Clip Click
As charges destacadas em 2022
Da Redação
Desde a posse do presidente Bolsonaro, em janeiro de 2019, Panis & Circus traz charges escolhidas mês a mês pela jornalista Lisbeth Rodrigues que retratam fatos políticos, econômicos e sociais do país. São os Destaques desenhados do Mês, resume Lisbeth.
.
DEZEMBRO
30 de dezembro de 2022 – sexta-feira
Final do Ano e do Governo Bolsonaro
.
29 de dezembro de 2022 – quinta-feira
..
.
18 de dezembro de 2022 – domingo
A Argentina venceu a França nos pênaltis neste domingo (18) após empate de 3 a 3 no tempo normal e prorrogação e se tornou campeã da Copa do Mundo do Catar. Os argentinos não ganhavam um mundial desde 1986, há 36 anos, quando bateram a Alemanha no final por 3 a 2 na Copa do México. O Brasil perdeu para a Croácia, em 9 de dezembro, uma sexta-feira, e ficou fora da Copa do Mundo do Quatar. Muitos brasileiros, inclusive essa que escreve aqui, torceram e muito pela Argentina – apesar da rivalidade histórica entre argentinos e brasileiros no futebol.
.
.
NOVEMBRO
30 de novembro de 2022 – domingo
Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil. De acordo com apuração realizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o líder petista venceu o segundo turno da disputa neste domingo (30), ao derrotar o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Lula recebeu 50,9% dos votos válidos, e Bolsonaro 49,1%. É a menor diferença da história brasileira desde a redemocratização em 1985 – em 2014, Dilma Rousseff (PT) bateu Aécio Neves (PSDB) por 51,64% a 48,36% na rodada final.
.
.
OUTUBRO
30 de outubro de 2022
A charge “Na cabine de Votação”, de Jean Galvão, foi a favorita dos leitores da Folha em outubro. Publicada em 30 de outubro, 2º turno das eleições, a charge é dividida em três quadros. No primeiro, uma árvore vota. No segundo, um caderno está votando com o lápis e no terceiro o símbolo segurando uma seringa (da vacina) dá seu voto.
.
SETEMBRO
25 de setembro de 2022 – domingo
A charge intitulada “Disputa pelo voto cristão”, de Jean Galvão, foi eleita a favorita dos leitores em setembro de 2022. O desenho retrata os símbolos associados aos candidatos à Presidência, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro. Segundo a última pesquisa DataFolha, Lula lidera entre os católicos e Bolsonaro entre os evangélicos. A religião está entre os temas mais importantes do pleito deste ano e os dois candidatos protagonizaram corrida pelo voto desta parcela do eleitorado que é considera um ‘pote de ouro eleitoral’.
.
.
AGOSTO
11 de Agosto 2022
.
CNN Brasil – Carta pela democracia é lida na USP, e ato tem protesto contra Bolsonaro
A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), foi lida por volta das 12h15 nesta quinta-feira (11), no Pátio das Arcadas, no Largo São Francisco, no centro da capital paulista. Ao final da leitura, houve manifestações do público contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O local, sede da faculdade, abrigou o ato “Manifestação em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito Sempre”, com participação de juristas, políticos, movimentos sociais, entidades e representantes da sociedade civil. Além da carta da USP, o manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e que teve adesão de 107 entidades, também foi lido no evento. Com mais de 900 mil assinaturas, o documento elaborado pela Faculdade de Direito da USP teve a adesão de professores, alunos, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), banqueiros, candidatos à Presidência e membros da sociedade civil. O texto foi revelado em primeira mão pelo analista da CNN Caio Junqueira, em julho.
.
JULHO
.
A charge “Centopeia Humana”, de Benett, é a favorita dos leitores da Folha no mês de julho. A ilustração tem apenas um quadro e mostra as silhuetas de seis pessoas, todas em posição de quatro, com a cabeça encostando nas nádegas de quem está à frente. Por último na fila está Aras, sucedido pelo ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira, que tem a sua frente o candidato a vice-presidente Braga Netto, que é sucedido por Ciro Nogueira, depois Arthur Lira e, por fim, o presidente da República Jair Bolsonaro. O título da charge faz alusão a um famoso filme de terror de mesmo nome.
