Arte em Movimento

FIC reúne mais de 100 atrações

 

Sampalhaças recepcionam o público na abertura do FIC / Divulgação

 

Fernanda Araujo, especial para o Panis & Circus

Uma celebração da cultura circense, de qualidade e para todos. Assim pode ser definido o FIC – Festival Internacional de Circo da Cidade de São Paulo, evento realizado de 3 a 7 de abril, no Centro Esportivo Tietê, na capital paulista. O evento reúne mais de 100 atrações (sendo 50 espetáculos), em três lonas, três estações artísticas, um palco externo para acrobacias e performances curtas de rua. Todas as atividades são gratuitas.

Sob o tema ‘O Circo Falando com a cidade’, a segunda edição traz atividades produzidas exclusivamente para a ocasião e atrações estrangeiras e de fora da capital, como as companhias Duo Looky (Israel), H2O Boom (Uruguai), Laguz Circo (CE) e Cia. dos Palhaços (PR). Os espetáculos argentinos estão presentes em Trio Flamini (Valentim Flamini), La Cerimonia (Tomi Soko), Fuera (Letícia Ventramo) e a Louca das Frutas (Painé Santamarina). Clique aqui e leia mais sobre Valentim Flamini e Tomi Soko no Circo Migra no Uruguai em reportagem especial do Panis & Circus.

O evento é promovido pela Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 

A diversidade parece ser o foco desta edição, que destaca as mulheres no espetáculo de abertura e o protagonismo negro no encerramento com o espetáculo Prot(agô)nistas – O Movimento Negro no Picadeiro, dirigido por Ricardo Rodrigues. Leia entrevista com Ricardo Rodrigues, para o Panis & Circus, na seção Picadeiro, dessa edição.

E tem mais: o espetáculo, ‘Caravaçará – O Lar dos Viajantes’, em homenagem aos refugiados; e até uma sessão de psicanálise na peça ‘Ponto de Vista de um Palhaço’, com Daniel Warren. 

 

 

Daniel Warren em Ponto de Vista de um palhaço / Divulgação

 

 

Mostra Competitiva

Paola Musatti: mestre de cerimônia da Mostra Competitiva / Divulgação

 

Um juri especializado escolherá os artistas mais habilidosos na ‘Mostra Competitiva’. Ao todo, 16 artistas e companhias participarão de duas seletivas. Os participantes da Grande Final concorrerão a R$ 16.700. Em alguns casos, o público também poderá votar!

Paola Mussati e Cesar Augusto Gouveia vão ser os mestres de cerimônia da Mostra Competitiva nas três noites – quinta (4/3), a 1ª Eliminatória, sexta (5/3), a 2ª Eliminatória e no sábado (6/3) a Final, sempre às 20h30 na lona Abracadabra. 

As mulheres abrem a programação:

‘As Destemidas’, espetáculo concebido e realizado somente por artistas mulheres, será a montagem de abertura, no dia 3 de abril, às 20h30. A apresentação celebra as três homenageadas desta edição do FIC 2019: Andrea Macera (Palhaça Mafalda), Bete Dorgam (Palhaça Elisabeth The Queen, que assina o espetáculo) e Lu Lopes (Palhaça Rubra). As artistas foram escolhidas pela relevância de suas histórias na arte da palhaçaria e por representarem as damas do circo. A recepção do público para o espetáculo ‘As Destemidas’ será das damas do Sampalhaças, sob a direção de Fernando Escrich.  

 

 

Experiência singular

Independentemente de questões políticas, sejam elas de qual natureza for, o festival promove uma experiência espetacular. Para o público, há um clima de respeito, da valorização da tradição oral, da diversidade, do contraponto entre o antigo e o novo. Entre uma montagem e outra, cada um acha seu canto no meio do gramado, as crianças brincam ao ar livre, os jovens trocam a fala digital do celular por papos ao vivo e os mais velhos proseiam sobre a história do circo em suas vidas.

O encontro de gerações, incluindo o choque entre o circo contemporâneo e o tradicional, é celebrado em Tributo à Tradição!, dirigido por Jairo Mattos.

É o momento de assistir aos movimentos culturais mais atuantes no Brasil, de conferir a produções internacionais, de prestigiar a evolução das companhias nacionais, de levar a molecada para dar risada com a figura do palhaço, de sentar juntinho na arquibancada (acolchoada, em alguns casos!), de torcer pelos corajosos artistas e de derrubar o queixo com os novos números de mágica.

A Cia. LaMínima, criada por Fernando Sampaio e Domingos Montagner, apresenta o espetáculo Reprise durante o Festival. Vale a pena conferir.

 

Fernando Sampaio, da Cia LaMínima, que participa do Festival / Divulgação

 

 

 

 

 

Como aproveitar o passeio

_ Prefira o transporte público. Antes de sair de casa, verifique se alguma linha de ônibus atende seu ponto de partida à região. A estação de metrô Armênia fica bem próxima e é uma ótima opção.

_ Evite o uso do carro. O Centro Esportivo Tietê fica está localizado próximo à ponte das Bandeiras, em uma alça de acesso que sai da marginal. Se perder a entrada, é possível que você tenha dificuldades no caminho. A sinalização de trânsito não é das melhores. Vale dizer que, em frente à entrada principal, na pista oposta, há um bolsão de estacionamento público e também é possível estacionar nas ruas atrás desse bolsão. Para atravessar a rua, utilize a passarela e sairá bem em frente ao parque.    

_ Não tenha pressa. Além das atrações, o parque é um lugar ideal para esticar a tolha em um canto e fazer um piquenique entre uma atração e outra. Leve a família, reúna a moleca ou marque um encontro com antigos amigos. Tá sozinho? Aproveite para conhecer gente nova ou relaxar.   

_ Fique de olho na distribuição de senha para as atrações mais concorridas. Nos períodos da tarde e começo da noite, a visitação é intensa.

_ Abra sua mente. Não conseguiu ingresso para a atração desejada? Ok, aproveite a oportunidade para conferir outras atrações. A curadoria do evento debruçou-se sobre uma série de atrações para oferecer a você o que há de melhor. Aproveite!

 

 

SERVIÇO – FIC – Festival Internacional de Circo – 2019
Local: Centro Esportivo Tietê – Avenida Santos Dumont, 843 – Estação de Metrô Armênia
Data: 03 a 07 de abril
Quanto: Grátis (os ingressos são distribuídos 1h antes de cada espetáculo)

Confira a programação completa no site da prefeitura clicando aqui

E na rede social do festival aqui.

 

 

 

oto de Capa – Sampalhaças recepcionam o público na abertura do FIC / Divulgação

Deixe um comentário

*