Picadeiro

Dia de Circo com Balbúrdia, Zanni e Prot{agô}nistas

.

 

Da Redação*

Tem espetáculos no final de semana – sábado 25/3 e domingo 26/3 – no Mundo do Circo, localizado no Parque da Juventude, avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru. Esses espetáculos fazem parte das comemorações do Dia do Circo programadas pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O Dia do Circo é comemorado em 27 de março, em homenagem a data de nascimento de Abelardo Pinto, o palhaço Piolin.

Entre as atrações do sábado estão Balbúrdia – espetáculo da cia. Artinerant´s, com os artistas Maíra Campos e Nié Pedro, também sócios fundadores do Circo Zanni, às 14 horas, na lona Multiuso.

.

.

.

Balbúrdia expressa situações de ternura e tensão no palco-picadeiro. Desde uma corrida de carros formada por carreteis até passos que se encontram num fio. Em uma cena, o acrobata usa de uma esmilhadeira que produz barulho e faísca enquanto a equilibrista desde por cordas ao som de música clássica – quase operística. Ao descer das cordas de ponta cabeça consegue encontrar o ombro amigo. Em outra cena, a mulher, mais irônica, faz pirraça e fica com a ‘macaca’ diante das peripécias do companheiro de artes. Ele monta um castelo de madeira de equilíbrio tênue que pode desmoronar a qualquer momento, como o amor. Para a crítica e jornalista Beth Náspoli, “Balbúria principia contrariando frontalmente o significado de bagunça embutido no título. A resultante da articulação entre aparelhos, figurinos, movimentação e expressividade corporal da dupla (Maíra Campos e Nié Pedro) atinge aquele grau de beleza capaz de provocar enlevo na plateia”.

.

Trupe do Zanni…

.

…cena do espetáculo

.

…sede nova no Zanni no Km 28 da Raposo Tavares

.

Ainda no sábado, tem Circo Zanni, na Lona Principal, às 20h. ‘Há quase 20 anos, 2004, uma turma de artistas corajosos se juntou embaixo de uma lona de um circo em Boiçucanga, no litoral norte e São Paulo. Surgia o Circo Zanni – um ícone do circo brasileiro”, afirma Cafi Otta, artista circense que integrou a série televisiva da HBO sobre circo. O Zanni surgiu em 2004 com o objetivo de resgatar o circo tradicional com uma nova leitura adaptado a lonas, teatros e espaços abertos.

O nome Zanni, personagem da Commedie Dell´Arte, que surgiu na Itália, no começo do século 16 foi dado por Duma (Domingos Montagner – 1962-2016), um dos fundadores do Zanni.

O Zanni é em essência um circo “clássico contemporâneo brasileiro” que retoma uma antiga tradição circense: a banda ao vivo formada pelos seus acrobatas, trapezistas, palhaços e malabaristas. A música ao vivo está presente em todo o espetáculo do Circo Zanni.

Para a jornalista Mônica Rodrigues da Costa, o Circo Zanni continua lindo e continua sendo … uma das principais trupes a levar a arte para o público no picadeiro-palco.

Em 2019, o Zanni montou sua sede própria no Km26 da Rodovia Raposo Tavares – que vai se transformando em um centro cultural na região.

.

Elenco de Prot{ago}nistas no Teatro Municipal de São Paulo- Foto Ricardo Rodrigues

 

.

Domingo tem protagonismo 

No domingo, tem Prot{agô}nistas que traz em cena 28 artistas negros, às 20h, na Lona Principal. Entre as cenas tem a dança coletiva “gumboots” com palmas, batidas de botas e o suingue que só nossos avós africanos souberam inventar, descreve a jornalista Mônica Rodrigues da Cosa, especial para Panis & Circus. “Pretos de diversas etnias, escravizados na África do Sul inventaram a dança “gumboots”. Eles batiam palmas e nas botas de trabalho como forma de se comunicar entre si, no século ‘9, já que não falavam a mesma língua. Por meio das artes e técnica do picadeiro, os circenses do show devolvem em forma de alegria e ritmo a dor que viveram nos navios negreiros e ainda sofrem nos porões de sociedades que discriminam pela cor da pele”. O termo “agô” significa pedir licença para entrar em determinado espaço e ocupá-lo com o domínio de cena.