.
.
26 de julho de 2022 – sexta-feira
Metrópoles – Empresários, banqueiros e artistas assinam carta de apoio à democracia
Um grupo formado por empresários, banqueiros, juristas e artistas assinaram carta em defesa da democracia brasileira e do sistema eleitoral. O manifesto foi organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e tem ganhado apoio de peso desde que começou a circular na semana passada. Segundo o texto, não serão tolerados “ataques infundados” às eleições. A lista de signatários é extensa. Entre eles estão Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, co-presidentes do Conselho de administração do Itaú Unibanco; Candido Bracher, que também integra o conselho da instituição; e Pedro Passos e Guilherme Leal, do grupo Natura. As assinaturas ainda estão sendo colhidas e a Faculdade de Direito da USP estima que todos os nomes serão apresentados ainda nesta terça-feira (26/7), até as 17h. Sem citar culpados, a carta aberta afirma que o Brasil “está passando por um momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”. O texto ainda sai em defesa das urnas eletrônicas ao dizer que “o processo de apuração no país tem servido de exemplo no mundo, com respeito aos resultados e transição republicana de governo”. “No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários”, diz trecho da carta. E segue: “Ditadura e tortura pertencem ao passado”.
Leia a íntegra do manifesto:
.
JUNHO
.
Charge de João Montanano
CNN Brasil – Mortes de defensores da Amazônia abalam imagem do país há mais de três décadas
“O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira estavam desaparecidos em Atalaia do Norte, no Vale do Javari, no Amazonas, desde o dia 5 de junho. Amarildo Oliveira da Costa, conhecido como Pelado, suspeito de participação no desaparecimento confessou ter participado do assassinato da dupla. Ainda falta a perícia, que analisa os restos mortais encontrados no local, para confirmar as mortes. Especialistas e profissionais que atuam na Amazônia afirmam que a criminalidade na região coloca em risco a vida de povos indígenas e da população local. As mortes de Phillips e do indigenista entram para um capítulo sombrio da história brasileira. A Amazônia Legal, que se expande para além do Amazonas e engloba os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá, é uma região rica em biodiversidade e abriga inúmeras comunidades indígenas – o Vale do Javari é o local com a maior concentração de povos isolados do mundo. Pela sua riqueza e localização, fazendo fronteira com sete países, é alvo de garimpeiros, grileiros, narcotraficantes, madeireiros, pescadores e caçadores ilegais.
.
.
/ Arte/CNN
.
22 de junho de 2022 – quarta-feira
BBC News – Milton Ribeiro é preso pela PF: entenda o escândalo no MEC envolvendo ex-ministro e pastores
O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (22/6). Além de Ribeiro, outros dois pastores, suspeitos de operar um “balcão de negócios” no Ministério da Educação (MEC) e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foram presos na operação, batizada de Acesso Pago.
O FNDE é um órgão ligado ao MEC e controlado por políticos do chamado “centrão”, bloco político que dá sustentação ao presidente Jair Bolsonaro. Esse fundo concentra os recursos federais destinados a transferências para municípios. A ação investiga a prática de “tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos” do FNDE. Ribeiro e pelo menos um dos pastores, Gilmar Santos, já foram detidos.
.
.
.
..
MAIO 2022
.
24 de maio de 2022
Jornal Nacional – Operação Policial na Vila Cruzeiro, no Rio, deixa 22 mortos
Entre as vítimas está uma mulher que foi baleada dentro de casa. Trinta e três escolas municipais não abriram na região. Segundo a política, líderes da facção mais violenta do Rio estariam reunidos na Vila Cruzeiro, preparados para invadir outra comunidade. De acordo com a Folha de S.Paulo foi a segunda operação mais letal da história recente do Rio de Janeiro.
.
ABRIL 2022
.
