Clip Click

Respeitável Público!

Marcos Frota/Foto A Tribuna do Rio de Janeiro/RJ

 

Carequinha vai ser homenageado pela Escola Porto da Pedra, de São Gonçalo, do Rio

“No Carnaval de 2016 a Porto da Pedra, de São Gonçalo, homenageará o Palhaço Carequinha, no ano do Centenário do seu nascimento”, informa o jornal A Tribuna do Rio de Janeiro, em 28/7/2015. “E ninguém melhor do que o ator Marcos Frota para interpretá-lo no desfile da vermelho-e-branco”. O convite foi feito pelo presidente da escola Fabio Montibelo e pela dama da escola, Maria Laura e pelo Diretor de Carnaval, Paulo Brandão.  
“Emocionado, o ator falou sobre a importância de Carequinha no cenário circense. ‘Se tem dez nomes na história do circo de todos os tempos um deles é Carequinha. A Porto da Pedra vai pegar a energia dele e levantar a Sapucaí. O Carequinha tem uma contribuição importantíssima na história circense. Por incrível que pareça como todo visionário, precursor, ele foi muito criticado. Porque na época ele rompeu com a tradição do circo, tirou o circo do picadeiro e levou para a televisão e aí foi muito criticado. Só que se não fosse esse movimento talvez o circo não tivesse passado a ponte dos anos 60, 70 para os anos 80, porque ao lado das telenovelas e de telejornalismo, o circo encontrou também o seu espaço na televisão, porque a partir daí vieram todo os movimentos circenses. Então, por exemplo, profissionais como o Renato Aragão e Beto Carrero devem muito ao Carequinha.

E o Carequinha com seu pioneirismo, abriu a possibilidade de muitos outros artistas que não são de família circense ocuparem a cena circense. A Escola Nacional de Circo da Praça da Bandeira veio muito na esteira disso, formar uma nova geração de artistas. Esse é apenas um dos aspectos do Carequinha.

É muito difícil você construir uma carreira de 30, 40, 50, 60 anos dedicada ao circo como ele fez. O fato é o seguinte, se não fosse uns malucos como o Carequinha, muita gente não estaria trabalhando em circo hoje. Porque antigamente, a atividade circense, era só dirigida para filhos de gente de circo. Então o movimento do novo circo brasileiro que é a Intrépida Troupe, Parlapatões e um montão de gente pelo país afora, deve-se muito a uma pessoa como o Carequinha.” disse.
“O enredo da Porto da Pedra para 2016 é ‘Palhaço Carequinha, paixão e orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?’, que será desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezário.”

Cubango segue com 7 sambas 
No último domingo a Acadêmicos do Cubango realizou sua tradicional feijoada e mais uma eliminatórias de sambas, nove parcerias se apresentaram na quadra, na Zona Norte de Niterói, sete sambas permaneceram na disputa, dois sambas foram eliminados. Hoje, em reunião com a ala de compositores será definida a ordem de apresentação para o próximo domingo.
A escola fará sua grande final de samba no dia 29 de agosto. A agremiação defenderá em 2016 o enredo “Um banho de mar a fantasia”, do carnavalesco Cid Carvalho. A a escola encerrará os desfiles da Série A no sábado de carnaval.

Deixe um comentário

*