Anote
Você tem até 22 de setembro para inscrever seu projeto de criação artística no Rumos Itaú Cultural

Mônica Rodrigues da Costa, especial para Panis & Circus
O Instituto Itaú Cultural anunciou ontem, 31/07, em coletiva de imprensa, com a participação de Panis & Circus, a nova edição do programa Rumos 2023-2024, que propõe aos artistas brasileiros concorrer ao prêmio de até cem mil reais para que realizem projetos de criação artística no prazo de 18 meses. Se você é circense e tem um projeto de criação artística para tirar do papel, verifique Rumos.
A partir de 1º/08/2023 e até 22 de setembro de 2023, qualquer artista brasileiro pode se inscrever gratuitamente no Rumos Itaú Cultural 2023-2024. Para isso, entre em rumositaucultural.org.br. O resultado será divulgado pelo Itaú Cultural em 06/05/2024 por telefone e/ou e-mail aos contemplados e pelo site do programa.
O edital visa selecionar projetos de arte e cultura brasileira nas áreas de circo, teatro, performance, roteiro audiovisual, artes visuais, arte e tecnologia, dança, música, arquitetura, games, literatura, história em quadrinhos, design, moda e gastronomia, entre outras, em qualquer mídia, formato — híbrido ou não — e canal de comunicação.

O programa informa que não serão aceitos projetos de encontros, seminários, cursos e oficinas, mostras, feiras, festivais, circulação, catalogação higienização, restauração, preservação, organização e recuperação de acervos.
Com 20 edições, o programa Rumos foi reformulado depois dos últimos 26 anos (em 2023), mediante consultas a especialistas e debates entre os gestores do instituto, conforme explicaram Valéria Toloi, gerente do Núcleo de Formação do Itaú Cultural, e Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.
Os representantes do complexo bancário patrocinador não informaram a quantidade de projetos que pretendem escolher nem o valor total do investimento, mas prometeram que sua equipe fixa e os 46 profissionais a serem contratados para ler, analisar e estudar a viabilidade daqueles sortudos eleitos farão o possível para incluir e legitimar a obra de artistas brasileiros não contemplados pelas políticas públicas governamentais em todas as esferas culturais. A nova edição do Rumos realizará mentorias – orientações em todas as etapas dos projetos – para garantir essa possibilidade.

E aqueles projetos que custam mais de cem mil reais para sua execução? O Rumos Itaú Cultural afirmou que tem o compromisso de rever valores eventualmente mais baixos, que impeçam a realização dos trabalhos aprovados.
Após a publicação no site, os profissionais do Itaú Cultural irão passar pelas cidades brasileiras com a finalidade de esclarecer pontos do edital e ouvir as perguntas do público interessado. Há ainda a possibilidade de tirar dúvidas com a equipe por meio do e-mail rumos@itaucultural.org.br
Leia abaixo a lista de caminhadas, datas e locais desses encontros por todo o Brasil. Os eventos são gratuitos e estão sujeitos à lotação dos espaços. Você também acompanha as caminhadas ao vivo no espaço no Youtube do Itaú Cultural.
Para Saron, o resultado dos encontros será uma troca produtiva entre a classe artística e os programadores culturais da instituição. O Rumos quer azeitar a cultura brasileira pulverizando o patrocínio para que mais projetos se inscrevam e aproveitará a oportunidade para mapear, na área da criação estética, interesses, gêneros, modalidades e artistas engajados na produção nacional de cultura.
“A gente sabe o que significa para um artista ser selecionado pelo Itaú Cultural no sentido da sua legitimação”, disse Saron, esclarecendo que, da parte do Itaú Cultural, será uma oportunidade de a instituição mapear interesses e produtividade, fortalecer a escuta dos autores e a cena artística.
O Instituto Itaú Cultural afirmou na coletiva de divulgação do Rumos 2023-2024 que está atento aos critérios seletivos a partir de três princípios, ou eixos: relevância, singularidade e consistência. A singularidade diz respeito ao ineditismo, criatividade experimentação e contemporaneidade. A relevância segue os critérios de abrangência, potencialidade, referência e representatividade. A consistência abrange a conceituação e a viabilidade.
Alguns conceitos norteadores dos critérios de seleção: diálogo entre margens, periferias e centros e o Brasil interior. A seleção terá a fase de avaliação pela comissão do Rumos Itaú Cultural, para examinar se os projetos atendem os critérios estabelecidos; a fase de análise, pela comissão avaliadora, dos trabalhos aprovados em conformidade com os critérios estabelecidos; e a avaliação jurídica e de orçamento.
