Picadeiro
Hoje tem espetáculo em Caxambu!
De 23 a 28 de julho, o respeitável público pode ver e se divertir com trupes nacionais e internacionais na “cidade oficial do circo no Brasil”
Bailarinas que voam a 20 metros de altura, uma trupe que recebe o público como se estivesse na própria casa, uma famosa e conceituada companhia de bonecos e um grupo brasileiro e belga se encontram “Na Esquina”, durante o Festival Mundial de Circo, de terça-feira, 23/7, a domingo, 28/7. O festival arma o picadeiro em Caxambu (MG), que a partir deste ano se torna a “cidade oficial do circo no Brasil”.
O teatro está também bem representado no Festival com a peça “Os Gigantes da Montanha”, de Pirandello, dirigido por Gabriel Vilela, e “Romance, Vol. II”, interpretado pela atriz Marisa Orth.
As tradicionais charretes de Caxambu estiveram presentes no cortejo de chegada do Festival Mundial de Circo, na terça-feira, em 23 de julho, às 17h30, que saiu da Praça 16 de Setembro.
Na inauguração do Festival, terça-feira 23/7, o Circo Zanni apresentou espetáculo em sua lona armada em Caxambu. A trupe circense fica até sexta-feira, 26/7, na cidade e recebe o público como se estivesse em casa. No picadeiro, objetos como pratos, sofá, cadeira, abajur, mesa, espelhos, são utilizados nos números. A plateia confere palhaçadas e gags cômicas, equilíbrio no arame, acrobacias, malabarismos, números no trapézio e equilíbrio de pratos. Último dia para ver o Zanni em Caxambu: 26/7- sexta-feira Horário: 19h – Local: Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.
O Circo Amarillo apresenta dois espetáculos: “Clake” e “Experimento Circo”. “Clake” é um espetáculo cômico que acentua o trabalho da dupla argentina Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. A dupla também faz parte do Zanni. “Clarke” foi apresentado em 24 de julho, quarta-feira, às 12h00, no Calçadão.
No espetáculo “Experimento Circo”, três personagens se juntam para dar vida a uma série de números circenses utilizando a linguagem popular do circo de rua. Dia: 26/7 – sexta-feira – Horário: 15h Local: Calçadão.
O grupo Trampulim apresentou o espetáculo “Uma Surpresa para Benedita”, que aborda as relações do cotidiano utilizando o repertório de técnicas circenses. Na quarta-feira, 24/7, na Escadaria da Igreja Santa Isabel e na quinta-feira, 25/7, às 16h, no Centro Educacional Infantil Santa Tereza.
A Turma do Bribinha apresenta “A Palhassadamuzikada – Uma Sinphonia Engrassada”, criado a partir do circo-teatro e do palhaço nordestino. Dia: 26 de julho, sexta-feira Horário: 18h30 Local: Praça João Pedro da Cunha bairro Caxambu Velho.
A trupe brasileira e belga montou o “Na esquina”, um espetáculo divertido e de técnica apurada com números de mastro chinês, mão a mão, trapézio fixo, malabares e lira. Dia: 26 de julho, sexta-feira Horário: 17h30 Local: Quadra Rua Plínio Mota.
O famoso palhaço espanhol Tortell Poltrona reúne seus melhores números no espetáculo “Post Clássic”. Dia: 27 de julho, sábado Horário: 19h Local: Parque das Águas. Dia: 28 de julho, domingo Horário: 15h Local: Escadaria da Igreja Santa Isabel.
A Cia. A Base apresenta “As Mulheres do Sol e o Balão”, que integra dança vertical, circo, teatro e esportes, mostrando bailarinas aéreas voando num balão a 20 metros de altura. Dia: 27 de julho, sábado Horário: 11h Local: em frente ao Ginásio Jorge Curi.
Por sua vez, a Cia. Carroça de Mamulengos, uma das principais companhias de arte popular do Brasil, traz o espetáculo “Pano de Roda”, que conta sobre a passagem de um circo itinerante por uma cidade pequena. Essa companhia é formada há 35 anos por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços. Dia: 28 de julho, domingo Horário: 11h Local: Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.
Dois bons espetáculos dão um toque teatral à mostra. “Romance Volume II” traz a atriz, cantora e cômica Marisa Orth interpretando composições de Roberto Carlos, Tim Maia, Rita Lee, entre outros, que falam das dores dos amores com um toque de humor. Dia: 27 de julho, sábado Horário: 21h Local: Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.
“Gigantes da Montanha” conta a última apresentação de uma companhia teatral destinada a um público diferenciado: gigantes. Dia: 28 de julho, domingo Horário: 18h Local: Palco próximo a Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi
Foto capa: Daniel Pedro
Mais informações, clique aqui.
Veja como o site G1 noticia o Festival Mundial de Circo em Caxambu.
G1 – Festival Mundial de Circo leva humor, alegria e magia para Caxambu, MG
23/07/2013 07h20 – Atualizado em 23/07/2013 08h26
Evento reúne principais trupes do brasil e também atrações estrangeiras.
Até domingo, cidade recebe atrações durante todos os dias.
Do G1 Sul de Minas
Começa nesta terça-feira (23) em Caxambu (MG) o Festival Mundial de Circo. Até domingo (28), serão realizados espetáculos circenses, shows, oficinas, exposições e mostra de filmes nas ruas, praças e parques da cidade. A abertura do evento acontece às 17h com um cortejo de palhaços, malabaristas, pernas de pau e acrobatas. A saída será na Praça 16 de setembro.
A primeira atração do evento é o Circo Zanni, às 17h30, na lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi. No espetáculo, o circo recebe o público em casa literalmente. No picadeiro, objetos como pratos, sofá, cadeira, abajur, mesa, espelhos, são utilizados nos números. A plateia pode conferir palhaçadas e gags cômicas, equilíbrio no arame, acrobacias, malabarismos, coreografias e números aéreos, trapézio e equilíbrio de prato. As senhas serão distribuídas uma hora antes do espetáculo. A lotação máxima será de 400 lugares.
Além da atração brasileira, o Festival Mundial do Circo também terá atrações estrangeiras como o Circo Amarillo (da Argentina) e o Tortell Poltrona (da Espanha). A atriz Marisa Orth também participa no sábado (27), às 21h, apresenta o show entitulado “Romance Vol. II”, que aborda o universo amoroso.
Para saber a programação completa do evento, clique aqui.
Tags: Caxambu, Cia carroça de Mamulengos, Cia. A base, circo amarillo, Circo Zanni, festival mundial de Circo, Marisa orth, Minas gerais
Relacionados
Capas escolhidas destacam momentos importantes da atividade circense Da Redação A equipe do Panis & Circus selecionou capas que desenham a cara do circo. Foi uma escolha …
Espetáculo mostra a passagem do circo por uma cidadezinha Bell Bacampos Os picadeiros sem cobertura, os famosos panos de roda ou “tomara que não chova”, perambulam de …