Bom Bocado

Espaghete com salsinha

Espaguete ou esparguete é um tipo de massa cilíndrica, compacta, longa e fina. Sabendo que em Portugal se diz “esparguete” e no Brasil “espaguete”, o nome é um aportuguesamento de spaghetti, que em italiano é o diminuitivo de spago, barbante.

Há vários tipos de espaguete conforme o seu diâmetro (spaghettone, spaghettino, capellini, vermiceli, vermicelloni). Diz-se que cada italiano consome cerca de 30 quilogramas anuais de massas, enquanto aqui no Brasil esse consumo é da ordem de apenas 5,7 quilogramas/ano. O prato é consumido tradicionalmente com molho branco ou quatro queijos, lentilha, camarão, presunto e queijo, e, por vezes, com pão. A receita de hoje foi feita uma porção pra duas pessoas. Em 15 minutos, uma refeição deliciosa.

Na receita de hoje utilizamos :

A salsa ou salsinha que é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D, e também em cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio. A salsinha tem poucas calorias. Auxilia a digestão, no tratamento da hipertensão e aliviar o mau hálito. 

O alho é rico em germânio que é um micro mineral que tem potencialidades excelentes, principalmente, contra o câncer. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais que causam doenças graves como diabetes e hipertensão. 

Usamos também o azeite, que não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como aumenta o bom colesterol (HDL). Isso ocorre graças a presença de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas do azeite. Seus benefícios não ficam restritos à saúde cardiovascular, proteção do cérebro e dos ossos. O combate o diabetes e a ajuda no processo de emagrecimento entram na sua lista de ganhos para a saúde.

E por último o pimentão, que possui apenas 20 calorias e é muito utilizado na culinária em saladas, carnes e molhos. Apresenta um bom valor nutricional, sendo rico em sais minerais e vitaminas. É rico também em sais minerais (potássio, fósforo, cálcio e sódio).

Ingredientes:

1º Etapa:

250 gramas de espaguete

Sal a gosto

Cozinhar a massa durante 8 a 10 minutos em água fervente, uns 2 litros, temperada com sal a gosto. Durante o cozimento vá preparando o molho. 

2ª Etapa:

 

1/2 pimentão picado

2 a 3 dentes de alho em fatias

Azeite a gosto

Salsinha picada a gosto. Para dar mais sabor é aconsellhável usar a salsinha fresca que mantem sua propriedades.

Modo de Preparo:

Enquanto a massa estiver sendo cozida, em uma panela, aqueça o azeite, junte o alho, quando dourar, junte o pimentão.

Escorra a massa, misture-a com esse molho. Mexa bem. Acrescente a salsinha e o queijo ralado a gosto. Bom apetite!

Tags:

Deixe uma resposta

*