Comentários

Papo de Circo: criação do Circo Zanni

.

.

Da Redação “Há quase 20 anos uma turma de artistas corajosos se juntou embaixo de uma lona de um circo em Boiçucanga, no litoral norte de São Paulo. Surgia o Circo Zanni – um ícone do circo brasileiro”, afirma Cafi Otta no seu Papo de Circo com Nié Pedro e Fernando Sampaio – artistas  fundadores do Zanni. Durante o Papo de Circo Nié Pedro lembra que o nome Zanni, personagem da Commedie Dell´Arte italiana que surgiu na Itália no começo do século 16, foi dado por Duma (Domingos Montagner).  Antes de chegar ao nome Zanni se pensou que poderia chamar circo pé na areia. É que a primeira lona do Zanni  alugada – de qualidade bem sofrível, foi erguida na Praça do Sol em Boiçucanga. E a estreia e temporada do Zanni foi um sucesso. A ponto de o Zanni ter feito sete temporadas, em Boiçucanga, durante sete anos, sempre com a casa cheia. Fernando Sampaio e Nié Pedro lembram também de outro lugar famoso que acolheu temporadas do Zanni – a rua Augusta. E falam do projeto do Zanni de ser um espaço cultural com sua nova sede no km 26 da Raposo Tavares, inaugurada no final de 2019, e também com lotação esgotada.

.

Inauguração da sede do Zanni no km 26 da Raposo Tavares

.

Essa sede foi idealizada para contar com atividades como oficinas, cursos, palestras, encontros de grupos de artistas, e, evidentemente, espetáculos. Daí veio a pandemia e o circo não pode mais se apresentar presencialmente para seu público. Mas a lona do Zanni continua lá e o sonho de ser um espaço cultural permanece – apesar da questão sanitária e do descaso do poder público com a arte.  Escutem o Papo de Circo e conheçam um pouco mais do Zanni – um circo Jedi, que significa, segundo Cafi Otta, excelência em sua arte.   

Papo de Circo: Ficha técnica: produção executiva e ideia original @ajulianamesquita , apresentação e quase toda ficha técnica: @cafiotta, vinheta da @zunogueira, trilha original @clownamado e projeto gráfico  @mcthingz
Todo sábado um novo episódio 

️ siga nas redes, de seu like, compartilhe 

❤

Deixe uma resposta

*