17 de abril de 2022 – domingo
Folha de S.Paulo – Áudios apontam casos de tortura na ditadura militar
Áudios inéditos de sessões do STM (Superior Tribunal Militar) apontam denúncias de tortura durante o período da ditadura militar (1964-1985). O conteúdo das gravações foi revelado neste domingo (17) pela jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo, e confirmada pela Folha.
.
MARÇO 2022
.
23 de março de 2022 – quarta-feira
Folha de S.Paulo – Alckmin se filia ao PSDB, saúda petistas e diz que Lula é a esperança do Brasil
A Folha destaca que o ex-governador Geraldo Alckmin se filiou nessa quarta-feira (23) ao PSB após passar mais de 30 anos no PSDB com a perspectiva de ser candidato a vice do ex-presidente Lula e afirmou que o petista representa “a esperança”. Na ocasião, Alckmin afirmou que: “Alguns podem estranhar. Eu disputei com o presidente Lula a eleição em 2006 e fomos para o 2º turno, mas nunca colocamos em risco a questão democrática, nunca. O debate era de outro nível, nunca se questionou a democracia.”
.
FEVEREIRO 2022

.
JANEIRO 2022

.
6 de janeiro de 2022
Correio Braziliense – Bolsonaro critica vacinação de crianças e diz que filha não será vacinada
Em meio a uma terceira onda de covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que desconhece o número de óbitos de crianças pela doença e criticou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por liberar a vacinação do público pediátrico. O chefe do Executivo voltou a dizer, também, que sua filha mais nova, de 11 anos, não será vacinada. Bolsonaro aproveitou para recomendar aos pais que questionem os verdadeiros interesses dos “tarados por vacinas”. As declarações foram concedidas em entrevista à TV Nova Nordeste nesta quinta-feira (6/1).
“Desconheço (o número de crianças mortas por covid-19), mas com toda certeza existe algum moleque que morreu em função de covid, mas que tinha algum problema de saúde grave ou tinha outra comorbidade”, afirmou o presidente. Dados do Ministério da Saúde de dezembro, mostram, no entanto, que 2.625 crianças e adolescentes entre zero e 19 anos morreram desde o primeiro caso da doença no Brasil, em março de 2020.
O chefe do Executivo ainda criticou o órgão regulador e os movimentos pela vacinação. “A Anvisa, lamentavelmente, aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Eu quero dar a minha opinião e a minha filha de 11 anos não será vacinada. Eu pergunto: você tem conhecimento de uma criança que tenha morrido de covid? Na minha frente tem 10 pessoas e ninguém levantou o braço. É um direito seu vacinar, está autorizada, mas você, pai e mãe, veja possíveis efeitos colaterais. Uma das questões que nós colocamos, que você, pai, tem que saber, a grande empresa Pfizer não se responsabiliza por efeitos colaterais. Vê se é o caso de o seu filho se vacinar ou não, nós compramos a vacina e é voluntária, mas veja os possíveis efeitos colaterais”, destacou.
.
16 de janeiro de 2022
Maioria acha que Bolsonaro atrapalha vacinação de crianças, mostra Datafolha
A resistência de Jair Bolsonaro (PL) em relação à vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos se reflete na opinião dos brasileiros sobre o desempenho do presidente nesta fase da campanha de imunização. Pesquisa Datafolha mostra que 58% dos brasileiros de 16 anos ou mais de idade acham que o presidente mais atrapalha do que ajuda quando o assunto é a vacinação das crianças. O percentual equivale a 97,3 milhões de pessoas. Para 25% (quase 42 milhões de pessoas, segundo a projeção), Bolsonaro mais ajuda nessa questão do que atrapalha; 14% disseram não saber a resposta; outros 2% ficaram neutros, afirmando que ele nem ajuda nem atrapalha nesse tema. O levantamento foi realizado por telefone entre os dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas com 16 anos ou mais, em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
.

.
I simply could not depart your web site prior to suggesting that I really enjoyed the usual info a person provide in your guests? Is gonna be back continuously in order to check out new posts.