Datas e locais das caminhadas
AGOSTO
Dia 1º, às 20h00
São Paulo (SP) – Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, região central, tel. 11 2168-1779, e-mail atendimento@itaucultural.org.br)
Dia 02
Cuiabá (MT) – Cine Teatro Cuiabá
Dia 03
Porto Velho (RO) – Audicine do Sesc Esplanada
Dia 07
Aracaju (SE) – Museu da Gente Sergipana
Dia 08
Recife (PE) – Teatro do Parque
Dia 09
Maceió (AL) – Escola Técnica de Artes (UFAL)
Dia 10
Natal (RN) – Casa da Ribeira
Dia 14
Vitória (ES) – Cine Metrópolis
Dia 15
Rio de Janeiro (RJ) – Galpão Gamboa
Rio Branco (AC) – Cine Theatro Recreio
Dia 16
Porto Alegre (RS) – Teatro Renascença
Dia 17
Florianópolis (SC) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dia 21
Goiânia (GO) – local a confirmar
Macapá (AP) – local a confirmar
Dia 22
Curitiba (PR) – Capela Santa Maria Espaço Cultural
Belém (PA) – Teatro Estação Gasômetro – Parque Residência
Dia 23
Belo Horizonte (MG) – local a confirmar
Dia 24
São Luís (MA) – local a confirmar
Dia 24
Manaus (AM) – Escola de Artes da UEA
Dia 25
Boa Vista (RR) – local a confirmar
SETEMBRO
Dia 04
Brasília (DF) – Escola de Música de Brasília
Campo Grande (MS) – Teatro Grupo Casa
Dia 05
Palmas (TO) – Cine Cultura
Dia 11
João Pessoa (PB) – Theatro Santa Roza
Dia 12
Salvador (BA) – Teatro Jorge Amado
Dia 13
Fortaleza (CE) – Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS)
Dia 14
Teresina (PI) – Cine Teatro do Sesc Cajuína
Planalto veta corte de verbas do Sesc e do Senac
Decisão do presidente Lula garante a continuidade dos serviços ofertados aos brasileiros e contou com apoio de senadores e da população brasileira
Por CNC
02/06/2023 12h32 Atualizado há 4 semanas
Presidente Lula vetou os artigos 11 e 12 do PLV 09/2023 — Foto: RICARDO STUCKERT/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023, vetando os artigos 11 e 12, que desviavam 5% da arrecadação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O governo federal cumpriu, assim, o acordo feito na semana passada, que permitiu a aprovação, no Senado Federal, da Medida Provisória nº 1.147/2022, que institui o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
— O compromisso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é vetar a matéria relativa ao Sesc e ao Senac. Compromisso contratado é compromisso cumprido — anunciou o líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), na sessão plenária do dia 24 de maio.
A sanção com os vetos do presidente Lula encerra a possibilidade de que os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e a população de forma geral fossem prejudicados com fechamento de unidades e restrições dos serviços prestados pelo Sesc e pelo Senac em todo o Brasil.
Em sua mensagem, Lula afirma que decidiu vetar parcialmente a PLV, por contrariar o interesse público: “Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa retira valores consideráveis do orçamento do Serviço Social do Comércio e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de forma imediata, o que pode acarretar prejuízos para alguns serviços sociais relevantes prestados pelas instituições do Sistema S.”
Para o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, todos os brasileiros agradecem o trabalho do líder do governo e o compromisso do presidente Lula.
APOIO DE SENADORES
O presidente da CNC reforçou especialmente o apoio dos 31 senadores que apresentaram requerimentos de impugnação, emendas supressivas ou destaques e defenderam no plenário o Sesc e o Senac, o que abriu espaço de negociação para retirada dos artigos do PLV. Além da mobilização dos colaboradores e da população em todo o Brasil, que resultou em mais de 1 milhão de adesões ao abaixo-assinado em defesa das duas instituições.
— Firmamos uma parceria com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico. No Brasil, não dá para pensar esse desenvolvimento sem o crescimento do turismo. O nosso Sistema não pode transferir recursos líquidos, pois a finalidade e o foco são a qualidade de vida e a capacitação do trabalhador. Dessa forma, vamos auxiliar a Embratur. Todos saem ganhando, mas quem ganha mais é o Brasil.
“Firmamos uma parceria com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico” José Roberto Tadros, Presidente da CNC
ABAIXO-ASSINADO TEVE MAIS DE 1 MILHÃO DE PARTICIPANTES
Em 20 dias, o Sesc e o Senac receberam o apoio de mais de 1 milhão de brasileiros que assinaram um abaixo-assinado contra os cortes no Sesc e no Senac. São cidadãos que entraram no portal “Petição Pública” para registrar sua posição a favor do fortalecimento das instituições.
A defesa do Sesc e do Senac agregou todas as centrais sindicais trabalhistas e confederações patronais do país. A Confederação Nacional Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pela administração superior e defesa jurídica do Sesc e do Senac, contou com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Elas assinaram uma carta entregue aos senadores com a solicitação de que os artigos 11 e 12 do projeto de lei fossem derrubados. “A inserção dos mencionados artigos no texto atual da proposição prejudicará milhões de atendimentos oferecidos à população nas áreas de saúde, educação, assistência, cultura, lazer e profissionalização”, afirma o texto.
Também se manifestaram por carta a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) enviou ao senado uma carta argumentando que os artigos são inconstitucionais. E mais: 27 senadores protocolaram requerimento de matéria estranha para que os artigos que tratavam dos cortes fossem considerados “não escritos”.