.

Dança coletiva ao som de palmas e batidas em botas – Foto Cassandra Melo

.

Confira os espetáculos do Mundo do Circo no sábado e domingo

SÁBADO – 25/3/2023

Itinerantes Margarida

Artistas circenses brincam e interagem com o público demonstrando suas habilidades em uma ação itinerante! Pernas de pau, malabaristas e muita palhaçaria!

Local: Área externa

Dia e horário – 25/03, às 13h.

Balbúrdia

Balbúrdia é o segundo espetáculo de uma trilogia criada por Artinerant’s, com os artistas Maíra Campos e Nié Pedro, sob a direção de Lu Lopes, a palhaça Rubra.

Local: Lona Multiuso

Dia e horário – 25/03, às 14h.

Primaverar

Primaverar trata-se de uma intervenção artística voltada para o público infantil e familiar que acontece num formato de cortejo. Para deixar a intervenção ainda mais animada, com performances circenses ao som de música para que todos possam se divertir e dançar juntas.

Local: Área externa

Dia e horário: 25/03, às 19h.

Circo Zanni

A excelência artística do Zanni inclui a atmosfera dos circos clássicos e tradicionais com elementos contemporâneos incorporados pela trupe nos números aéreos, acrobáticos, de equilíbrio, magia e palhaçaria. O Zanni é em essência um circo “clássico contemporâneo brasileiro” que retoma uma antiga tradição circense: a musicalidade ao vivo. Hoje em dia, quando a música mecânica é predominante nos espetáculos de circo, o Zanni traz para o centro dos seus espetáculos a banda ao vivo formada pelos seus acrobatas, trapezistas, palhaços e malabaristas. A música ao vivo está presente em todo o espetáculo do Circo Zanni.

Local: Lona Principal

Dia e horário – 25/03, às 20h.

DOMINGO – 26/3

Itinerantes Margarida

Artistas circenses brincam e interagem com o público demonstrando suas habilidades em uma ação itinerante! Pernas de pau, malabaristas e muita palhaçaria!

Local: Área Externa

Dia e horário – 26/3, às 13h

Estripulias

A Cia Suno apresenta um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. A narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo até a linhagem mais moderna e inusitada. O espetáculo traz consigo a pesquisa de linguagens cênicas, explorando o território de fronteira que envolve o novo circo, o teatro físico, manipulação de objetos e a mímica.

Local: Lona Multiuso

Dia e horário – 26/03, às 14h.

Cumbia Calavera

Grupo latinoamericano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes vindos de diversos países – Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai, o grupo se apresenta de forma performática, baseada na iconografia da Fiesta de los Muertos do México.

Local: Área externa

Dia e horário: 26/03 às 16h.

Patunts

Circo Casca de Noz nasceu da união de dois artistas circenses com habilidades complementares. Ele malabarista, palhaço e acróbata. Ela acróbata e aerialista. Inspirados pelo livro “O Universo numa Casca de Noz” de Stephen Hawking, que diz, que o universo antes do Big Bang poderia caber dentro de uma casca de noz, surgiu a ideia do nome da companhia, pois acreditam que dentro do circo cabe todo o universo de artes.

Local: Lona Multiuso

Dia e horário: 26/03, às 18h.

Primaverar

Primaverar trata-se de uma intervenção artística voltada para o público infantil e familiar que acontece num formato de cortejo. Para deixar a intervenção ainda mais animada, vai ter performances circenses musicais, explorando o melhor da música para que todas as famílias possam se divertir e dançar juntas.

Local: Área Externa

Dia e horário: 26/03, às 19h.

Prot{agô}nistas

PROT{AGÔ}NISTAS é um espetáculo de Circo que reúne artistas da música, dança e do picadeiro em sintonia fina para contemplar a estética negra. Vinte e Oito Artistas ocupam palco e trazem a resistência da diáspora brasileira em vozes e corpos plenos de identidade e expressão. AGÔ palavra oriunda do Ioruba, com grafia do título colocada entre chaves, simboliza a abertura de caminhos e o anúncio de apropriação do centro da cena-lona-palco pela expressão artística da negritude paulista e sua ancestralidade.

Local: Lona Principal

Dia e horário: 26/03 às 20h.

 

.

 

Deixe um comentário

*