Picadeiro
Veja o Edital de Rumos Cultural do Itaú

Mônica Rodrigues da Costa, especial para Panis & Circus
O Instituto Itaú Cultural anunciou ontem, 31/07, em coletiva de imprensa, com a participação de Panis & Circus, a nova edição do programa Rumos 2023-2024, que propõe aos artistas brasileiros concorrer ao prêmio de até cem mil reais para que realizem projetos de criação artística no prazo de 18 meses. Se você é circense e tem um projeto de criação artística para tirar do papel, verifique Rumos.
A partir de 1º/08/2023 e até 22 de setembro de 2023, qualquer artista brasileiro pode se inscrever gratuitamente no Rumos Itaú Cultural 2023-2024. Para isso, entre em rumositaucultural.org.br. O resultado será divulgado pelo Itaú Cultural em 06/05/2024 por telefone e/ou e-mail aos contemplados e pelo site do programa.
O edital visa selecionar projetos de arte e cultura brasileira nas áreas de circo, teatro, performance, roteiro audiovisual, artes visuais, arte e tecnologia, dança, música, arquitetura, games, literatura, história em quadrinhos, design, moda e gastronomia, entre outras, em qualquer mídia, formato — híbrido ou não — e canal de comunicação.

O programa informa que não serão aceitos projetos de encontros, seminários, cursos e oficinas, mostras, feiras, festivais, circulação, catalogação higienização, restauração, preservação, organização e recuperação de acervos.
Com 20 edições, o programa Rumos foi reformulado depois dos últimos 26 anos (em 2023), mediante consultas a especialistas e debates entre os gestores do instituto, conforme explicaram Valéria Toloi, gerente do Núcleo de Formação do Itaú Cultural, e Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.
Os representantes do complexo bancário patrocinador não informaram a quantidade de projetos que pretendem escolher nem o valor total do investimento, mas prometeram que sua equipe fixa e os 46 profissionais a serem contratados para ler, analisar e estudar a viabilidade daqueles sortudos eleitos farão o possível para incluir e legitimar a obra de artistas brasileiros não contemplados pelas políticas públicas governamentais em todas as esferas culturais. A nova edição do Rumos realizará mentorias – orientações em todas as etapas dos projetos – para garantir essa possibilidade.

E aqueles projetos que custam mais de cem mil reais para sua execução? O Rumos Itaú Cultural afirmou que tem o compromisso de rever valores eventualmente mais baixos, que impeçam a realização dos trabalhos aprovados.
Após a publicação no site, os profissionais do Itaú Cultural irão passar pelas cidades brasileiras com a finalidade de esclarecer pontos do edital e ouvir as perguntas do público interessado. Há ainda a possibilidade de tirar dúvidas com a equipe por meio do e-mail rumos@itaucultural.org.br
Leia abaixo a lista de caminhadas, datas e locais desses encontros por todo o Brasil. Os eventos são gratuitos e estão sujeitos à lotação dos espaços. Você também acompanha as caminhadas ao vivo no espaço no Youtube do Itaú Cultural.
Para Saron, o resultado dos encontros será uma troca produtiva entre a classe artística e os programadores culturais da instituição. O Rumos quer azeitar a cultura brasileira pulverizando o patrocínio para que mais projetos se inscrevam e aproveitará a oportunidade para mapear, na área da criação estética, interesses, gêneros, modalidades e artistas engajados na produção nacional de cultura.
“A gente sabe o que significa para um artista ser selecionado pelo Itaú Cultural no sentido da sua legitimação”, disse Saron, esclarecendo que, da parte do Itaú Cultural, será uma oportunidade de a instituição mapear interesses e produtividade, fortalecer a escuta dos autores e a cena artística.
O Instituto Itaú Cultural afirmou na coletiva de divulgação do Rumos 2023-2024 que está atento aos critérios seletivos a partir de três princípios, ou eixos: relevância, singularidade e consistência. A singularidade diz respeito ao ineditismo, criatividade experimentação e contemporaneidade. A relevância segue os critérios de abrangência, potencialidade, referência e representatividade. A consistência abrange a conceituação e a viabilidade.
Alguns conceitos norteadores dos critérios de seleção: diálogo entre margens, periferias e centros e o Brasil interior. A seleção terá a fase de avaliação pela comissão do Rumos Itaú Cultural, para examinar se os projetos atendem os critérios estabelecidos; a fase de análise, pela comissão avaliadora, dos trabalhos aprovados em conformidade com os critérios estabelecidos; e a avaliação jurídica e de orçamento.
Datas e locais das caminhadas
AGOSTO
Dia 1º, às 20h00
São Paulo (SP) – Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, região central, tel. 11 2168-1779, e-mail atendimento@itaucultural.org.br)
Dia 02
Cuiabá (MT) – Cine Teatro Cuiabá
Dia 03
Porto Velho (RO) – Audicine do Sesc Esplanada
Dia 07
Aracaju (SE) – Museu da Gente Sergipana
Dia 08
Recife (PE) – Teatro do Parque
Dia 09
Maceió (AL) – Escola Técnica de Artes (UFAL)
Dia 10
Natal (RN) – Casa da Ribeira
Dia 14
Vitória (ES) – Cine Metrópolis
Dia 15
Rio de Janeiro (RJ) – Galpão Gamboa
Rio Branco (AC) – Cine Theatro Recreio
Dia 16
Porto Alegre (RS) – Teatro Renascença
Dia 17
Florianópolis (SC) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dia 21
Goiânia (GO) – local a confirmar
Macapá (AP) – local a confirmar
Dia 22
Curitiba (PR) – Capela Santa Maria Espaço Cultural
Belém (PA) – Teatro Estação Gasômetro – Parque Residência
Dia 23
Belo Horizonte (MG) – local a confirmar
Dia 24
São Luís (MA) – local a confirmar
Dia 24
Manaus (AM) – Escola de Artes da UEA
Dia 25
Boa Vista (RR) – local a confirmar
SETEMBRO
Dia 04
Brasília (DF) – Escola de Música de Brasília
Campo Grande (MS) – Teatro Grupo Casa
Dia 05
Palmas (TO) – Cine Cultura
Dia 11
João Pessoa (PB) – Theatro Santa Roza
Dia 12
Salvador (BA) – Teatro Jorge Amado
Dia 13
Fortaleza (CE) – Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS)
Dia 14
Teresina (PI) – Cine Teatro do Sesc Cajuína