Old

Autores clássicos estão em “A Linguagem dos Animais”, do selo Boa Companhia, como Italo Calvino e Lima Barreto

 

Livro da editora, que é braço da Companhia das Letras, traz histórias dos irmãos Grimm, Andersen, Vinicius de Moraes e Lima Barreto

O volume traz várias visões sobre a relação entre os homens e os animais em obras dos séculos XIX e XX. Italo Calvino narra a história de um homem que sabe se comunicar com os animais. O título de seu relato é homônimo ao do livro.

O conto de fadas “O Rouxinol”, de Hans Christian Andersen, mostra a bondade na figura da ave de canto melodioso. O Rouxinol encanta o imperador até chegar um presente: um pássaro mecânico maravilhoso, que muda o curso dos acontecimentos.

Em “Ideias de Canário”, a ironia de Machado de Assis está afiada. Ele aproveita a gaiola da ave presa para descrever a loja de belchior, cheia de tralhas, onde o canário vive. O bicho foi objeto de estudo de um curioso de ornitologia. O homem acompanha a vida da ave quando é vendida e depois que o canário a relata ao personagem. Provavelmente Machado de Assis ironiza os vira-casacas, que mudam o modo de pensar a depender da ocasião e têm a filosofia de botequim.

O conto “O Lobo”, de Maupassant, tem atmosfera de mistério e terror. Feroz como a lenda do bicho. Mas os vilões são os caçadores, que têm prazer doentio em caçar lobos. Essa história foi narrada pelo marquês d’Arville após o jantar na residência do barão de Ravels.

O livro “A Linguagem dos Animais – Contos e Crônicas sobre Bichos” (2012) traz dez autores e 16 narrativas. Os demais escritores são Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Lygia Fagundes Telles. As histórias são clássicas e conhecidas dos adultos hoje e certamente vão intrigar os jovens que se aventurem por elas.

Preço: R$ 24,50. 128 páginas.  

Link:

http://www.travessa.com.br/Boa_Companhia/editora/e588ef8c-abb9-4b19-a249-a129255d7a4b

Link para trecho do livro na editora:

http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/33001.pdf

 

 

2 Responses to "Autores clássicos estão em “A Linguagem dos Animais”, do selo Boa Companhia, como Italo Calvino e Lima Barreto"

  1. Elizabeth Rodrigues disse:

    muito bom…

  2. Panis & Circus disse:

    :))

Deixe um comentário

*