Clip Click
A arte de Balbúrdia e Vizinhos em palcos diversos
Marina Ferreira, especial para Panis & Circos*
Balbúrdia, da cia. Artinerant´s, se apresentou no domingo 16/6, em Avaré, interior de São Paulo, no Horto Florestal, dentro do projeto “Cultura no Horto”, da prefeitura do município.
Balbúrdia é o segundo espetáculo da cia. Artinerant´s e discute por meio da arte circense as relações de um casal, que inventa e reinventa suas narrativas para explicar o convívio. Eles apresentam situações de ternura e tensão. A montagem interpreta as reações masculina e feminina diante dos acontecimentos corriqueiros com humor.
O primeiro espetáculo é Vizinhos que mostra o cotidiano de um homem e uma mulher que dividem um espaço em que os objetos domésticos se transformam e assumem funções diferenciadas, flertando com o surrealismo. É o caso de um sofá que vira trampolim e de um livro que queima literalmente nas mãos do homem/leitor. Ou ainda de um ‘fio’ de arame como se fosse um varal de roupa em que a mulher caminha e se equilibra diante dos desafios do dia-a-dia.
Doze apresentações gratuitas dos espetáculos da cia. Artinerant´s, além de oficinas de circo, estão sendo realizadas em 11 municípios do Estado de São Paulo, dentro do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura Economia Criativa do Estado de São Paulo).
A circulação da mostra da cia. Artinerant´s começou em novembro de 2018, com a apresentação do espetáculo Vizinhos a lona do Projeto Âncora, em Cotia.
Em março de 2019, Vizinhos se apresentou em Atibaia e Embu das Artes. Em maio, em Boiçucanga (praia), São Sebastião (praça da Alegria), Ilhabela (bairro da Vila), Santo André (no Parque Chácara Pignatari, integrando a programação do projeto Domingo no Paço), e no Beco do Aprendiz (programa Circo no Beco), localizado no famoso bairro paulistano da Vila Madalena.
*Colaborou a Redação
Em maio, Balbúrdia foi apresentado em São José do Rio Preto, durante evento municipal da Feira do Livro( na Escola Municipal Lydia Sanfelice) e em Marília. E agora é a vez de Avaré.
Após a apresentação em Avaré, o grupo ainda realizará a última apresentação desta mostra em São Paulo, no Circo Escola Butantã, mantido pela ONG Social Bom Jesus, em data e horário a serem definidos.