Pé na Estrada
Exposição “Todo o Nada” abre MATE, museu no Peru
Modelos vestidas e despidas, como Gisele Bündchen, estão na exposição em casarão antigo do bairro boêmio de Barranco, em Lima
Panis & Circus esteve duas vezes na capital peruana, Lima, e na cidade de Arequipa, acompanhando a temporada do Circo La Tarumba, que ocorreu de julho a setembro de 2012.
A seção Pé na Estrada destaca a exposição “Tudo ou Nada”, que apresenta 54 fotografias de personalidades como as modelos Gisele Bündchen e Kate Moss, vestidas e nuas, clicadas pelo fotógrafo peruano Mario Testino.
Em julho, a exposição abriu a MATE, Associação de MArio TEstino, o novo museu de Lima, à avenida Pedro de Osma, 409, no bairro Barranco. A mostra fica em cartaz até dezembro.
Mario Testino é expert em fotografar modelos, integrantes de famílias reais e celebridades. Para abrigar a MATE, o fotógrafo comprou uma casa de 150 anos e de 1.200 metros em Barranco, bairro charmoso que reunia intelectuais no começo do século 20.
Testino afirmou que jamais tinha imaginado possuir uma fundação. Mas, ao fazer uma exposição em Lima dois anos atrás, “a reação foi impressionante”. O fotógrafo declarou à “Época” (07/07/2012): “Sou peruano, desejo ter um espaço aqui onde meu trabalho possa viver”. Entre outras razões que o levaram a criar o museu está a de incentivar o patrimônio e o turismo urbanos, “como é feito com a nossa culinária”. A MATE vai se dedicar à arte peruana.
Em sua lojinha, o novo museu destaca fotos antigas de Cuzco (1870–1950) em homenagem aos trabalhos realizados pelos mais importantes fotógrafos cuzquenhos, como o casal circense Andina, clicado por Horacio Ochoa em 1940.
Segundo escreveu Guilhermo Solana, diretor artístico do Museu Thyssen-Bornemisza, de Madri, no folheto de apresentação de “Tudo ou Nada”, na mostra, se entrelaçam “dois conceitos opostos, desenvolvidos na obra de Mario Testino: a moda e a nudez. Com ambos conceitos presentes, a mostra reúne tanto imagens criadas para as revistas ‘Vogue’, ‘Vanity Fair’, ‘V Magazine’, ‘Allure’ e ‘The Face’, como fotografias inéditas, feitas especialmente para essa exposição”.
Para Solana, “Tudo ou Nada” remonta “às raízes da fotografia na história do retrato ocidental, à teatralidade e ao esplendor das musas do Renascimento e do Barroco, ao cenário de encanto criado por artistas como Fragonard (1732-1806) e às cativantes damas de Renoir (1841-1919) e Sargent (1856-1925) do século 19″. Há imagens de modelos usando trajes extravagantes ou desnudas. “Uma alusão aos grandes mestres que criaram personagens de suas modelos através de vestidos e as despojaram deles para revelá-las. É neles que a fotografia de moda sempre encontrou sua fonte de inspiração.”
Em seu texto, Solana ainda afirma que Mario Testino explora um jogo de percepções que apresenta dois polos opostos: o vestido suntuoso e a nudez natural, a moda e o erotismo. “A nudez representa o desprendimento de repressões e convenções, tanto dos personagens como da fotografia, criando um contraponto com a saturação técnica que projeta o glamour da moda.”
Serviço
Exposição “Tudo ou Nada” – De terça a sábado, das 11h00 às 20h00. Domingos, das 11h00 às 18h00. Endereço: Avenida Pedro de Osma, 409, Barranco, Lima. Em cartaz até dezembro de 2012.
(Bell B.A. Campos)