Arte em Movimento

Sentido Proibido fica hoje e amanhã no Sesc Vila Mariana

“Sentido Proibido”, espetáculo de números aéreos de circo, se apresenta somente em dois dias – 17/1 e 18/1/2020, às 16h — no Sesc Vila Mariana na capital paulista.

Tem roteiro e direção de Ronaldo Cahin e é assinado pelo Coletivo Um Café da Manhã, criado em 2011 em São Paulo, que também realiza a encenação. O grupo participa de festivas internacionais e já recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Governador do Estado, de São Paulo.

No enredo, três acrobatas e um ator apresentam performances de teatro físico no mastro chinês, no trapézio e na lira. Fazem parada de mão e um integrante do elenco representa com máscara. Os números circenses são ferramentas de construção de significados a partir de um material cenográfico padrão – retângulos de madeira ocos, pintados com as cores bege e preto.

O elenco combina e recombina no palco essas caixas, fazem delas aparelhos de apresentação das atrações criando formas geométricas diversas, todas procurando pontos de equilíbrio para os movimentos. Isso resulta na criação complexa e contínua de padrões no espaço cenográfico e funciona como metáfora da ruptura com as fórmulas  padronizadas dos preconceitos na sociedade brasileira hoje, conforme o press-release do espetáculo.

A linguagem do coletivo se identifica com o chamado circo novo, tendência de experimentar a partir de números clássicos do picadeiro. Os artistas rearrumam as caixas ao som de música instrumental, que começa lenta e depois se intensifica ganhando mais sons de instrumentos diferentes, canto de pássaros e uma voz que recita um coan.

“Sentido Proibido” recebeu estímulo da lei de Fomento ao Circo e foi convidado a se apresentar no Sesc Vila Mariana.

Serviço

 Está em cartaz no Teatro Antunes Filho no Sesc Vila Mariana nos dias 18 e 19/01, às 16h. Endereço: rua Pelotas, 141, tel. ‪5080-3050‬. Ingressos: R\ 9,00 a R\ 30,00.

Ficha Técnica

Elenco: Ana Coll, Daniel Elias, Paulo Candusso e Paulo Maeda. Cenografia: Frederico Filippi e Natália Vaz (cenotécnica). Música: DJ PG. Produção: Ana, Ronaldo, Milena Marques e Elisa Taemi.

Deixe uma resposta

*