Bom Bocado

Pudim Rápido

Devido ao sucesso no Brasil, é até difícil de acreditar que o pudim é uma especialidade culinária originada de Portugal.
Conta a história que essa sobremesa foi inventada por um abade português que não divulgava a receita para ninguém. Mas como o doce era muito popular, o abade decidiu fazer uma competição com outros confeiteiros da época, para ver se algum deles conseguia preparar o pudim igual ao que ele fazia. No final da competição, ninguém conseguiu fazer exatamente um pudim como o abade, porém, os portugueses já tinham uma ideia de como chegar a algo próximo. A receita do abade só foi revelada após sua morte, seu caderno de receitas desapareceu misteriosamente e o segredo veio à tona.
A receita se expandiu e o pudim agradou o paladar de muitos no mundo inteiro. No Brasil, se tornou uma sobremesa clássica, por ser um doce muito fácil e rápido de se fazer. Além de se tornar extremamente popular, o pudim ganhou derivações: chocolate, frutas, pão… Tem para todos os gostos! Eles são preparados em banho-maria no forno ou no microondas como na nossa receita.
O pudim de leite condensado é o preferido dos brasileiros, é simples de preparar e não tem erro! Separamos essa receita, ideal para ser servida a qualquer hora do dia, agradando todos os convidados. 

 

Ingredientes:

Prepare a calda:

4 canecas ou copos de vidro pequenos  que possa ir ao microondas

1 colher  (sopa) de açúcar 

1 colher (chá) de água

Em cada copo ou  caneca, coloque o açúcar e a água. Gire a caneca para misturar os dois até formar uma pasta. Leve ao microondas em potência alta por 30 segundos. Caso necessário, continue no microondas de 20 em 20 segundos até caramelizar. Experimentei deixar 1 minuto direto e acabou queimando a calda e o sabor ficou muito forte, por isso faça aos poucos.

Tire a caneca do microondas com  cuidado e reserve. 

É bom lembrar para apoiar a caneca num descanso de panela ou em um prato e não direto no granito ou outra superfície fria toda vez que tirar do microondas para não provocar choque térmico e o trincar do copo.

Prepare o pudim:

1/2  xícara de leite

1/2 lata de leite condensado

1 ovo

Bata o ovo com o leite condensado e o leite de vaca. Bata bem e reserve.

Divida a massa líquida nas canecas que foram caramelizadas e leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Se continuar líquido, deixe mais 30 segundos mas fique de olho.

A mistura vai borbulhar e vai se firmar no centro como um pequeno “vulcão”. Deixe mais 3 ou 5 segundos. Ainda vai ter leite em volta mas está certo. Tire do microondas e coloque sobre uma proteção para não trincar o recipiente.

Se quiser pode fazer o pudim na potência alta, mas fique de olho para parar no primeiro instante que ameaçar borbulhar.

Cubra  com um pano de prato. Deixe abafado por 10 minutos.

Depois deste tempo, pode desenformar e comer quentinho. Se quiser, espere esfriar ou leve a geladeira e desenforme.

Tags: ,

Deixe um comentário

*