E com Vocês...

Emília, a boneca de pano, fala de Villa-Lobos

 

 

Villa-Lobos (Paulo Goulart), Emília (Mariana Elisabetsky) e o maestro João Maurício / Foto Asa Campos

 

Bell Bacampos, da Redação

Dois mestres da música e letra da alma brasileira – do trem caipira ao sítio do pica-pau amarelo – fazem parte da “Master-Class com a Marquesa”, do Aprendiz de Maestro, a única série de música clássica para crianças e que completa 15 anos.

Master-Class é uma aula especial dada por uma verdadeira sumidade no assunto. “É um encontro com um sabichão, no caso, uma sabichona, que vai falar de um compositor que colocou o Brasil para cantar”, explica o maestro João Maurício Galindo, diretor musical do Aprendiz, às crianças, na Sala São Paulo, em 18/3.

 

Emília fala de Villa-Lobos em "Master-Class com a Marquesa", na Sala São Paulo / Foto Asa Campos

 

E quem é essa sabichona? Ninguém menos que a Emília, boneca de pano irreverente, e que para se tornar marquesa, se casou por interesse com o marquês de Rabicó. Ela é a personagem mais famosa da literatura infantil brasileira, criada por Monteiro Lobato, e a convidada do Aprendiz para falar sobre o maior compositor de música clássica do país: Heitor Villa-Lobos.

 

Villa-Lobos e Emília, no Aprendiz de Maestro / Foto Asa Campos

 

O maestro João Maurício não exagera ao dizer que Villa-Lobos ensinou todo o Brasil a cantar como mostram os clássicos infantis como Samba Lelê, O Cravo e a Rosa e Cai-Cai Balão.

 

Integrantes da Cia. Dans La Danse formam trenzinho caipira / Foto Asa Campos

 

Durante a Master-Class, na Sala São Paulo, Emília (papel de atriz  Mariana Elisabetsky) relata a busca de Villa-Lobos (interpretado por Paulo Goulart) dos sons e instrumentos tocados no interior do país até alcançar a Floresta Amazônica. As crianças são convidadas a embarcar nessa aventura musical a procura de inspiração com os animais do sítio do pica-pau amarelo, com a onça pintada, o caranguejo que “não é peixe, caranguejo peixe é”, e com a cotia.

 

Villa-Lobos, Emília, os bailarinos e a cotia / Foto Asa Campos

 

Sem esquecer o balé de flores do bosque que dançam ao vento, a briga do cravo com a rosa e o batuque do Samba Lelê, transformados por Villa-Lobos, em canções conhecidas do Oiapoque ao Chuí, e interpretadas pela cantora Sheila Negro, acompanhada pela Sinfonietta Tucca Fortíssima e a Cia. Dans La Danse.  

 

Bailarinos da Cia.Dans La Danse, Emília e Villa-Lobos / Foto Asa Campos

 

A rosa e o cravo na apresentação do Aprendiz de Maestro / Foto Asa Campos

 

Para que as crianças não percam o fio de sua história e permaneçam atentas, Villa-Lobos se fantasia de planta, entra na roda da ciranda-cirandinha e usa vassoura como baqueta. Emília brinca com a cotia, teme a onça-pintada, e quer porque quer que o cravo e a rosa deixem de brigar.

 

Villa-Lobos se disfarça de planta para ouvir as flores / Foto Asa Campos

 

O soldado Samba Lelê, convocado pelo compositor, dá uma de passista de escola de samba e a boneca de pano surge como porta-bandeira da Tucca.

 

Emília e o soldado Samba Lelê / Foto Asa Campos

 

“Master-Class com a Marquesa”, boneca de pano sabichona, que dá aula sobre Villa-Lobos, é uma festa para os olhos e ouvidos em todos os sentidos.

 

15 anos de Aprendiz de Maestro

Criada em 2002, a série de espetáculos infantis Aprendiz de Maestro, completa 15 anos. Com orquestra, teatro, circo, balé e  muita diversão, os espetáculos da série são apresentados aos sábados, às 11h, na Sala São Paulo. 

Esse sábado 20/5, tem espetáculo inédito: “Petia, o Patinho feio”, de Tchaikovsky.   

 

Sheila Negro canta músicas de Villa-Lobos / Foto Asa Campos

 

Aprendiz de Maestro faz parte do projeto Música pela Cura, da Tucca – associação para crianças e adolescentes com câncer.  Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento integral, sem custos, ao paciente e sua família. Em 19 anos de atividade, já assistiu mais de 2.800 crianças e adolescentes carentes com câncer, atingindo taxas de cura próximas a 80%, igualado somente às dos EUA e Europa. 

Durante o espetáculo “Master-Class com a Marquesa”, o maestro João Maurício Galindo cantou parabéns para o Aprendiz de Maestro pelo seu 15º aniversário. 

Panis & Circus apóia o projeto Aprendiz de Maestro.

 

Ficha técnica

Master-Class com a Marquesa

Texto e direção: Paulo Rogério Lopes

Direção musical e regência: maestro João Maurício Galindo

Atores: Mariana Elisabetsky e Paulo Goulart

Sheila Negro (cantora) e Sinfonietta Tucca Fortíssima

Participações especiais: Cia. Dans La Danse

Direção geral e de produção: Ângela Dória

Assistente de direção e figurinos: Suzana Rebelov

Assistente de direção musical: Natan Bádue

 

 

Deixe uma resposta

*