Comentários
Vizinhos e Balbúrdia: aplausos do público!
Marina Ferreira, especial para Panis & Circus
Vizinhos e Balbúrdia, da Cia Artinernant’s, ganharam aplausos entusiasmados do público durante suas apresentações em setembro e outubro, dentro da programação Circuito Sesc de Circo. Trata-se de ação regular promovida pelo SESC/SP que tem o objetivo de fazer circular espetáculos circenses por diversos municípios do Estado. Esses espetáculos carregam reflexões, práticas e processos de criação que perpassam as relações sociais e estéticas da atualidade.
Vizinhos e Balbúrdia são espetáculos de circo-teatro que fazem parte de uma trilogia – o capítulo final começa a ser preparado em 2019 – e têm a direção da atriz Lu Lopes, conhecida como palhaça Rubra.
O público se diverte em Vizinhos com o cotidiano de um homem e uma mulher que dividem um espaço em que os objetos domésticos se transformam e assumem funções diferenciadas, flertando com o surrealismo. É o caso de um sofá que vira trampolim e de um livro que queima literalmente nas mãos do homem/leitor. Ou ainda de um ‘fio’ de arame como se fosse um varal de roupa em que a mulher caminha e se equilibra diante dos desafios do cotidiano.
Balbúrdia discute por meio da arte circense as relações de um casal, que inventa e reinventa suas narrativas para explicar o convívio. Eles apresentam situações de ternura e tensão. A montagem interpreta as reações masculina e feminina diante dos acontecimentos com humor. Tem uma hora em que a mulher fica mesmo com a macaca.
Panis & Circus acompanhou apresentações da dupla da Cia. Artinerant´s dentro do Circuito Sesc de Circo.
Sesc Dom Pedro II: cenário impactante
As apresentações de Balbúrdia no Sesc Dom Pedro II, na capital, em 20/10, dentro do Circuito, teve como pano de fundo prédios do centro da cidade de São Paulo, como o do antigo Banespa, hoje, Farol Santander, em contraste com as cordas que parecem estar suspensas no ar, e que sustentam a artista Maíra Campos. Trata-se de um cenário impactante, conforme mostram a foto acima e a da capa.
Sesc Registro: poesia em cena
A montagem dos cenários de Vizinhos e Balbúrdia, em Registro, cidade que fica a 201,7 km de São Paulo, chamou a atenção por sua plasticidade e por uma plateia numerosa que aplaudiu de pé os espetáculos. Muitos presentes quiseram também saber sobre a Cia. Artinerant´s e a iniciativa do Sesc e o seu Circuito. Vizinhos foi apresentado dentro do teatro do Sesc-Registro, com fundo aberto, em que se mesclou o palco com o céu e árvores em cena de poesia explícita.
O público, que compareceu no feriado de 7 de setembro, uma sexta-feira, não deixou por menos e aplaudiu muito o espetáculo.
Balbúrdia foi apresentado no gramado, atrás do teatro, e a plateia, em grande número, se envolveu com os números e as peripécias do casal de artistas, em 8/11. Pelo fato de ter a apresentação ter sido feita a céu aberto atraiu a população do local que passava pelo local e parou para ver e se divertir.
Sesc Campinas: Galpão de Eventos lotado
Balbúrdia foi apresentado no Galpão de Eventos, lotado, no Sesc Campinas, cidade universitária e polo cultural, distante cerca de 98 km da capital.
A apresentação foi feita na terça-feira, à noite, em 18/9, e o público esteve em sintonia fina com os artistas.
Cerca de 200 pessoas acompanharam e vibraram com os truques e as provocações da dupla Maíra Campos e Daniel Pedro em situações desafiadoras e que resultam em acrobacias e movimentos corporais precisos, divertidos e surpreendentes.
Sesc Ribeirão Preto: jovens e crianças entretidos
Em Ribeirão Preto, o espetáculo Vizinhos, que seria apresentado ao ar livre, em 19/9, quinta-feira, às 17h, foi transferido para o Galpão de Eventos do Sesc, para evitar o cancelamento em razão da instabilidade climática.
Por isso, o espetáculo precisou se adaptar a esse Galpão que não tinha ancoragem para se colocar o arame em que a artista Maíra Campos anda e desliza por um fio.
Foi interessante verificar que os artistas conseguiram se adaptar ao local e fazer um espetáculo de qualidade. Na plateia muitos jovens e crianças pararam para ver e acompanhar a narrativa compenetrados.
No dia seguinte, sexta-feira 20/9, ainda que houvesse risco de chuva, o Sesc optou por manter a apresentação de Balbúrdia na praça central da cidade (praça Carlos Gomes) e o público presente se envolveu e apreciou a arte circense em Praça Pública um dos objetivos do Sesc.
Sesc Interlagos: Vizinhos à luz do dia
No Sesc Interlagos o espetáculo Vizinhos foi realizado durante o dia sem iluminação cênica, o que muitas vezes pode comprometer a qualidade da apresentação. Não foi o que aconteceu. A companhia contou com um de seus melhores públicos de todo este circuito. Os espectadores estavam felizes, envolvidos tanto com a narrativa quanto com os números circenses que os acompanham. No dia seguinte, por conta da chuva, Balbúrdia que seria apresentado ao ar livre precisou ser cancelado.
Sesc Ipiranga: excelência dá o tom
No Sesc Ipiranga as apresentações foram ótimas. Aconteceram em espaços abertos que corriam o risco de chuva (o tempo estava instável) porém ao final deu tudo certo. Ambas apresentações contaram com grande presença de espectadores.
Roteiro
O roteiro do grupo Artinerant’s incluiu apresentações de seus dois espetáculos (Vizinhos e Balbúrdia), que fazem parte de uma trilogia, nas seguintes unidades do Sesc/SP:
Sesc Carmo, nos dias 04/09 (Vizinhos) e 05/09 (Balbúrdia); Sesc Registro nos dias 07/09 (Vizinhos) e 08/09 (Balbúrdia); Sesc-Santo André nos dias 14/09 (Balbúrdia) e 15/09 (Vizinhos); Sesc Ribeirão Preto nos dias 19/09 (Vizinhos) e 20/09 (Balbúrdia); Sesc Interlagos nos dias 29/09 (Vizinhos) e 30/09 (Balbúrdia); Sesc Ipiranga nos dias 06/10 (Vizinhos) e 14/10 (Balbúrdia).
As unidades Campinas, Vila Mariana e Dom Pedro II receberam apresentações do último espetáculo do grupo, o Balbúrdia, criado em 2017. As apresentações nestas unidades aconteceram nos dias: 18/09 no Sesc Campinas; 09 e 10/10 no Sesc Vila Mariana; e 20/10 no Sesc Dom Pedro II.
Algumas das apresentações que aconteceriam em espaços abertos tiveram que ser canceladas por causa da chuva. Haverá reposição do Balbúrdia em dezembro, no dia 13/12 às 14h, no Poupatempo da Sé.