Comentários

Festa IllumiNatale – magia no fim de ano italiano

IllumiNatale apresenta “Les Maudits Sonnant´s”, da cia.francesa Transe Express, na Itália 

.

Músicos e acrobatas pendurados em “Les Maudits Sonnantis”, durante IllumiNatale / Divulgação

.

Ivy Fernandes, de Roma

O Festival de Mirabilia de inverno, o IllumiNatale 2021, cria um clima mágico no norte da Itália, especialmente na cidade de Cuneo, próxima de Turim. Desde dezembro e até 6 de janeiro o público pode apreciar shows que misturam música, fantásticos números de circo contemporâneo e apresentações de teatro de rua. Os eventos são gratuitos.

.

Cartaz do IllumiNatale/Divulgação

.

  

De acordo com diretor de Mirabilia, Fabrizio Gavosto, o festival é resultado de um enorme e intenso trabalho. “Valeu a pena. O IllumiNatale representa uma nova fórmula nascida da relação do festival com a administração da cidade.”

Segundo Gavosto, ele é o resultado de mudanças que começaram há dez anos, como a renovação do centro histórico de Cuneo. “Quando, em 2019, se falou em trazer o Festival de Mirabilia para o centro da cidade, muitos esperavam algo extraordinário. Mas aí veio a covid e parou tudo. Agora, em apenas dois meses, usamos nossa experiência e concretizamos um projeto inovador e original que pensamos incluir no calendário dos próximos anos.”

.

Festa de inauguração do…
… do Illuminate, em Cuneo, na Itália 

.

As apresentações das companhias francesa, Transe Express, e das italianas Lineadaria e Eventi Verticali é resultado da proposta de se criar uma abordagem divertida para o Natal. Segundo o prefeito de Cuneo e presidente da associação do comitê Cuneo Illuminata, Federico Borgna, “o evento concretiza a ideia de se criar uma grande reunião social oferecendo ao público momentos de alegria em um ano tão difícil”.

.

Lineadaria, cia.italiana, e o espetáculo de natação aérea sincronizada/Divulgação 

.

Os destaques

A companhia Transe Express encantou o público com Les Maudits Sonnants, um grandioso espetáculo musical acrobático com ações desenvolvidas no ar.  A ação gira em torno de uma gigantesca flor mecânica que se eleva a até 50 metros de altura, se abre e se transforma em uma enorme caixa de música aérea com músicos pendurados e atores acrobáticos se apresentando no ar e no palco. Ao todo, participam 17 artistas. Os criadores do grupo, Giles Rhode e Brigitte Burdin, estão entre aqueles que inventaram o circo contemporâneo com Pierrot Bidon e a empresa Archaos.

Já a companhia de dança vertical Lineadaria realizou o espetáculo de natação aérea sincronizada Dream Swimming na fachada do edifício da província. A apresentação também foi muito elogiada pelo público.

Outro show muito interessante foi também da Transe Express, ” Tambours et Poupees Geants”  apresentado no dia 31, e que mostra ‘cantores’ de ópera gigantes, de 6 metros de altura e 5 metros de largura, secundados por 12 atores e percussionistas. Eles anunciaram o show dançando nas ruas do centro de Cuneo. O evento mistura água e ‘fogo’. Jatos de água chegam a 40 metros de altura e imagens e jogos a laser produzem fortes emoções para um início de ano inesquecível. A festa depois termina na Piazza Foro Boario com o show do Borderline RockHits.

No fechamento do festival, no dia 6, Dia de Reis, feriado nacional na Itália, a companhia de dança acrobática Venti Verticali vai encenar em uma grande praça de Cuneo, em um palco a 50 metros do chão, um espetáculo aéreo protagonizado por 5 dançarinos e trapezistas. “Esperamos que as primeiras luzes de 2022 tragam de volta festa e alegria para todos”, conclui Fabrizio Gavosto, já pensando no seu próximo Festival de Mirabilia 22.

.

IllumiNatale destaca “4 Dream Swuiming”, da cia.italiana Lineadaria, durante evento em Cuneo, na Itália


.

Legenda foto de capa – Praça Central de Cuneo, na Itália: palco do Festival de Fim de Ano do Festival de Mirabilia

Deixe um comentário

*