Além disso, dezenas de personalidades das artes e dos esportes, como Fernanda Montenegro, Maria Bethânia, Lenine, Dudu Nobre, Renata Sorrah, Pedro Bial, Maitê Proença, Diego Ribas e Bernardinho, também se posicionaram contrariamente à proposta.
Dia S foi marcado pela defesa do Sistema Comércio
Colaboradores do Sistema Comércio, usuários, alunos, professores, artistas e atletas de todo o Brasil foram às ruas questionar a iniciativa de transferir 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur. Realizadas de forma simultânea no dia 16 de maio, o Dia S alcançou diversas cidades dos 26 estados e do Distrito Federal.
Os manifestantes lembraram que, além do fechamento de unidades do Sesc e do Senac, a medida também poderia provocar demissões de mais de 3.600 trabalhadores, além do fechamento de 7,7 mil matrículas em educação básica e 31 mil em ensino profissionalizante. A distribuição de alimentos realizada por intermédio do Programa Mesa Brasil Sesc poderia ser reduzida em 2,6 milhões de quilos. Seriam comprometidas, ainda, as obras de manutenção ou início de novas unidades por todo o país, previstas no orçamento 2023 pactuado pelo Conselho Fiscal do Sesc e do Senac.
Ao longo das atividades do Dia S, os manifestantes lembraram que a proposta levada ao Congresso é contrária a inúmeras decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Elas já estabeleceram que as contribuições dos grandes empresários do setor terciário devem ser destinadas exclusivamente para as finalidades previamente definidas – não são, portanto, verbas públicas que possam ser remanejadas.
Por lei, todos os recursos de Sesc e Senac devem financiar programas de bem-estar social aos comerciários e suas famílias, além de criar e administrar escolas de aprendizagem comercial e cursos práticos, de formação continuada ou de especialização para os empregados do comércio. Mesmo quem não contribui, caso das micro e pequenas empresas, também é beneficiado pela qualificação de funcionários e pela melhoria das condições de vida e de consumo da população em geral.
Risoterapia é uma técnica que reduz a ansiedade. Tem curso de Clown e Risoterapia com Marcelo Lujan, um dos criadores do circo Zanni
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O Cabaré da Mafalda é um espetáculo de resgate das gags do Circo tradicional num ambiente que sugere um circo e ao mesmo tempo um cabaré cômico.
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No picadeiro de um circo, a palhaça Mafalda Mafalda apresenta seu “cabaré internacional”, com sua trupe excêntrica e atrapalhada, ela faz de tudo para que o grande espetáculo se realize, mas nem sempre tudo sai como esperado! A palhaça Mafalda Mafalda, o palhaço Antonio Bello, o palhaço Ricco, a vidente Madame Taratatá e uma malabarista russa nos garantem muito riso e confusão com seus números clássicos, cenas cômicas musicais e habilidades circenses.
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O Cabaré da Mafalda é um espetáculo de resgate das gags do Circo tradicional num ambiente que sugere um circo e ao mesmo tempo um cabaré cômico. O espetáculo é feito em rua, praça, espaços alternativos, o que possibilita uma formação de público para a linguagem do circo. A estrutura do espetáculo lembra o interior de um circo, mas está aberto sem a lona, o que permite o trânsito do público nos mais diversos níveis da encenação. Na sequência do espetáculo temos números clássicos, cenas cômicas musicais e cenas de habilidades circenses. Na grande maioria o público é convidado a participar, formando com isso uma interação que completa os espetáculos desta linguagem. (texto Sesc São Paulo)
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Ficha Técnica
Orientação: Lily Curcio
Mestre de cerimônia e Palhaça Mafalda Mafalda: Andréa Macera
Palhaça Bolha: Joana Piza
Palhaça Jasmin: Lily Curcio
Malabares: Danielle Siqueira
Técnicos: Eduardo Brasil
Cenotécnico: Su Martins
Mídia Social: César Marins
Produção Executiva: Wannyse Zivko (Arte & Efeito)
Produção Artística: Palloma Fernandes
Idealização: Teatro da Mafalda
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Vizinhos é um espetáculo bonito de se ver
Da Redação*
“Vizinhos” traz uma história sobre a vida a dois, em estilo entrecortado e poético, explorando o teatro físico, o de objetos e atrações de equilibrismo e acrobacias.
A aramista Maíra Campos e o acrobata Nié Pedro são os atores e circenses do espetáculo, conceberam a dramaturgia e assinam a trilha sonora junto com a diretora Lu Lopes, a palhaça Rubra.
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Vizinhos”, primeira montagem da Cia. Artinerant´s – arte em movimento – criada em 2013 por Nié Pedro e Maíra Campos, que trabalham juntos desde 2004, no Circo Zanni, é um espetáculo que apresenta o cotidiano de um homem e uma mulher, em que objetos domésticos se transformam e assumem novas funções, flertando com o surrealismo. É o caso de um sofá que vira um trampolim e um varal que vira um fio para o exercício do equilíbrio do dia a dia em corda bamba.
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O cenário que conta objetos como sofá, cama, mesa, cadeiras e rádio remete a uma casa comum. Surge então os personagens da trama: Maíra e Nié iniciam sua rotina diária de forma automática. O público imediatamente é convidado a ser “voyeur” desta relação e observar a intimidade desses ‘vizinhos’.
Em movimentos antagônicos, os moradores da casa demonstram as ações do dia: ele come, ela escreve, ele tenta ler o que ela escreve, ela tenta comer a comida dele. Trocam e destrocam os afazeres. Iniciam precisos movimentos circenses realizados a partir de objetos como cadeiras e mesas.
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A mulher se equilibra com perfeição de ponta cabeça, em um movimento de força e concentração. O homem senta-se na poltrona para ler e se diverte com a leitura. De repente o livro desaparece e ele é engolido pelo sofá, que se transforma em um trampolim. E o livro literalmente pega fogo em suas mãos.
Em dado momento, o varal de roupas situado no centro do cenário, passa a ser o arame no qual a mulher equilibra-se passo a passo, em uma metáfora com a vida em corda bamba, e gera apreensão ao trocar de roupa sobre o fio suspenso, utilizando apenas uma das mãos.
Os Vizinhos vão demonstrando por meio de movimentos dançados e números de circo, situações cotidianas. Eles mesclam cenas leves e divertidas, a cenas conflituosas e até de puro “nonsense”.
Não falta uma chuva de plumas, originária de uma guerra de travesseiros, ao som de “He Venido”, com Los Zafiros.
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“A estética circense está presente em “Vizinhos”, só que fundida à arte conceitual e à popular, como na cena da ginasta dançarina com a cabeça de touro, com coreografia ao som do sertanejo, meio forró, “Você Não Vale Nada”, de Dorgival Dantas na versão da cantora Tiê”, segundo comentário da jornalista Mônica Rodrigues da Costa.
O espetáculo é repleto de imagens de impacto, acrobáticas e de equilíbrio, privilegia a ironia e brinca com a emoção.
“Vizinhos”
Duração: 60 min.
Local – Teatro Alfredo Mesquita – Avenida Santos Dumont, 1770
Dia e horário – quarta-feira, 12/4, às 20h
João Nakamura, especial para Panis & Circus
O Mundo do Circo (MC) abriu os portões na terça-feira 20/12/2022. Localizado no Parque da Juventude, o ambiente é a primeira estrutura fixa circense da cidade de São Paulo. Com um espaço de mais de 10.000 m2, o Mundo do Circo é constituído por três lonas – a Grande Lona, a Lona Multiuso, a Lona para exposições, um Picadeiro a céu aberto e uma Vila dos Artistas – que irão receber além dos espetáculos, workshops e oficinas.
A cerimônia de inauguração foi marcada pela emoção do público e dos artistas. A abertura ocorre no ano em que o Massacre do Carandiru, chacina cometida pela polícia que deixou 111 mortos após uma rebelião de prisioneiros, completa 15 anos. Em um cortejo em solenidade à memória das vítimas do massacre, três representantes de distintas religiões falaram sobre o amor e alegria que tomarão o espaço da dor.
“Um lugar que já foi de muita dor, hoje se torna um ambiente de alegria, uma alegria que só o ser humano pode produzir”, afirmou o candomblecista Vitor da Trindade no seu discurso durante o cortejo. Vitor relembra que a última vez que esteve ali naquele ambiente foi em uma experiência antes do massacre, quando entrou para jogar capoeira com os detentos. “A cada porta que passava tinha uma sensação horrível”. Para Vitor, toda a dor que um dia já esteve naquele ambiente pode ser curada pela arte: “o circo vai curar esse pedaço”. Além de Vitor, estiveram presentes o pastor Alex Souza, do ministério Maanaim, e o Padre Beto, da Basílica de Santana. Os dois destacaram a esperança e o amor que o circo reacende no local.
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Durante o dia, quem recebia os visitantes com sorrisos e brincadeiras eram os palhaços do Circo Patellino e do Circo Show. De longe, se vê as cores vibrantes do figurino de Camila, a palhaça Arco-íris. Para a artista, “a energia do circo pode revitalizar o clima daqui”. Além disso, ela se orgulha de fazer parte de um momento tão importante para arte circense onde o acesso à arte e ao lazer podem ser democratizados.
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Para Mateus, o palhaço Rabiola, a conquista do espaço também é importante para se aproximar do público: “é legal, como palhaço, poder trazer alegria para as crianças em um mundo tão caótico, essa alegria é o melhor remédio”. O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, comenta que a reivindicação do espaço é uma demanda de décadas da categoria circense, que enfim foi sanada.
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Com a conquista desse ambiente, o Secretário visualiza um ambiente multicultural que ressignifica o que um dia foi a penitenciária e revitaliza o parque. “Agora é um espaço de felicidade”, diz Sá Leitão. Junto da ETEC de Artes e da biblioteca do parque, o Mundo do Circo é um local “onde o público poderá se encantar e se emocionar com tudo que diz respeito ao circo”, segundo o secretário.
