Old
Palhaços lançam livros no Rio de Janeiro
“Caçadores de Riso”, escrito por Demian Reis, e “No Divã do Palhaço”, de Carlos Biaggioli, descrevem a arte de fazer rir.
Da Redação
Dois livros, “Caçadores de Riso”, de Demian Moreira Reis e “No Divã do Palhaço”, de Carlos Biaggioli, descrevem a arte da palhaçaria e levam a reflexões sobre o riso.
De cara lavada, Demian Reis, autor de “Caçadores de Risos”, afirma que começou a conhecer a arte da palhaçaria, em 2000, época em que se dedicava também ao teatro e dança. Mas, o palhaço ganhou a parada.
O livro é o resultado de sua pesquisa de doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia. “E a minha condição de pesquisador é inevitavelmente influenciada por 20 anos de experiência contínua com as artes cênicas, dos quais mais 10 dedicados à palhaçaria”, afirma. Diversas etapas desse trabalho, acrescenta, “tem conexões com trajetória do grupo ‘Palhaços para Sempre’ da qual fui dos fundadores”. E define a palhaçaria como “uma forma teatral em que a dramaturgia da vida é exposta de maneira risível”.
Carlos Biaggioli, de chapéu e nariz vermelho, em sua apresentação, afirma que é um “palhaço”. E que seu livro é “uma espécie de ‘dossiê’ da vida atabalhoada de um paraguru filosofático de quinta categoria, PhD em charme, beleza, elegância, gostosura e sapiência, formado pela Universidade de Modéstia com pós-especialização em Coisíssima-Nenhuma-e-Algo-
Os dois livros foram lançados durante o 12º Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro, no Pavilhão do Teatro do Anônimo, da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira 3/12.
A tarefa de apresentá-los ao respeitável público presente ao Pavilhão, coube à pesquisadora da arte circense, Erminia Silva.
Ermínia é também autora dos livros “Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e “A Teatralidade Circense no Brasil” e iria lançar “Segurança no Circo – questão de prioridade”, escrito em parceria com Marco Bortoleto e Diego Ferreira, no evento dos Anjos do Picadeiro. Mas, a gráfica não conseguiu editá-lo a tempo, explica.
Carlos Biaggioli, como costuma se definir, “é um ‘filho do golpe’, nasceu em São Paulo, capital, em meados de 1964 sob o signo de Câncer e da ditadura militar. Interrompeu dois cursos universitários (Comunicação Social e História) e aprofundou-se nas artes cênicas, especialmente no Teatro e na arte do Palhaço — em 2012 comemorou 30 anos de carreira, também como dramaturgo e diretor”, segundo o site circonteudo, coordenado por Erminia Silva.
Mais que o autor, mestre e doutor em artes cênicas “é o palhaço Demian quem pode mergulhar com profundidade, coragem, ousadia e liberdade num estudo de largo fôlego sobre a palhaçaria”, descreve a pesquisadora da arte circense Alice Viveiros de Castro.
Os dois palhaços Demian e Carlos, após suas apresentações, autografaram os livros.
Biaggio afirma em seu divã que “a palhaçaria é papo sério; divirta-se”. E Demian assegura que para os artistas do riso “a sobrevivência depende de sua astúcia em caçar risos de seus contemporâneos através da sua palhaçaria”.
Caçadores de Risos – o maravilhoso mundo da palhaçaria
Demian Moreira Reis
Editora: Edufba (Editora da Universidade da Bahia)
Ano: 2013
www.edufba.ufba.br/edufba@
No Divã do Palhaço – Carlos Biaggioli
Editora: Kazuá
Ano: 2013
Páginas: 188 páginas.
Tags: Caçadores de Riso, Carlos Biaggioli, Demian Reis, No Divã do Palhaço