Clip Click

Patati Patatá consegue picos de audiência na TV pela manhã


Efeitos de nuvem faz tudo parecer sonho no espetáculo "Castelo da Fantasia"

Fantasiadas de Patiti e de Patatá, as crianças chegam para a apresentação da dupla de palhaços no Circo dos Sonhos, à avenida Nicolas Boer, ao lado do viaduto Pompéia, no domingo, 20/5.

O show musical “Castelo da Fantasia” é precedido de números clássicos do circo. Cinco acrobatas voam nos tecidos, seguidos por números de malabarismo, equilibrismo e monociclo, além de gags de palhaços coadjuvantes.

    

A dupla comenta rapidamente cada canção e conta como cada palhaço gosta de brincar e sobre como é bom ter alegria. Faz piadas e improvisa, especialmente o Patatá, que faz o papel daquele palhaço que sempre se dá mal.

Patati e Patatá impõem ritmo ágil à plateia: convidam o público a ficar de pé e dançar com eles, erguendo os braços e batendo palmas.

 

Toda canção tem uma coreografia com dançarinos com figurino que combina com seu tema.

As letras são conhecidas dos adultos, que estimulam a participação das crianças, entre um e cinco anos.

Em um desses quadros musicais, no espetáculo no Circo dos Sonhos, no domingo, as crianças e seus pais cantaram com eles: “Se você quer sorrir/ É com Patati;/ Se você quer brincar/ É com o Patatá./ Se você quer sorrir e brincar/ É com Patati Patatá”.

As canções não apresentam invenções nas rimas ou melodia, mas falam diretamente ao interesse da criança de colo: está na hora no piquenique, o que estimula os menores a se alimentarem corretamente, e solicita a amizade e o compartilhamento infantil. Como os versos que dizem, como se as crianças estivessem na escola, obedecendo docilmente aos professores: “Formando a grande fila/ Nós vamos passear/ Todos juntos/ com Patati e Patatá”.

O show não tem bis nem pedido de “mais um”. Os palhaços agradecem à presença e lembram à plateia que são seus “melhores amigos”. No próximo dia, basta ligar a TV no horário da programação deles.

 

 As crianças dão sua opinião

“Não foi apenas um show, foi um verdadeiro espetáculo. Meu filho com apenas três anos se emocionou. Cantamos, dançamos e vibramos com Patati Patatá. Eu em particular me senti uma criança feliz e digo mais, meu marido (Paulo Silva) tem apenas 29 anos, tem síndrome de crown, o que já não nos permitia ter prazer em sair. Mas nos divertimos muito.  A ida ao circo e ver a alegria do nosso filho nos proporcionaram uma felicidade inenarrável e indescritível”, conta Rosimeyre Tavares, mãe de Nathan Marcelo da Silva e pedagoga da Fundação Casa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cauê Guilherme Gonçalves, de 4 anos, disse que é fanático pelos palhaços, tanto que estava vestido a caráter. Ele disse que ficou muito feliz de realizar o grande sonho de conhecê-los pessoalmente. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Beatriz Franceschini diz que convive com Patati e Patatá desde muito pequena e, quando o Panis & Circus fez essa pergunta a ela, Beatriz disse: “Ahhh, mãe, gostei de tudo…”, apesar de ser a milésima vez que vai ao show deles.

 

Franquia

Os personagens fazem parte de uma franquia que tem mais de 80 duplas de Patati e Patatá. Elas percorrem o país, segundo informações de bastidores. Por isso, esses palhaços estão em toda parte. Cerca de 500 produtos trazem a marca deles. Desde cubos educativos, jogo de memória, kit para colorir até bonecos de tamanhos variados.

Os preços dos brinquedos variam de R$ 15 (“Patati Patatá Matemática”) e R$ 150 (cada boneco dos personagens, com cerca de um metro de altura). Podem ser comprados através do site patatipatata.com.br.

 

Personagens dão entrevista

Entrevistados pelo Panis & Circus no Circo dos Sonhos após o espetáculo, os dois palhaços Patati e Patatá se comportaram como personagens.

Não falaram os nomes dos pais nem em qual escola estudaram. Repetiram sempre que “nasceram assim: Patati e Patatá”.

Os atores guardam segredo do negócio porque afirmaram que não sabem se há outros Patatis e Patatás brincando por aí. Mas confirmaram que 500 produtos estão mesmo licenciados com sua marca famosa.   

Patati e Patatá têm 26 anos de estrada e foram criados por “papai Rinaldi”, disseram os entrevistados do site.

Eles sorriem o tempo todo. Parecem mesmo bonecos, como se definem, de fala ensaiada. Apesar de toda a maquiagem, eles não aparentam ter mais de 30 anos – logo, é fácil concluir que não podem ser os Patati e Patatá originais.

A dupla de palhaços não se abala quando confrontada com o fato. Desconversa e diz que sorrir “faz bem para a pele, retarda o envelhecimento”.  

Na lojinha no hall de entrada do Circo dos Sonhos, é possível perceber que os dois atores são mesmo os entrevistados do Panis & Circus que aparecem nas fotos das embalagens dos produtos.

Desde maio de 2011, eles estão também na programação diária do SBT, das 7h30 às 9h30, de segunda a sexta. Neste mês completam um ano de televisão com o programa no SBT.

Patati e Patatá disseram que, no começo da carreira, realizaram inúmeras apresentações em escolas e depois em eventos.

Tiveram um programa na TV Gazeta e fizeram uma série de apresentações televisivas em outros canais.

Hoje, no SBT, o programa deles consegue alcançar audiência de 7,5 pontos e liderar em alguns dias da semana.

“Disputamos o horário com programas jornalísticos, o que é mais complicado. Se fosse mais tarde seria mais fácil. Ainda assim, estamos sempre entre os três primeiros colocados e há semanas em que alcançamos a liderança”, dizem Patati e Patatá.

A dupla de palhaços está cercada de profissionais com experiência em TV – é o caso do bailarino uruguaio Oswald Berry, que esteve ao lado da Xuxa por 18 anos, e do diretor João Plinta, que trabalhou também com os apresentadores Eliana e Gugu.

 

Troca de parabéns

Em maio, o Panis e Circus completou um mês no ar. Houve uma troca de parabéns entre a equipe do site e a dupla de palhaços durante a entrevista.

 

Um mês no ar

Essas são as frases de folheto feito para comemorar, em maio, o primeiro mês no ar e distribuído pela equipe do site no Circo dos Sonhos, no domingo, 20/5.

 

Tags: , , , ,

6 Responses to "Patati Patatá consegue picos de audiência na TV pela manhã"

  1. greta disse:

    estos payasos son famosos en PERU

  2. Luiza disse:

    meus sobrinhos adoram o Patati & Patatá, a marca é muito poderosa!

  3. Parabéns Mônica, parabéns turma. O melhor de tudo é ver o nosso velho e querido circo pautado por uma iniciativa com o olhar de quem está “de fora” (não no sentido literal) do circo. Que lindo site, que iniciativa positiva, útil e e muito eficaz. Bjão pro 6 tudo ai! Gelatina.

    1. Panis & Circus disse:

      Grata pela visita, Wilson! 🙂

  4. Débora disse:

    Ai que legal, a matéria!!!!

    Meus netos adoram

  5. Felipe disse:

    Saiu na revista Istoé que o vídeo do Patati & Patatá é um dos mais vistos da semana

Deixe um comentário

*