Até o dia 30, estão programados espetáculos e exposições gratuitas para o público conhecer o ambiente nessas semanas de inauguração. A Secretaria ainda planeja realizar workshops e oficinas que permitam que as pessoas conheçam a fundo e pratiquem a arte circense.”
Serviço
- Evento: O Mundo do Circo
- Local: Parque da Juventude / Dom Evaristo Arns
- Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 (esquina com Av. Gen. Ataliba Leonel )
- Bairro: Carandiru/Santana
- Período/O Mundo do Circo: 20 a 23/12 e 27 a 30/12/2022
- Ingresso: gratuito
- Transporte/Metrô: Linha 1-Azul / Estação Carandiru
- Transporte/Ônibus: próximo Terminal de Santana
- Linhas de ônibus: 042, 107T-10, 179X-10, 2032-10, 2033-10, 271A-10, 271A-51, 271M-10, 337, 500 e 566
- Estacionamento: Parque da Juventude/ao lado Prédio Etec-Av.Cruzeiro do Sul
- Programação: disponível no site https://mundodocircosp.com.br/
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Legenda Foto de Capa – Sérgio de Sá Leitão, secretário de Cultura do Estado de São Paulo -Fotos João Nakamura
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Respeitável Público: o Mundo do Circo está com as portas abertas no Parque da Juventude, em São Paulo, para recebê-lo, com exposição e espetáculos grátis.
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Lu Menin, especial para Panis & Circus
Respeitável público! Que emoção em poder dizer que agora São Paulo possui um local permanente para a arte circense em suas variadas vertentes de linguagens! O espaço é O Mundo do Circo, localizado no Parque da Juventude, local do ex-presídio Carandiru. Um lugar que já foi cenário de dor e prisão agora está ressignificado pela arte circense e seu poder de encantamento, magia, senso de comunidade e paixão!
Um dos responsáveis pela existência do Mundo do Circo é Roberto Borovik, conhecido como Borô, convidado a fazer um estudo de viabilidade deste projeto no Parque da Juventude, e que nos conta como começou o projeto. “A demanda da classe circense por um espaço público, fixo na capital vem lá dos anos 20 como uma grande necessidade de espaço que não fosse periférico onde os circos pudessem fazer temporadas e terem um local de referência na grande capital.” E cada vez mais “era difícil de encontrar espaço na cidade, e os circos se viram obrigados a sair e encontrar lugar somente nas periferias e interior. A demanda chegou à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio da empresária circense e proprietária do Circo Spacial, Marlene Querubim. E essa demanda foi repassada para os Amigos da Arte em 2019”, explica Borô.
O fato é que depois, em parceria com a empresa Eco Sapiens, começaram os estudos de impactos no Parque para que fosse aceito pela Secretaria de Meio Ambiente. Aprovado o projeto, a Secretaria de Cultura convidou Zé Carratú para desenhar a cenografia, e diga-se de passagem de muito bom gosto! A arquiteta Luana Gattoni, junto com o cenógrafo Zé Carratú, aceitou o desafio de projetar um circo dentro do antigo complexo presidiário do Carandirú, hoje ocupado pelo Parque da Juventude. “O programa inicial pedia um espaço para abrigar circos itinerantes, uma vila para artistas e equipe, uma lona para eventos, área de convívio e alimentação, além de infraestrutura básica de banheiros, iluminação e acessos. Tudo deveria ser feito para durar no mínimo 5 anos, porém, sem perder a característica efêmera do circo”, explica Luana. Por isso, a opção foi por “pisos desmontáveis e estruturas de fácil remoção. Para a cenografia, buscamos inspiração no circo tradicional brasileiro. Por exemplo, as cores da Grande Lona são inspiradas nas cores do Manto de Nossa Senhora Aparecida”. Foram quase “dois anos de trabalho e aproximadamente 40 dias de montagem” e que contou com o consultor Cesar Guimaraes e todo o seu saber sobre a arte circense, conclui Luana.
Após debates e conversas sobre como deveria ser o formato do Mundo do Circo a conclusão foi que havia a necessidade de serem confeccionadas três lonas que foram feitas. A saber:
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Lona Exposição
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Na exposição do Mundo do Circo o visitante se depara com um ambiente lúdico, com ar retrô, onde poderá conhecer um pouco mais das diversas modalidades que compõem a arte circense. A exposição traz elementos de circos antigos, como a foca que equilibra a bola no nariz. A maioria dos bonecos de madeira expostos têm mecanismo ligados a botão que o público aperta para movimentar os brinquedos. A exposição teve a curadoria, concepção e desenho de Hugo Possolo, dos Parlapatões, cenografia de Zé Carratu e Luana Gattoni e bonecos e adereços de Karina e Marcos Diglio, do palhaAssada Ateliê.
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Grande Lona
A Grande Lona é destinada a temporadas, shows, mostras, e outras atividades.
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Lona Multiuso – É o espaço destinado a receber apresentações menores e também para ensaios, oficinas, encontros de companhias, grupos, duplas e artistas individuais diversos.
Além das lonas o espaço conta com Picadeiro a Céu Aberto, dedicado a espetáculos e números de rua e a Vila dos Artistas que receberá caravanas circenses itinerantes nas temporadas na Grande Lona.
Deixo aqui meu ponto de vista como artista circense da cena brasileira e paulistana. O poder do encontro e das ações como a do Mundo do Circo precisa ser destacado por acolher a necessidade visceral de arte e cultura feita para viver. O circo, uma arte onde o espaço é criado assim como o espetáculo, nos faz sentir a vida no instante, no aqui e agora, no poder de realização genuíno e pulsante! O que esperamos como classe artística circense é que realmente se concretize a vida ativa do local e que contemple todas as formas de arte circense.
*Lu Menin é artista circense, do Circo Zanni e cia. Barnabô, e atualmente se apresenta no Mundo do Circo
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A programação é gratuita do Mundo do Circo – realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo com gestão e produção da Amigos da Arte – e se estende até dia 30 de dezembro e pode ser vista na página https:
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apa
Circo ganha novo espaço permanente no Parque da Juventude, em São Paulo
Da Redação*
Uma área de 13 000 metros quadrados no Parque da Juventude, em São Paulo, onde antigamente funcionou o presídio do Carandiru, zona norte da capital, vai abrigar o Mundo do Circo. Com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo, a inauguração do Mundo do Circo para convidados e imprensa acontece nesta terça-feira 20/12/2022, no período da manhã. A partir das 12h, o espaço abre para o público em geral.
Para a festa de lançamento do dia 20, foi programada uma agenda que, além de espetáculos circenses, envolve um cortejo com palhaços e representantes religiosos. Os participantes farão uma ‘lavagem’ ecumênica em respeito aos 111 detentos mortos em 1992 na Casa de Detenção do Carandiru, local que atualmente sedia o Parque da Juventude, complexo cultural, recreativo e esportivo de São Paulo.
Estão programados no Mundo do Circo dois períodos de apresentações neste ano (de 20/12 a 23/12 e de 27 a 30/12/202).
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“A criação do Mundo do Circo atende a uma antiga demanda do conjunto do setor circense de São Paulo”, explica Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Além da área permanente para circos itinerantes se apresentarem sem custos na Capital, há uma lona para mostras, festivais e outros tipos de espetáculos; um espaço próprio para formação e capacitação de artistas e técnicos; e um centro de referência sobre a história e a relevância cultural e social da arte circense”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão. A curadoria do Mundo do Circo ficou a cargo de Hugo Possolo, dos Parlapatões.
O Mundo do Circo vai ter três lonas, um picadeiro a céu aberto e uma Vila dos Artistas. A Grande Lona é destinada a temporada de espetáculos de circos itinerantes, mostras de números circenses e outras atividades. A Lona Multiuso é o espaço para apresentações, oficinas, e encontro de grupos, companhias, duplas e artistas individuais. E a Lona Magia do Circo traz exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas modalidades artísticas. Já o Picadeiro a Céu Aberto é dedicado a espetáculos e números de rua. E por fim, a Vila dos Artistas vai receber caravanas circenses itinerantes nas temporadas da Grande Lona.
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Chamada pública – A ocupação artística do espaço será viabilizada por chamada pública, a ser lançada em breve, através de busca ativa e curadoria. O Mundo do Circo SP surgiu para atender todas as vertentes do circo, das tradicionais às mais modernas e pretende trazer o grande público, atraindo a atenção da plateia com uma grande vitrine circense. De acordo com estudo encomendado pela Amigos da Arte para subsidiar o desenvolvimento do programa, um espaço dedicado à instalação dos circos itinerantes é uma demanda antiga da classe circense, que há muito tempo tem sofrido com os preços para locação na capital, as dificuldades de instalação com escassez crescente de áreas, entraves técnicos e burocráticos e com o êxodo do circo itinerante da capital paulista.
“O Mundo do Circo vem como resposta qualificada a esta demanda, de forma a propor a reunião, em um espaço de referência, não só os circos itinerantes, mas também as companhias e artistas do circo urbano, formados pelas escolas de circo, valorizando a prática circense em toda a diversidade e impulsionando a cadeia produtiva do setor”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da ação.
“O local possui facilidade de acesso, com muitas linhas de ônibus e metrô próximo, além de acessibilidade garantida”, diz Danielle Nigromonte. Segundo ela, o objetivo “é que o espaço se transforme em referência para toda a população, que o Mundo do Circo SP tenha uma programação circense contínua”.
