Bom Bocado

Delícias de abacaxi

 

O abacaxi também conhecido como ananás pode ser cultivado em qualquer região quente.

É um produto bastante apreciado ‘in natura’. Mas é utilizado também na culinária o industrializado. É rico em vitamina C, betacaroteno e vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio e ferro, importantes para uma vida saudável. Além disso, contém uma poderosa enzima, chamada bromelaina, que ajuda na redução de inflamações de muitas causas e também contribui para uma boa digestão. Para quem quer perder peso o abacaxi é importante, principalmente, porque a bromelaina ajuda a queimar gorduras. 

O suco natural do abacaxi possui cerca de 12% de açúcar (frutose). Batido com folhas de hortelã é refrescante e com folhas de couve e gengibre resulta num suco desintoxicante.

Uma forma de verificar se o abacaxi está maduro é puxando uma das folhas de sua coroa. Se a folha soltar facilmente é porque o fruto está maduro, caso contrário, ele ainda está verde. 

Daremos agora uma sugestão de um doce de abacaxi que pode ser servido de várias formas. Sozinho, acompanhado de bolo ou sorvete e até para recheio de bolos. Se for bem apurado, transforma-se em um delicioso beijinho de abacaxi.

 

Docinho de abacaxi

Ingredientes:

3 Abacaxis

3 xícaras de açúcar cristal

cravo a gosto

Modo de preparo

Descasque o abacaxi, tire o miolo e separe um deles para ser batido. Rale os outros dois com um ralo grosso, passe no processador (mas sem triturar demais). Se for para comer de colheradas pode ser apenas picado.  Acrescente o açúcar e o cravo e leve ao fogo baixo. Com uma colher de pau,  vá mexendo. A medida que o doce vai cozinhando, sua consistência vai ficando mais cremosa.

Assim como o brigadeiro, se o objetivo for enrolar para servir em festinhas e aniversário, mexa até desgrudar do fundo da panela, que é o ponto certo do doce.

Dica: Para docinhos, coloque numa vasilha untada com margarina, deixe esfriar bem , faça bolinhas e passe pelo coco ralado ou açúcar cristal.

Agora, se for para degustar de colherada, pode desligar antes, para que ele fique molhadinho.

 

 

 

 

 

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

*