, cenas tradicionais circenses e coreografias. O repertório é variado, fruto de uma pesquisa que recupera canções particulares da história das atrizes/palhaças, além de músicas da cultura popular e músicas especialmente criadas pela direção do espetáculo, criando um entrelaçamento poético que parte dos universos individuais para atingir o coletivo.
Local: Circo Social Águia de Haia.
Dia e horário: 27/03, às 15h.
* Texto baseado em release da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo