Destaques

Veja as charges que descrevem as notícias mais importantes de janeiro a julho de 2023

JANEIRO 2023 

1º de janeiro – domingo  

.

 .

Lula desfila em carro aberto, sobe rampa do Congresso e é empossado na Presidência 

Presidente manteve tradição e desfilou em veículo aberto, mesmo com receio sobre segurança 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, deixaram por volta das 14h40 deste domingo (1º) a Catedral Metropolitana de Brasília rumo ao Congresso Nacional no tradicional Rolls Royce conversível usado pelo chefe do Executivo no dia da posse. Havia um impasse sobre se Lula e Janja usariam o carro aberto ou um fechado e blindado no trajeto, por motivos de segurança. O vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, desfilam juntos no mesmo carro. (Folha de S.Paulo)  

 .

8 de janeiro – domingo  

 .

.

 .

Bolsonaristas invadem Palácio do Planalto após entrar em conflito com polícia nos arredores 

Em uma manifestação de caráter golpista, bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto após entrarem em conflito com forças de segurança nos arredores da sede oficial da Presidência, neste domingo (8/1/2023). Os manifestantes chegaram a subir a rampa do Planalto, no dia em que se completa uma semana da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência. Dezenas de bolsonaristas também furaram um bloqueio policial e invadiram o Congresso Nacional. Os manifestantes estavam concentrados no Quartel-General do Exército, em Brasília, e desceram em direção a Esplanada dos Ministérios na tarde deste domingo. Também houve registro de invasão ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, as sedes dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – foram alvos de invasão de manifestantes golpistas, que promoveram atos de vandalismo. 

.

.

 .

.

 .

FEVEREIRO 2023 

24 de fevereiro – sexta-feira  

 .

.

.

Vinícolas do RS que usavam mão de obra análoga à escravidão podem ser responsabilizadas, diz MTE 

Vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton disseram que desconheciam as irregularidades e sempre atuaram dentro da lei. Ação da polícia resgatou mais de 200 trabalhadores “em situação degradante”. Eles foram contratados para trabalhar na safra da uva. 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) diz que as vinícolas que faziam uso de mão de obra análoga à escravidão durante a safra da uva na Serra do Rio Grande do Sul podem ter que pagar direitos trabalhistas às mais de 200 pessoas resgatadas durante uma operação policialem Bento Gonçalves, na quarta-feira (23). 

De acordo com gerente regional do MTE em Caxias do Sul, Vanius Corte, as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton contrataram uma empresa de serviços de apoio administrativo que oferecia a mão de obra. 

O responsável por essa empresa, Pedro Augusto de Oliveira Santana, de 45 anos, natural de Valente (BA), chegou a ser preso, mas vai responder pelo crime em liberdade porque pagou fiança no valor de R$ 40 mil. Em nota, o advogado Rafael Dorneles da Silva informou que “a empregadora Fênix Serviços Administrativos e Apoio a Gestão de Saúde LTDA e seus administradores esclarecem que os graves fatos relatados pela fiscalização do trabalho serão esclarecidos em tempo oportuno, no decorrer do processo judicial.” 

.

.

 

.

MARÇO 2023 

.

4 de março – sábado  

 

Joias de diamante de Michelle Bolsonaro quase foram parar em leilão da Receita Federal  

As joias de diamantes do ex-presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle, apreendidas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estavam prestes a ser incluídas em um leilão da Receita Federal após a tentativa frustrada do ex-presidente de recuperar os itens. 

O Estadão apurou que o colar, os brincos, o anel e o relógio da marca Chopard, no valor de 3 milhões de euros, o equivalente a R$ 16,5 milhões, depois de passarem mais de um ano em poder da alfândega, seriam oferecidos em leilão de itens apreendidos pela Receita por sonegação de impostos. Essa decisão, porém, acaba de ser suspensa, porque as joias passaram a ser enquadradas como prova de crime. 

.

21 de março – terça-feira  

Lula diz que ‘vai continuar batendo’ para que o BC reduza taxa de juros   

.

 

 . 

O presidenteLuiz Inácio Lula da Silva(PT) voltou a pressionar o Banco Central e atacar a Selic (taxa básica de juros) no Brasil, afirmando que é uma “irresponsabilidade” mantê-la no patamar de 13,75%. Lula disse que vai continuar “batendo” e “tentando brigar” para que ela possa ser reduzida. Lula também voltou a atacar o presidente do BC, Roberto Campos Neto, embora não o tenha citado nominalmente. O chefe do Executivo afirmou que não pode demiti-lo, pois depende do Senado para encerrar o seu mandato. No entanto, acrescentou que ele não se importa com os termos previstos na legislação que prevê a autonomia do BC. Lula concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (21) ao portal Brasil 247. O mandatário foi questionado sobre a possibilidade de o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC manter a taxa básica em 13,75% em sua próxima reunião, cuja decisão do colegiado será anunciada nesta quarta-feira (22). (Folha de S.Paulo – 21.3.2023)  

.

23 de março – quinta-feira  

.

 

 

Moro alvo do PCC: “É visível que é uma armação de Moro”, diz Lula  

O presidente Lula (PT) afirmou que o nome de Sergio Moro na operação da Polícia Federal que impediu um atentado do PCC contra autoridades públicas seria “uma armação” do senador. Informações da operação obtidas pelo UOL, porém, mostram uma articulação da facção para monitorar o ex-juiz da Lava Jato. O que aconteceu? Lula afirmou que a suposta armação era “visível”, apesar de dizer que não queria “ficar atacando ninguém sem ter provas”. O presidente estava no Complexo Naval do Itaguaí, no Rio de Janeiro. Ele visitou as instalações do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), da Marinha, lançado em 2008.  

Fala de Lula: “Eu acho que é mais uma armação do Moro. Quero ser cauteloso, é visível que é uma armação do Moro. Vou pesquisar, vou saber. Fiquei sabendo que a juíza não estava nem em atividade quando deu o parecer para ele. Eu vou pesquisar e saber o porquê da sentença. Não vou ficar atacando ninguém sem ter provas e, se for mais uma armação, ele vai ficar mais desmascarado ainda. Não sei o que vai fazer da vida se continuar mentindo do jeito que está mentindo.” (Uol – 23.3.2023)  

 

ABRIL 2023  

24 de abril de 2023 – segunda-feira  

Charge de Claudio publicada na Folha de S.Paulo  

Chico Buarque e o prêmio atrasado 

O Globo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (24) que a entrega do prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, com quatro anos de atraso, corrige “um dos maiores absurdos” contra a cultura brasileira. 

Chico foi escolhido pela comissão julgadora do prêmio em 2019, mas o procedimento não foi concluído porque o então presidente brasileiro Jair Bolsonaro não quis assinar a documentação necessária. 

O diploma do Camões foi assinado nesta segunda em cerimônia em Sintra (Portugal) por Lula e pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e entregue a Chico Buarque em seguida. 

O governo de Portugal chegou a indicar que Chico receberia o prêmio em abril de 2020, com ou sem a assinatura de Bolsonaro. A pandemia da Covid-19 e as políticas de isolamento social, no entanto, adiaram a entrega a Chico e aos vencedores das edições de 2020 a 2022. 

A entrega nesta segunda acontece na véspera do aniversário de 49 anos da Revolução dos Cravos, movimento que pôs fim a uma ditadura de quase 50 anos em Portugal. A revolução é citada por Chico Buarque na música “Tanto mar”, de 1978, e foi lembrada pelo presidente português no discurso. 

Em seu discurso, Chico Buarque afirmou que “vale a pena” esperar quatro anos para receber o diploma do prêmio, mesmo que a espera, com uma pandemia e um “governo funesto” no meio, deram a impressão de que se passou uma “eternidade”. 

Chico afirmou que recebe o prêmio como um “desagravo” aos artistas brasileiros e saudou o fato de Bolsonaro não ter assinado o diploma. “Quatro anos, com uma pandemia no meio, davam às vezes a impressão de que um tempo bem mais longo havia transcorrido. No que se refere ao meu país, quatro anos de um governo funesto duraram uma eternidade, porque foram um tempo em que o tempo parecia andar para trás”, disse Chico. 

 

MAIO 2023 

8 de maio de 2023 – segunda-feira  

Charge de Marília Marz publicada na Folha de S.Paulo  

Morre Rita Lee 

G1 – Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. 

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h. 

Rita, a padroeira da liberdade 

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência. 

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” – preferia “padroeira da liberdade”. 

Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals. 

Em 1964 ela entrou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers que, depois de algumas mudanças de formações e de nomes, deu origem aos Mutantes em 1966. O grupo foi formado inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. 

O trio acompanhou Gilberto Gil em “Domingo no parque” no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record, em 1967, e Caetano Veloso em “É proibido proibir” no 3º Festival Internacional da Canção, da Globo em 1968, dois marcos da tropicália. 

Os Mutantes também participaram do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, de 1968, a gravação fundamental do movimento. 

Ela fez parte dos Mutantes no período mais relevante e criativo da banda, de 1966 a 1972. Gravou “Os Mutantes” (68), “Mutantes” (69), “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (70), “Jardim Elétrico” (71) e “Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz” (72). 

O fim do relacionamento com Arnaldo Baptista coincidiu com a saída dela dos Mutantes. O primeiro álbum solo foi “Build up”, ainda antes de deixar a banda, em 1970. Ela também lançou “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”, em 1972, ainda gravado com o grupo. 

A carreira pós-Mutantes tomou forma com o grupo Tutti Frutti, no qual ela gravou cinco álbuns, com destaque para “Fruto proibido”, de 1975, que tinha a música “Agora só falta você”. 

A partir de 1979, ela começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e se firmou de vezna carreira solo.  

Um dos álbuns mais bem sucedidos foi “Rita Lee”, de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança perfume” e “Baila comigo”. 

Ela era uma roqueira popular antes e depois de o gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados dos anos 80. Entre os álbuns de destaque estiveram “Saúde” (1981) e “Rita e Roberto” (1985), com o qual os dois subiram ao palco do primeiro Rock in Rio. 

Por volta de 1991, ela começou um período de quatro anos separada de Roberto de Carvalho. O retorno foi em 1995, na turnê do álbum “A marca da Zorra”, quando ela também abriu os shows dos Rolling Stones no Brasil. No ano seguinte, eles se casaram no civil após 20 anos juntos.Em 1996, ela caiu da varanda do seu sítio, sob efeito de remédios, e quebrou o recôndito maxilar. Rita começou a tentar largar o álcool e as drogas, mas disse ao “Fantástico” que só conseguiu fazer isso em janeiro de 2006. 

Em 2001, Rita Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra. 

Em 2012, ela anunciou que deixaria de fazer shows por causa da fragilidade física. “Me aposento dos shows, mas da música nunca”, ela escreveu no Twitter.Seu último álbum de canções inéditas em estúdio saiu em abril de 2012. “Reza” era, então, seu primeiro trabalho de inéditas em nove anos. A faixa-título foi a música de trabalho, definida por ela como “reza de proteção de invejas, raivas e pragas”. 

Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo. 

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia. 

Quatro meses depois, ela lançou o último single da carreira, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto. Em abril de 2022, seu filho Beto Lee escreveu que ela estava curada do câncer. Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio. 

 

Junho 2023 

30.06.2023 – sexta-feira 

Charge de Leandro Assis e Tarcília Oliveira publicada na Folha de S.Paulo   

Bolsonaro inelegível 

G1 – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nesta sexta-feira (30). Com a decisão, a Corte declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030. 

O julgamento começou em 22 de junho e terminou nesta sexta, na quarta sessão. Mesmo com recursos ainda possíveis ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão da Justiça Eleitoral já está valendo. 

Bolsonaro foi condenado pela realização de uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro, ocorrido em julho de 2022, foi transmitido pela TV oficial do governo. 

Na reunião — realizada às vésperas do início do período eleitoral — o ex-presidente fez ataques às urnas e ao sistema eleitoral, repetindo alegações já desmentidas de fraudes. 

Na sessão desta sexta, foram proferidos os votos de três ministros: Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do TSE. 

Veja como se posicionou cada um dos sete ministros da Corte: 

  • Benedito Gonçalves, relator: pela condenação 
  • Raul Araújo: pela absolvição 
  • Floriano de Azevedo Marques: pela condenação 
  • André Ramos Tavares: pela condenação 
  • Cármen Lúcia: pela condenação 
  • Nunes Marques: pela absolvição 
  • Alexandre de Moraes: pela condenação 

O vice na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto, que também estava sob julgamento, foi absolvido por unanimidade. 

A ação analisada pelo TSE foi proposta pelo PDT. No julgamento, o advogado do partido, Walber Agra, alegou que a reunião com embaixadores teve objetivo de “desmoralizar instituições” brasileiras em âmbito internacional. 

O Ministério Público Eleitoral também se posicionou pela condenação e entendeu que houve abuso de poder político 

Já a defesa de Bolsonaro afirmou que o sistema eletrônico de votação não pode ser considerado um tema tabu na democracia, e que a reunião foi um evento diplomático. O advogado Tarcísio Vieira de Carvalho também alegou que o ex-presidente apenas tentou propor um debate público para aprimorar o sistema. 

JULHO 2023 

31 de julho – atualização  

 

 

Janja tem poder de veto no governo 

Estadão – Quando Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a socióloga Rosângela Silva, a Janja, como sua namorada ao deixar a prisão na tarde de 8 de novembro de 2019, em Curitiba, antigos companheiros do PT avaliaram que o “animal político” renovava ali o ânimo do partido para a corrida ao Palácio do Planalto. Mais de três anos depois, porém, a agora primeira-dama é vista como problema para um governo com entraves na articulação política. E a crítica vem justamente de velhos amigos do presidente, ministros e líderes de partidos. Senadores e deputados petistas dizem que Janja se colocou como um poder entre o gabinete presidencial, a base aliada e ministros. Ainda na transição, ela tentou ser nomeada para um cargo no Planalto. Assessores avisaram Lula, no entanto, que isso era “nepotismo”. Sem função formal, a primeira-dama se instalou num gabinete de 25 metros quadrados bem ao lado da sala do presidente, no terceiro andar, e dali em diante tem aumentado seu espaço no governo. 

Sob o argumento de que quer “ressignificar” o papel de primeira-dama, Janja participa de reuniões do presidente com ministros, impõe medidas para as áreas econômica, social e política, dá palpite sobre o relacionamento com os militares e afasta Lula de deputados e senadores. 

 

O Estadão apurou que a primeira-dama tem interferido em questões de governo, especialmente na publicidade, indo além de meras opiniões sobre peças de campanhas e com poder de veto. Janja determina mudanças, trocas e até barra campanhas importantes. Se ela não gostar, a propaganda não vai adiante. Foi a primeira-dama, por exemplo, que barrou uma proposta do PT de remunerar blogueiros alinhados ao governo. Havia pressão do partido e do próprio ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, mas a decisão final foi de Janja. Ela determinou que os blogueiros continuassem na militância, sem remuneração. A primeira-dama também defende uma comunicação mais voltada para as TVs abertas. O governo nega que Janja tenha interferência na área de comunicação ou publicidade institucional. (…) 

Outro interlocutor contou que o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), procurou Lula para alertá-lo sobre a insatisfação de companheiros com atitudes de Janja. O presidente teria dito, então, que ele não deveria mais repetir a crítica, caso quisesse preservar uma amizade de décadas. 

 

 

Deixe um comentário

*

stolen stuff ballarat, celebrities who killed their family, why does chibs have a sons of anarchy patch, zdgvia, mipxos, dnfzsuz