Clip Click

Tem vídeo? Tem, sim senhor.

Rústico em cena / Foto Asa Campos

.

Em meio às restrições da pandemia, artistas circenses começaram a criar trabalhos específicos para o audiovisual, apropriando-se dessa linguagem. São trabalhos curtos, registrados nos mais diversos ambientes – em algum tablado, dentro de casa ou em meio à natureza – e com números como malabarismo, perna de pau, equilíbrio, fita e contorcionismo, informa o Sesc.

.

Bicicleta e máscara em Rústico / Foto Asa Campos

.

Você pode ver hoje o vídeo de Rústico, ou Cine Rústico, produção “Circomatográfica” dentro da programação de Circos.

E saiba como foram os bastidores da criação de Cine Rústico na descrição da artista Lu Menin.

Disponível no Youtube do Sesc SP   

“Quando fomos (eu e Pablo Nordio) pegos pela pandemia de covid 19, Rústico estava com uma agenda cheia de novos projetos. Logo veio a necessidade de adaptá-lo ao formato on line, e como se trata desta estreita relação com o campo e a natureza, nossa primeira experiência foi realizá-lo no terreno em frente a nossa antiga casa em Cotia. Um terreno rodeado de verde e natureza. Não nos parecia adequado fazê-lo em lugares fechados e sim sermos fiéis à sua missão, de um espetáculo cênico que reflete influências e tradições de nossos territórios, Minas Gerais e Córdoba, de um circo campestre, com uma visão artística sobre a identidade miscigenada latino- americana (criolla) e a sua relação com a terra como habitante sustentável e necessário. Essa primeira adaptação foi realizada em uma live no Sesc em Casa, trazendo literalmente nossa obra à nossa casa e à um cenário onde o espetáculo convergia harmonicamente, com os eucaliptos, animais, elementos como água, palha, couro e peles que fazem parte da cena àquele local de puro “verde”natural.

Bom, em meio a todas essas mudanças que nos trouxe esse momento de pandemia, nos mudamos de cidade, de Cotia para São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira. Um lugar rodeado de montanhas e natureza exuberante, o cenário ideal para Rústico! Ao nos instalarmos na nova casa, com uma amplo quintal, com árvores frutíferas, rio e muito verde chegou a grande necessidade de trazermos Rústico à um habitat perfeito para essa história ser contada. Dentre as novas parcerias feitas com artistas e produtores da região, conhecemos German Espiaut, do Bigó Estúdios, cineasta, argentino e morador de Gonçalves. Propusemos a German, trazer Rústico para nosso novo lar, aliando a natureza do espetáculo com seu olhar cinematográfico. A ideia não era simplesmente realizar o espetáculo na íntegra, e sim, desmontar as cenas pelo quintal…realmente o conectando com a natureza. Assim nasceu Cine Rústico, de forma independente nessa rica parceria.

O convite do Sesc, para o Circos, nos deixou muito felizes e honrados por termos essa oportunidade de disponibilizar nossa mais nova produção “Circomatográfica” em um Festival com abrangência mundial e uma grande referência da produção circense brasileira.”

.

Pablo Nordio em Rústico / Foto Asa Campos

.

Espetáculo “Rústico”:

Sinopse: Uma narrativa circense, com uma encenação que se apresenta em forma de  paisagem visual e sonora, ancorada por diferentes  linguagens. A natureza está em jogo, seus animais, ferramentas e personagens e contam uma história simples e cativante. Peperina (Lu Menin) e Dom Molina (Pablo Nordio) pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A narrativa acrobática traz a essência da história que nasce desde a paisagem e os seus habitantes, passa pelas relações humanas até gerar um conceito moderno com raízes tradicionais. Uma co-produção com a companhia catalã Cíclicus com a direção artística de Leandro Mendoza.

.

Pablo Nordio e Lu Menin em Rústico / Foto Asa Campos

.

Deixe uma resposta

*