Capa

Hoje é o último dia para ver Circos – Festival Internacional Sesc de Circo – que apresenta três espetáculos: Cachimônia (foto), La Trattoria e Retumbantes. Não percam!

.

Cena de retumbantes que fecha o festival / Tiago Lima

.

Da Redação

Prepare a pipoca e arquibancada da sua casa. Cachimônia, La Trattoria e Retumbantes vão ser gravados ao vivo, transmitidos pelo canal Youtube do Sesc, e fecham nesse sábado 4/9, a programação do 6º Circos – Festival Internacional Sesc de Circo.

Os três espetáculos vão ser gravados ao vivo e transmitidos online pelo canal Youtube do Sesc. La Trattoria vai ser gravado no Sesc Santana, às 15 horas, Cachimônia, no Sesc Pinheiros, às 19 horas e Retumbantes, no Sesc Santo Amaro, às 21 horas.

.

LA TRATTORIA – às 15 horas

La Tratorria, com Vitor Poltronieri e Erickson Almeida / Divulgação

.

La Trattoria, do Los Circos Lo, tem o seguinte roteiro – prestes a abrir as portas de um requintado restaurante, dois sócios se veem diante de uma série de imprevistos. Esses personagens caricatos, inspirados em figuras clássicas da palhaçaria – o Branco, mandão e sério, e o Augusto, ingênuo e distraído –, criam uma sequência de trapalhadas. Mas logo enxergam na sua relação um caminho para lidar com os problemas de uma sociedade não menos desajustada. “Este é um espetáculo de celebração ao fracasso”, afirma Vitor Poltronieri, que divide a cena com Erickson Almeida. “Queríamos conceituar o que é o sucesso. É ganhar dinheiro? Ao longo do processo, vimos que o sucesso se dá na construção da nossa relação humana.” A montagem trabalha com a comicidade física, permeada por acrobacias, malabarismos e equilíbrios. Mas o elenco não busca o virtuosismo dos movimentos, e sim um jogo fluido entre os atores, além de algumas quedas – “fracassos” de suas habilidades acrobáticas.

SERVIÇO

4/9 – Sábado, às 15h

Estreia mundial

Ao vivo do Sesc Santana

Para ver: Link do espetáculo youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo

Duração: 52 minutos

Recomendação etária: Livre

.

CACHIMÔNIA – às 19 horas

.

Na trama de Cachimônia, da cia. Artinerant’s, durante uma noite em sua casa no campo, um casal de acrobatas mergulha num universo de sonhos e delírios. Nesse mundo paralelo, suas vontades e emoções são traduzidas em cenas de surrealismo, com mesas que giram sozinhas, cabras que dão vinho no lugar de leite, objetos voadores e pessoas que se transformam em animais.  São imagens de grande apelo visual, que lembram “uma pintura misturada ao circo”, resume Maíra Campos, que compõe a cia Artinerant’s ao lado de Nié Pedro, que são também sócios fundadores do Circo Zanni.

“A dupla dá um show de humor, acrobacia, mágica e equilibrismo. Tudo para mostrar as belezas e contradições desse casal, que em alguns momentos dança em sincronia, noutros parece estar num duelo”, informa o Sesc.

SERVIÇO

4/9 – Sábado, às 19h

Ao vivo do Sesc Pinheiros

Para ver acesse: youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo

Duração: 50 minutos

Recomendação etária: 10 anos

.

Balbúrdia e Vizinhos on demand

Cachimônia (o título faz referência à mente, em seus aspectos de intelecto e de memória) é a última parte de uma trilogia da companhia sobre os afetos, composta também de “Vizinhos” (2014) e “Balbúrdia” (2017), espetáculos cujas versões gravadas estão na programação do festival. “Vizinhos” estreou no 2º Circos e “Balbúrdia” no 4º festival internacional Sesc de Circo.

A partir de 4 de setembro, os vídeos de Balbúrdia e Vizinhos também podem ser acessados. Divirtam-se!

.

.

.

RETUMBANTES – às 21 horas

Irmãs siamesas em Retumbantes / Foto Tiago Lima

 No espetáculo Retumbantes, de circo e música, quatro artistas tentam entender o seu lugar no mundo. Um homem que perdeu a cabeça, gêmeas siamesas nada semelhantes e um beatboxer malabarista se alternam em números de mágicas e habilidades físicas, enquanto veem seus corpos se desmembrarem e se recomporem. “São seres que reverberam, são retumbantes na forma de buscar um modo de existir. E, para isso, passam por esses pequenos delírios”, explica Lívia Mattos, que concebeu e dirige a montagem. Essas figuras ressoantes acabam encontrando na música uma maneira de se comunicar. Na trilha deste show-espetáculo, que acompanha os movimentos e emoções desses personagens, estão composições instrumentais e canções, trabalhos autorais do grupo e criações de nomes como Hermeto Pascoal e Capiba.

SERVIÇO

4/9 – Sábado, às 21h

Estreia mundial

Ao vivo do Sesc Santo André

Para ver: Link do espetáculo atividadeyoutube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo

Duração: 45 minutos

Recomendação etária: Livre

Deixe uma resposta

*