Capa

Está no ar o 6º Festival Internacional Sesc de Circo, que vai até 4/9 e é totalmente on line. São 50 atividades, entre elas 11 espetáculos, 9 deles gravados ao vivo, e transmitidos pelo canal Youtube do Sesc.

.

Bloom, da Cia. La Mala – Foto / Ricardo Avellar

.

Fernanda Araújo, especial para o Panis & Circus

Prepare a pipoca e arquibancada da sua casa. A 6ª  edição de Circos – Festival Internacional Sesc de Circos, de 28 de agosto a 4 de setembro, vai ser totalmente online, para que todos confiram as atrações de qualquer canto do mundo, de forma segura. São 50 atividades, entre 11 espetáculos (4 estreias mundiais) e um curso de palhaçaria. Todas as atrações serão transmitidas, gratuitamente, pelo canal da instituição no Youtube: https://www.youtube.com/SescSP

.

Caravana do Tempo abre Circos / Foto Danilo Ferrara

.

E Retumbante – também estreia mundialmente …

.

… e fecha o festival / Fotos Tiago Lima   

.

Diante de tantos desafios no mundo pandêmico, vale ressaltar o investimento do SESC na arte, gerando cultura, entretenimento e emprego em meio a tantas adversidades. Como resultado do empenho, todos os espetáculos serão apresentados ao vivo, e transmitidos online, com exceção de ‘Caravana do Tempo’, por uma questão de logística; e ‘Exceções à Gravidade’, de Avner Eisenberg, veterano americano.    

“O Sesc SP já conta com uma expertise em realizar programações artísticas online: desde 2020 foram feitas 571 lives artísticas, com 9,9 milhões de visualizações ao todo. Isso certamente foi muito importante para a concepção do festival. Já vínhamos de uma estrada de aprendizados e aperfeiçoamentos frente as novidades do online. Deste modo, já com conhecimentos prévios sobretudo no campo técnico, pudemos focar na curadoria do festival e no compromisso da instituição com o desenvolvimento da linguagem circense. Apesar das limitações do momento, pudemos compartilhar soluções criativas, refletir conjuntamente sobre temas importantes para o circo, manter os vínculos com a categoria e claro, descobrir os meios de alcance de novos públicos no campo digital”, explicou Marina Zan, assistente de Circo da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP. 

.

La Tratoria: é mais uma estreia mundial em Circos / Foto Divulgação

.

De fato, a expertise do Sesc facilitou a viabilidade do evento. “Não tivemos complicações em nenhuma contratação. O festival desde a sua concepção foi pensado para o formato online, já prevendo todas as adequações impostas pelo combate à pandemia. Não começamos do zero, afinal, o Sesc não parou neste período. Foram quase dois anos produzindo conteúdos circenses como séries, documentários, lives de espetáculos, atividades formativas em salas virtuais de encontro, entre outros. Parte deste conteúdo, está disponibilizado no site do festival: https://circos.sescsp.org.br/

Até as questões relativas à pandemia foram cuidadosamente pensadas.Seguimos com muita seriedade as orientações para o combate ao vírus. Temos um protocolo interno feito por especialistas, que é constantemente atualizado e alinhado às orientações dos planos de reabertura do governo estadual. As equipes são reduzidas, as áreas mapeadas em função do risco, e temos também alguns procedimentos de segurança, como a higienização antiviral dos palcos antes de os artistas entrarem em cena. Mesmo com a vacinação em andamento, sabemos que as principais formas de prevenção para a não disseminação do vírus continuam sendo o uso adequado de máscaras, a higienização correta das mãos e o distanciamento social, medidas que devem ser adotadas de forma coletiva e responsável, visando a proteção daqueles que estarão presencialmente em suas Unidades’, explicou Marina.

.

Circo Misterium entre as estreias mundiais/Foto Arthur Magalhães

.

Caro leitor

Esperamos que você tenha a oportunidade de prestigiar o máximo cada uma das atrações. Curta as redes sociais, compartilhe, comente sobre os artistas e as atrações. Cá entre nós, este pode ser o único grande evento circense do ano, tendo em vista que o Festival de Circo para a Cidade de São Paulo corre o risco de não ocorrer (apesar da garantia por meio do Edital de Chamamento nº 26/2020/SMC/SFA/ CFOC até o fechamento desta edição ainda não havia sido liberada a verba no valor de até 1 milhão e meio de reais e que deveria gerar cerca de mil contratos de trabalho).

Enquanto isso, agradecemos às instituições que ainda acreditam na arte.
Que venha o Circos!

.

Confira aqui os espetáculos:

https://circos.sescsp.org.br/programacao/?categoria=4

Confira aqui as atividades formativas:

https://circos.sescsp.org.br/programacao/?categoria=14

Confira aqui os vídeos:

https://circos.sescsp.org.br/programacao/?categoria=71

Foto de Capa – Cachimônia, da cia. Artinerant´s – Foto Paulo Barbuto

Deixe uma resposta

*