Arte em Movimento

Ensino à distância com especialistas da arte

.

Fernando Sampaio e o Ead da Palhaçaria

.

Fernanda Araújo, especial para Panis & Circus* O EaD de Palhaçaria, com Fernando Sampaio, da Cia. La Mínima é o grande destaque do festival de circo do Sesc, mas há outras atividades formativas também.

“A ideia do EaD de palhaçaria foi concebida na edição passada do festival. É fruto dos encontros e das trocas que estes momentos nos proporcionam. Trata-se de uma imersão acessível ao universo da palhaçaria. Vale também mencionar que nesta edição a curadoria conferiu um olhar muito especial para as atividades formativas e para o alcance que as ações podem ter no mundo digital. Durante a pandemia, as atividades formativas foram a maior procura em todas as áreas. Neste sentido, além do curso de palhaçaria, o Sesc SP lançará um o primeiro número do Grafias Circenses, um periódico com reflexões fundamentais para o momento em que vivemos e, sobretudo para o desenvolvimento da linguagem circenses”, explicou Marina Zan, assistente de Circo da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP. 

Entre os painéis está A Tela é o Picadeiro, dia 1/9, das 15h às 16h30.

.

Esse painel traz o debate com o mágico Celio Amino, a diretora e artista cirense Lu Menin, a pesquisadora Raimo Benedetti com a mediação da palhaça Kelly Lima e a apresentação de Ari Correia, do setor de Programação em Artes Cênicas do Sesc Belenzinho e será transmitido ao vivo. Não é de hoje a relação do circo com as telas. Desde os seus primórdios, o cinema se inspira na arte circense para criar efeitos especiais. É o caso do francês George Méliès, que levou a experiência de mágico para seus filmes, usando técnicas de ilusionismo. De lá para cá, a linguagem da tela foi sendo desenvolvida e sua relação com o circo ganhou mais força agora, quando as restrições da pandemia levaram as artes cênicas para o ambiente virtual.

Abertas as inscrições para cursos e oficinas

Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinais da 6ª edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo. São sete atividades online e gratuitas com vagas limitadas: Iniciação ao Bambolê, Iniciação à Parada de Mãos, Decupando a Dramaturgia do Risco, Cinemágica, Imersão Audiovisual, Mágicas para Fazer em casa,  Sound Design e Produção Sonora para Espetáculos.

*Colaborou Lisbeth Rodrigues, da Redação

Confira aqui as atividades formativas:

https://circos.sescsp.org.br/programacao/?categoria=14

Deixe uma resposta

*