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Serviço
- Evento: O Mundo do Circo e o Festival de Circo SP
- Local: Parque da Juventude / Dom Evaristo Arns
- Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 (esquina com Av. Gen. Ataliba Leonel )
- Bairro: Carandiru/Santana
- Período/O Mundo do Circo: 20 a 23/12 e 27 a 30/12/2022
- Horário:
- Ingresso: gratuito
- Transporte/Metrô: Linha 1-Azul / Estação Carandiru
- Transporte/Ônibus: próximo Terminal de Santana
- Linhas de ônibus: 042, 107T-10, 179X-10, 2032-10, 2033-10, 271A-10, 271A-51, 271M-10, 337, 500 e 566
- Estacionamento: Parque da Juventude/ao lado Prédio Etec-Av.Cruzeiro do Sul
- Programação: estará disponível no site https://mundodocircosp.com.br/
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O grupo Artinerant’s realiza 4 intervenções artísticas em diferentes espaços do Sesc Pompeia, a partir de recortes de números que ganham novos sentidos em cada um desses espaços. Nié Pedro e Maira Campos, ancorados no bom humor e inspirados em esquetes clássicas e antigas sequências, produzem novos jogos acrobáticos. A relação entre as personagens em cena é uma travessia com múltiplas possibilidades, onde o circo tem como principal objetivo a ocupação das ruas, relembrando a tradição e a importância desta arte milenar.
Realização: Artinerant’s
Direção: Lu Lopes
Criação e elenco: Nié Pedro e Maíra Campos
Trilha sonora: Arturo Cussen
Figurino e cenografia: Artinerant’s
Produção executiva: Eu.Circ – Marina Ferreira
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Datas e horários
De 15/01 a 29/01
15/01 • Domingo • 15h00
22/01 • Domingo • 15h00
25/01 • Quarta • 15h00
29/01 • Domingo • 15h00
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Circo Zanni vai retomar as aulas de circo com turmas super reduzidas para garantir a segurança dos inscritos. São duas turmas permanentes – de acrobacia aérea e circo para crianças – e uma oficina pontual de Circo em Família.

Retomada Consciente!
O Circo Zanni vai retomar as aulas de circo, com turmas super reduzidas, garantindo condições seguras essas aulas.
Todas as aulas serão ministradas por @belmucci
Efetue a inscrição lendo e preenchendo o formulário disponível na Bio do instagram.
Como não há pré- requisito para as aulas, as inscrições serão por ordem de chegada.
Maiores informações: circozanni@gmail.com
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Rubra em Família está na TV Rá Tim Bum, de segunda a sexta às 13h45 e 19h40. E sábados e domingos, às 13h45. Não percam!
São 10 episódios de 10 minutos com tutoriais criativos para a família instaurar um parquinho de diversões de Alta Tecnologia Humana em casa. E o programa informa que as crianças vão escrever um livro, compor uma música, criar o Chapéu Entrevistador, fazer uma coreografia e um come-come com estímulos de improviso e muito mais. De segunda a sexta às 13h45 e 19h40 e aos sábados e domingos, às 13h45.
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FeNapi – Festival Nacional de Arte para Infância – reúne circo, teatro, dança, música e artes visuais, é online e gratuito, informa o Tempo. O Festival vai até o dia 27/6 e exibe nove espetáculos de grupos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco
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Pela primeira vez em formato totalmente online, a segunda edição da FeNAPI – Arte entre Infâncias, realizada pela Insensata Cia. de Teatro, mostra até o próximo dia 27, nove criações de quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. “Além da realização em ambiente virtual, outra novidade é que, agora, além das artes da cena (teatro, dança, circo e performance), o público vai assistir a apresentações nas áreas de artes visuais e música. Toda programação será transmitida ao vivo, gratuitamente, no canal do Youtube da Insensata Cia de Teatro. O FeNAPI – Arte entre Infâncias foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
Cumpre dizer que os nove espetáculos selecionados passaram por uma curadoria composta por Brenda Campos, Keu Freire e Carol Fescina. O cuidado com a experiência estética, a diversidade da programação baseada na multiplicidade das infâncias, o protagonismo da criança, representatividades, diversidade de linguagens, as potências artísticas e suas possíveis relações com o contexto de pandemia e isolamento social foram alguns dos critérios de escolha. Vale dizer que a iniciativa recebeu quase 400 inscrições, ou seja, foi um trabalho hercúleo. “Uma curadoria dessas é um mundo inteiro de possibilidades que se abre diante de nós! Imagina o que é analisar 377 trabalhos de todo o território nacional? Essa seleção é apenas UM recorte possível, que levou em conta a diversidade das infâncias, o protagonismo da criança, representatividades, diversidade de linguagens e, claro, o momento pandêmico e a realização remota dessa segunda edição do festival, além de muitas outras variáveis!”, diz Brenda Campos, lamentando o que ficou de fora. “Tanta coisa, mas tanta coisa linda ficou de fora, que já quero mais dez FeNAPIS para abraçar todas elas”, entusiasma-se.
A segunda edição do FeNAPI apresenta três obras nacionais: “Birita Procura-se”, do Grupo A Casa das Lagartixas, de São José dos Campos (SP), “A Menina Com um Buraco na Mão”, de Alice Cruz e Sergio Kauffmann, do Rio de Janeiro, e “Na Pisada do Coco Com as Crianças”, do Grupo Samba de Coco Eremin, de Arcoverde (PE). Da cena de Belo Horizonte, o festival conta com os espetáculos “Sarau Musical”, do Grupo Maria Cutia, “Quem É Você?”, da companhia de teatro Toda Deseo, e “Espetáculo Da Minha Tela Eu Vejo: Atos Performativos com Crianças”, com Charles Valadares e Raysner de Paula. Já do interior de Minas Gerais, a programação exibe “Nossa Primeira Casa”, da Cia Benedita na estrada, de Caldas, “Remix Shake”, do Coletivo Aberto, de Ipatinga, e “Zapato Busca Sapato”, da Trupe de Truões, de Uberlândia.”
“A programação do FeNAPI – Arte entre Infâncias também prevê três oficinas, o seminário “Teatro para Crianças: Problemáticas e Solúcio-Lunáticas”, com o ator, bonequeiro, contador de histórias e premiado autor de livros para crianças, Henrique Stchin. Destaque também para o “Quintal de Infâncias”, um bate-papo entre especialistas de diversas linguagens, artistas e público presente, além da produção de textos reflexivos sobre as obras apresentadas durante o evento.
Confira, a seguir, outras questões respondidas por Brenda Campos
Qual a expectativa da edição online, posto que, mesmo limando o contato face a face, o convívio social, essa alternativa tem, claro, seus prós, ao ampliar o alcance da programação a outros estados, bem como viabilizar a participação de pessoas de outras localidades…
Durante a pandemia, a Insensata Cia de Teatro ampliou significativamente sua rede de contatos com outros artistas e grupos que também pesquisam e criam para o público das infâncias. Sentimos muito fortemente o poder de difusão dos trabalhos que esse formato pode proporcionar. Além disso, essa curadoria ampliou muito os nossos horizontes, no contato com o que estão propondo os artistas de todo o Brasil nesse contexto adverso. Já diziam os nossos avós que a “necessidade faz o sapo pular”, não é verdade? Muitas possibilidades descortinadas agora seguirão nos acompanhando após a pandemia, certamente. Nessa edição, tivemos a oportunidade de selecionar trabalhos que pensaram cuidadosamente sobre como dialogar com o público a partir da mediação tecnológica. São trabalhos que se dirigem às pessoas que estão atrás das telas, e não nas cadeiras dos teatros, auditórios ou nas galerias de arte. A nossa expectativa é surpreender o espectador, assim como fomos surpreendidos, pelas tantas formas possíveis de interagir remotamente com o público.
Poderia falar de algumas atrações não pelo quesito qualidade, pois sei que seria injusto, mas por uma curiosidade em particular, um propósito etc?
Esse ano o nosso FeNAPI – Festival Nacional de Arte Para as Infâncias – se propôs a dar um passo adiante ao propor como subtítulo “Arte entre infâncias”. Esse ENTRE vem pautar não apenas a arte PARA as infâncias, como também COM as infâncias, percebendo, ainda, as experiências artísticas enquanto espaços para o compartilhamento das diversas infâncias envolvidas. Assim, a busca é por valorizar o protagonismo das crianças envolvidas e as representatividades. Nesse sentido, eu falaria sobre os trabalhos “Na pisada do coco com as crianças”, de Arcoverde (PE), no qual as crianças é que são as artistas, e se apresentarão em uma live na programação do festival. De Belo Horizonte, temos o experimento performativo “Da minha tela eu vejo: Atos performativos com crianças”, no qual os artistas Charles Valadares e Raysner de Paula se propõem a realizar três encontros com as crianças e abrir o quarto encontro para espectadores, em um ato performativo envolvendo as crianças e o público.
A oficina “Desenho, Som e Movimento” também será transmitida ao vivo, configurando-se, de certa forma, num ato performativo que envolve as linguagens da música, artes visuais e dança, que poderá ser apreciada pelo público enquanto as crianças experimentam possibilidades provocadas pelas irmãs Jadde e Yasmin Flores.
Como estão vendo o psicológico das crianças em meio à pandemia? Porque a arte é tão importante neste momento?
Já parou para pensar no que significa um ano e três meses de isolamento para uma criança de três, quatro, cinco anos? Para algumas crianças, é a metade da vida. Muitas nem têm memória da vida antes da pandemia. Assim como qualquer ser humano que está inserido nesse contexto pandêmico, as crianças estão tendo que conviver com severas restrições e estão compreendendo essa como a única realidade possível nesse momento. A arte, em qualquer contexto, nos ajuda, adultos e crianças, a elaborar as situações complexas da vida. Proporciona momentos de reflexão e de poesia, tornando mais leves ou mais lúcidos os momentos difíceis e ajudando a manter a serenidade para enxergar (ou inventar!) possibilidades de um futuro melhor, apesar das adversidades.
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Escute Papo de Circo, de Cafi Otta, com o artista Ricardo Rodrigues, o último entrevistado da primeira temporada. No episódio ele fala do racismo estrutural e dos bastidores de ProtAGÔnistas.
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Para ouvir Papo de Circo com Ricardo Rodrigues, clique https://bit.ly/34UzQGT
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E clique aqui para ler em Panis & Circus sobre a reportagem: ProtAGÔnistas ganha prêmio.
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