Bom Bocado

Sopa de Milho e Curau combinam com festas juninas

Mesa Junina / Foto Divulgação

Em época de festa junina, o milho é um dos alimentos mais procurados nas barraquinhas das quermesses que acontecem por todo Brasil. O cereal é também um dos alimentos que ajudam a melhorar a saúde de nossa pele, cabelo e unhas. Tudo isso porque o milho é rico em vitamina B, B2 e E, importante para o metabolismo, além de proteínas e fibras. Há ainda potássio e fósforo que devem ser incluídos na lista dos benefícios do cereal. Outras vitaminas como a B5, vitamina C, ácido fólico, magnésio, ferro e zinco também estão presentes no milho.

Espigas de milho / Foto Divulgação

 

Outro benefício do milho é que ajuda a afastar a vontade de comer doces, porque possui quantidade relevante de carboidrato que nos fornece energia e é um grande produtor de fibras, e, por isso, o alimento mais requisitado para o sucesso de uma dieta de emagrecimento já que trabalha diretamente com a regularização do intestino. E isso faz com que o organismo elimine toxinas, aumenta a sensação de saciedade e absorva menos gordura.

Com o milho, podemos preparar diversos quitutes diferentes como pamonha, curau, suco, bolos e pipoca. E sem esquecer de que sua forma mais conhecida e requisitada pelos paladares brasileiros é o milho cozido ou assado.

Depois de conhecer todas essas propriedades importantes desse alimento, o Panis & Circus traz duas receitas práticas de serem feitas, ideais para essa época do ano: as festas juninas.

Sopa cremosa de milho com frango

Ingredientes :


2 peitos de frango
1 caldo de galinha
1/2 xícara de óleo
1 xícara de cheiro verde
1 pitada de pimenta do reino
1/2 colher (sopa) de sal
4 espigas de milho bem durinhas
1/2 litro de água para bater o milho
1/2 litro de água para cozinhar o frango
2 dentes de alho
1 cebola media picadinha

1/2 pimentão picado

1 tomate picado

MODO DE PREPARO:
Refogue o frango no azeite com o alho.Junte  a cebola picada, o pimentão , o tomate , o caldo de galinha , acrescente a água, a pimenta-do-reino e o sal.
Deixe cozinhar até que o frango esteja macio. Retire-os da panela, desfie ligeiramente e retorne para a panela.
Enquanto isso, bata o milho com a água e coe em peneira fina. Com o frango ainda fervendo, acrescente o caldo do milho coado. Deixe cozinhar bem.
Acrescente o cheiro verde, sirva com torradas.

 

Curau de milho com canela

  Ingredientes:

4 espigas  de milho verde;

4 xícaras (chá) de leite;

2 xícaras  (chá) de açúcar;

1 Pitada de sal;

Canela em pó a gosto

Modo de Preparo:

Bater no liquidificador o milho verde fresco, juntamente com o leite até ficar bem homogêneo. Com uma peneira bem fina, separe o caldo do bagaço. Colocar o caldo em uma panela adicione o açúcar a pitada de sal. No fogo médio, va mexendo até que o caldo fique grosso. Num refratário, espalhe sobre o curau a canela em pó. Depois é só degustar, quente ou gelado é uma delícia.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

*