Bom Bocado
Bacalhau a Lagareiro
Um dos alimentos mais consumidos e apreciados pelos portugueses, o bacalhau é vendido, geralmente, seco e salgado. Mas é possível também encontrar no mercado já demolhado e congelado, fresco em filetes e em postas.
O bacalhau, tal como os restantes peixes, é de fácil digestão, rico em proteínas e minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio e ferro. E mais, vitaminas do complexo B. É considerado um peixe magro e o óleo do fígado de bacalhau é importante fonte de vitamina A e D. E também fonte de ómega 3, que apresenta um efeito protetor sobre o sistema cardiovascular.
O bacalhau é o prato principal da Páscoa, tão tradicional como a troca de ovos de chocolate. A escolha pelo peixe tem origem católica. Na Quaresma e na Semana Santa, a igreja proibia o consumo de carne vermelha. Dizia que fazia alusão ao sangue derramado por Cristo para salvar os pecadores. Mesmo para os pouco religiosos, o bacalhau é presença garantida nessa comemoração.
No post do bolo de cenoura, feito em Portugal, por nossa colaboradora Cassia Lorenzano, quem não viu a receita clique aqui para ler, ela mencionou que tinha comido um bacalhau a lagareiro muito bom. E resolveu testar a receita aqui. Cassia destaca que a diferença é que o bacalhau que comeu em Portugal era fresco e não salgado como o nosso. Mas o que fez aqui ficou muito bom também! É simples, fácil e rápido. E o acompanhamento do prato são batatas.
Cassia explica que chama-se Bacalhau a lagareiro porque diz-se lagareiro para o indivíduo que trabalha num lagar na produção de azeite. E esse bacalhau utiliza uma grande quantidade de azeite.
Vamos à receita: