Arte em Movimento
Campanha para arrecadar fundos ganha o público
Da Redação
Os apreciadores da arte circense contemporânea têm a oportunidade única de assistir quatro espetáculos protagonizados por uma das trupes mais cult do país e seus convidados. No encerramento do ano, o Circo Zanni se apresenta nos dias 8, 9, 10 e 11 deste mês, sempre às 20 horas, no Parque do Povo, na Avenida Henrique Chamma, n.º 420, próximo da Ponte da Cidade Jardim, em São Paulo.
A iniciativa integra a campanha do Zanni que tem o mote “O espetáculo não para, tem sequência!” e conta com apoio de artistas como Gabriel Leone, Caco Cicocler, Camila Pitanga, Cauã Reymond, Cláudia Abreu, Debora Block, Denise Fraga, Dira Paes, Ingrid Guimarães, Rodrigo Lombardi e Wladimir Brichta. Os profissionais gravaram um vídeo convidando a população a participar do espetáculo. A eles se uniram a diretora Carla Candiotto, a Palhaça Rubra, o Parlapatão Raul Barreto e o músico Thiago Abravanel, entre outros.
Neste ano, além de oferecer ao público de São Paulo quatro espetáculos a iniciativa visa homenagear Domingos Montagner, o Duma, que foi diretor e sócio do Zanni.
Convocação – Em uma das peças de convocação do público, o ator global Gabriel Leone, que contracenou com Montagner na novela “Velho Chico”, da TV Globo, afirma:
“Estou aqui para fazer um convite. Para quem não sabe, o meu grande amigo e meu ‘paizão’, o Domingos Montagner, o Duma, tinha um circo: o circo Zanni. E o Circo Zanni levanta a lona pela última vez, esse ano, de 8 a 11 de dezembro, no Parque do Povo. Participe da campanha “O espetáculo não para, tem sequência!” no Catarse! O nome não poderia ser outro para fazer jus a toda sua obra, a toda sua luz. Ajude a gente a realizar essa linda homenagem ao Duma.”
Início – Desde 2004 – quando o Zanni montou pela primeira vez sua lona em Boiçucanga, no Litoral Norte de São Paulo, até hoje, a trupe realiza uma temporada anual para receber o público em “seu circo, sua casa” e sempre contou com patrocínios. Esse ano está sem patrocinador.
Colaboração – Na busca de financiamento para “montar” a lona, o grupo circense quer obter patrocínio do seu público – num modelo tipo crowdfunding (obtenção de fundos entre pessoas comuns).
Os recursos serão utilizados para cobrir as despesas básicas, uma vez que os artistas convidados e a equipe do Zanni abriram mão dos cachês. A parceria institucional com a Secretaria Municipal de Cultura e com a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo também é importante para viabilizar o evento.
Compra de ingressos – Os ingressos para os espetáculos só podem ser adquiridos no Catarse, no endereço clique aqui para acessar #Catarse. Eventuais contribuições podem ser feitas no mesmo endereço eletrônico. Não haverá venda de ingressos no local dos shows no Parque do Povo.
Com o Zanni, a festa começa antes mesmo da entrada no circo. A organização do evento oferece ao público uma série de “planos”. Na compra do ingresso pelo Catarse, o espectador pode, por exemplo, levar uma saco de pipoca e água mineral. Quem colaborar por meio do link Catarse, mas não puder estar presente no dia do espetáculo, tem direito a um pôster exclusivo autografado da Temporada 2016 e o livro do La Mínima (que mostra a trajetória da dupla criada por Fernando Sampaio e Domingos Montagner).
Espetáculos – O público poderá assistir a quatro espetáculos: Zanni Música e Circo, no dia 8, Espetáculo de Variedades, nos dias 9 e 11, e Cabaré dos Palhaços, dia 10.
O ator e músico, Fernando Paz, integrante da trupe do Zanni, convida “parceiros, amantes do circo e admiradores do Zanni, a participar da construção dessa curtíssima temporada que contará com uma programação especial”.
Zanni – Música & Circo – no Parque do Povo
É um espetáculo que combina os clássicos números circenses da trupe com a participação de outros artistas. Mesclam-se números musicais e circenses. Participações especiais: Tiago Abravanel, Mustache & Os Apaches, Theo Werneck e Márcio Werneck.
Espetáculo de Variedades – no Parque do Povo
A trupe do Zanni apresenta números clássicos como malabarismo, magia, equilíbrio e acrobacia que compõem a dramaturgia do espetáculo com o jogo cômico e a banda que executa as músicas ao vivo. Participações Especiais: Cia. LaMala e Deco Sabatino.
Cabaré de Palhaços – no Parque do Povo
No Dia Internacional do Palhaço, a trupe do Zanni apresenta espetáculo com Lu Lopes, a palhaça Rubra. Ela será a Mestre de Cerimônia do evento que contará ainda com a participação especial de Hugo Possolo e Raul Barreto (Parlapatões), Palhaço Chacovachi (Argentina), Carla Candiotto (atriz e diretora) e Ricardo Rodrigues (do Solas de Vento).
Espetáculo de Variedades – no Parque do Povo
A trupe do Zanni vai mostrar números clássicos, que marcaram a trajetória do grupo. Participações especiais: Denise Fraga, Antônio Nóbrega e Rosane Almeida (do Instituto Brincante), Cia LaMala e Deco Sabatino (dos Irmãos Sabatino).
Nereu Afonso, Daniela Rocha e Fernando Paz são convidados do Zanni e parceiros de longa data do circo. Integram o elenco e fazem parte das quatro noites de espetáculos.
Circo Zanni na visão da trupe
O Zanni busca por meio da plasticidade, performance técnica, comicidade e música ao vivo conduzir o público ao universo único do circo. Equílibrio no arame, acrobacias, coreografias, malabarismo, números aéreos são elaborados e realizados com assinatura própria. Os artistas – além de atuar – se revezam na banda e na contrarregragem e oferecem espetáculos com a magia que só o circo tem.
Postagem – Alyne Albuquerque
Foto capa Georgia Branco