Clip Click
Dom Quixote na ponta dos pés
Luciana Gandelini, especial para Panis & Circus
Inspirado no livro Dom Quixote de La Mancha do escritor Miguel de Cervantes, a série Aprendiz de Maestro conta “As aventuras de Dom Quixote”, para crianças, em 18/11, na Sala São Paulo – histórica estação ferroviária Júlio Prestes, localizada no centro de São Paulo.
O protagonista de Cervantes é um fidalgo castelhano de certa idade apaixonado por histórias de aventuras – a tal ponto que passa a acreditar ser ele também um herói e a confundir ficção com realidade.
Após arrumar uma armadura, um cavalo e um fiel escudeiro, Sancho Pança, para lhe acompanhar em suas aventuras, o novo herói passa a se chamar Dom Quixote e em cada lugar que chega inspira as pessoas a viver seus sonhos.
A versão dançada e musicada de Paulo Rogério Lopes, que assina o texto e dirige a peça, se baseia em um espetáculo de balé – Ballet Dom Quixote, de 1869, coreografado pelo francês, Marius Petipa, e o russo, Alexander Gorsky.
“O espetáculo é baseado no balé que à época fez um recorte da obra do Cervantes. Este recorte conta a história de um casal de namorados – Kitri, a filha de Lorenzo, e Basílio e que sofrem a perseguição do pai da moça”, afirma o diretor Paulo Rogério.
Em determinado momento, Dom Quixote se encontra com o casal de enamorados e resolve ajudá-los. “Foi necessário pegar o roteiro deste balé e adaptá-lo para a linguagem da criança, incluindo alguns personagens do Aprendiz de Maestro como o general TUC (interpretado pelo ator Carlos Moreno). Criamos também a personagem Dona Dulce, que seria a Dulcineia da história do Dom Quixote” (papel da atriz Tania Casttello)”, acrescenta o diretor Paulo Rogério.
O espetáculo começa com o maestro João Maurício Galindo, acompanhado do general TUC e de Dona Dulce, explicando para o público que a história a ser apresentada não sai das mãos de Cervantes mas dos pés de um bailarino. E quem ajuda também a contar a história é a Cia. Dans la Danse.
Em seguida, o maestro Galindo convida uma encantadora bailarina para entrar no palco e conta que o Ballet Dom Quixote nasceu na escola romântica, há cerca de 150 anos, e uma de suas principais características era ter uma mulher nos papéis principais.
Enquanto explica a transformação da roupa da bailarina ao longo dos anos, a saia se chama tutu, ela se exibe em movimentos precisos no palco. Sua dança é suave e poética e atrai ainda mais os olhares do público.
O maestro Galindo, o General TUC e Dona Dulce começam a ler em um grande livro a história de Dom Quixote. Em seguida, TUC veste uma armadura e se transforma no herói.
Levado pela visão de sua musa Dulcinéia, representada por Dulce, Dom Quixote e Sancho Pança partem para a aventura e se deparam com a história de Kitri, a filha de Lorenzo, que está apaixonada por Basílio, mas descobre que seu pai quer casá-la com Gamache, um nobre.
Mais bailarinos entram o palco e passam a encenar a história de amor entre Kitri e Basílio. Surge Lorenzo, o pai de Kitri, que tenta, a todo custo, atrapalhar a vida do casal. Dona Dulce intervém e pede ao pai que deixe a filha viver o romance.
Gamache, com muita pompa chega então à história. Dona Dulce logo avisa que Lorenzo foi seduzido pela boa aparência do pretendente rico, enquanto Basílio é um simples barbeiro.
O balé cresce aos olhos do público com danças flamencas. A cômica Dona Dulce em uma de suas interações com o balé se engraça com um toureiro e diverte o público.
Ao olhar Kitri, Dom Quixote pensa que é sua musa Dulcinéia e se apaixona por ela. Em uma cena muito divertida, ele luta com Basílio pelo amor de Kitri, mas logo é convencido por Dulce a seguir o seu caminho, relembrando que o seu coração já tem dona.
Kitri foge com Basílio. Eles decidem seguir Dom Quixote e Sancho Pança, mas Lorenzo e o pretendente Gamache perseguem o casal. Chega o momento emblemático em que Dom Quixote, imaginando que os moinhos de vento são gigantes e ameaçam a tranquilidade de todos, luta contra eles. Nesse momento, ele se atrapalha e cai no meio da orquestra, arrancando gargalhadas da plateia.
Lorenzo então acha sua filha Kitri, que é forçada a aceitar o casamento com Gamache. Basílio resolve então enganar o pai de Kitri com a ajude de Quixote e se finge de morto. Dom Quixote diz a Lorenzo que já que Basílio está morto, ele abençoe o casamento. Ele explica: “Se ela se casar com Basílio, ela será viúva!”.
Convencido, Lorenzo abençoa o casamento. Mas, na sequência, Basílio ressurge.
O plano para enganar o pai é revelado, mas aí já é tarde demais! Uma grande festa é organizada, todos participam e encerram a apresentação do dia sobre aplausos do público que vibra com o desfecho e o grande final feliz. E observam Dom Quixote seguir viagem para mais uma de suas aventuras.
Sucesso de público
O produtor cultural Maurício Lima que estava acompanhado dos filhos Luana Lima, de 7 anos, e de Vinícius Lima, de 9, ficou muito bem impressionado com o que viu. “Gostei muito do espetáculo e a participação do balé elevou ainda mais a qualidade do espetáculo. Foi uma linda apresentação e meus filhos ficaram realmente encantados. Faço questão de levá-los para assistir projetos que aproximam as crianças da música, da dança e das artes em geral.”
A empresária Carla Santos também elogiou a apresentação: “Eu gosto muito do personagem Dom Quixote e me apaixonei por ele quando li o livro. O Carlos Moreno combinou muito com o personagem! Foi uma ótima escolha de elenco e eu me diverti muito com essa interpretação. A parte em que ele luta e cai no meio da orquestra foi hilária!.”
Ficha técnica: As Aventuras de Dom Quixote
Realização – TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer – Texto e direção: Paulo Rogério Lopes com Maestro João Maurício Galindo, os atores Carlos Moreno e Tânia Casttello e Sinfonieta TUCCA Fortíssima. Participação especial: Cia. Dans la Danse. Direção musical e regência: Maestro João Maurício Galindo. Adaptação de coreografia: Gisele Bellot. Direção geral e de produção: Ângela Dória. Produção executiva: Bruna Veratti. Assistente de direção: Suzana Rebelo. Assistente musical e arranjos: Natan Bádue. Fotos: Asa Campos.