Capa
Público aplaude com entusiasmo a criatividade dos números artísticos apresentados no FIRCO, Festival Ibero Americano de Circo, em Madrid
Bell Bacampos, de Madrid
O público aplaude com entusiamo as oito apresentações do segundo dia do FIRCO – Festival Ibero Americano de Circo, no Teatro Price de Madrid, no sábado 20/10.
A criatividade aliada à técnica surpreendem positivamente à plateia que faz a festa.
A mestre de cerimônias a atriz espanhola, Inma Cuevas, em dado momento, de sua fala ressalta a mistura étnica e cultural íbero-americana, presente também no festival. E alerta para o autoritarismo que pode estar à espreita, em alguns países, e que pode colocar um ponto final na convivência de valores e experiências diversas.
Inma Cuevas lembra também ao público que amanhã é o último dia do festival e que vão ser selecionados os três primeiros lugares da competição, a melhor apresentação e o preferido do público.
Os oitos números apresentados nesse sábado foram: Julia e Lianna, do México/Colômbia com a corda marinha; Bastian, do Chile com malabares como se fossem claves de música clássica; Sofía Speratti, da Argentina, com acrobacia com bolas; Iara Gueller, do Brasil, com lira; Javier Varela, do Chile, com trapézio fixo, Dúo Vitalys, do Peru, no mano a mano; Aimé Morales, da Venezuela, com a Roda Cyr e Tripotes La Compagnie, da Espanha, no número da báscula.
Leia abaixo a reportagem sobre a primeira noite do FIRCO.
Talento e técnica marcam a estreia do FIRCO, no Teatro Circo Price, em Madrid, e conquistam a plateia.
Panis & Circus esteve lá e conferiu
Bell Bacampos, de Madrid
Firco – o 1º Festival Internacional do Circo Ibero Americano – começou ontem, sexta-feira 19/10, no Teatro Circo Price Madrid, às 20 horas, com a apresentação de oito números dos 16 selecionados entre os mais de 200 inscritos de países da América Latina.
Hoje, serão apresentados mais oito. E, no domingo, o júri de especialistas vai definir os três primeiros colocados, a melhor apresentação e o público também vai escolher o seu preferido (a), informa Miguel Chávez, diretor de comunicação do festival, ao Panis & Circus. Ontem a urna de votação no teatro já continha inúmeros votos do público.
No primeiro dia do festival, o talento, a plasticidade, a técnica e até mesmo humor estiveram presentes e conquistaram o público presente que aplaudiu as apresentações com entusiasmo.
A atriz espanhola Inma Cuevas, escolhida como mestre de cerimônias, se saiu bem no novo papel, e a banda ao vivo fez a diferença.
Apresentaram-se os seguintes artistas: Totó, do Chile, e seus malabares; Dúo Requiem, da Colômbia, com número aéreo; Hermes Pompa, de Cuba, com o pole áereo; Danyzoo, da Espanha, com dança acrobática; Fernanda Sumano, do México, com seus arcos, Duo2Filles, formado pela brasileira Nicole Rodrigues e a portuguesa Mélissa Roguier, em número aéreo; Duo Lagos, dos argentinos Mercedes Martín Garcia e Pablo Raffo Durruty com mano a mano e Lucas Escobedo com o malabarismo de rebote.
Leia abaixo a primeira reportagem do Panis & Circus sobre o Firco
Vem aí FIRCO – o 1º Festival Internacional do Circo Ibero Americano, em Madrid, de 19 a 21 de outubro, em Madrid.
Panis & Circus vai estar lá para fazer a cobertura do evento.
Ivy Fernandes, de Roma
FIRCO – o 1º Festival Internacional do Circo Ibero Americano – acontece de 19 a 21 de outubro, no Teatro Circo Price de Madrid. Serão apresentados 16 números selecionados entre os mais de 200 inscritos de países da América Latina. Dois números brasileiros concorrem no festival.
A reportagem do Panis & Circus está em Madrid e vai cobrir o evento.
Um júri internacional, formado por especialistas do setor, vai decidir quem serão os vencedores dessa primeira edição do prêmio, organizado pela Associação CircoContinentes.
O FIRCO, que tem o apoio do Ministério da Cultura espanhol, tem três objetivos: intensificar o crescente interesse do público pelo circo contemporâneo; ampliar o intercâmbio cultural entre os países ibero- americanos e dar oportunidades aos jovens circenses.
Brasil no Firco
O Brasil vai estar bem representado no Firco: Carla Fontes, artista circense residente na Espanha, especializada em acrobacia aérea e coreografia, é uma das juradas do festival.
Ela nasceu no Rio de janeiro em 1973 e se formou na Escola Nacional do Circo do Brasil, especializando-se em acrobacias aéreas. Muito jovem, foi convidada para trabalhar em Lisboa na escola de Artes do Chapitona e se tranferiu para Europa. Depois de um ano e meio se mudou para Barcellona e depois para a ilha de Palma de Mallorca. Nesta cidade fundou com Tia Jordà o Circo Bover. Recentemente criou com Andréa Cruz o espetáculo Makam, de dança e circo, e que percorre a Europa em turnê.
“O espetáculo foi criado para ser apresentado nas ruas, está ancorado no poema Altazor, do escritor chileno Vicente Huidobro e navega entre o Oriente e Ocidente”, explica Carla. “Pretendemos levar Makam no próximo ano para o Festival de Mirabilia em Fossano, na Itália.”
No palco do Teatro Circo Price vão estar disputando prêmios as brasileiras Iara Gueller e Nicole Rodrigues.
Lira em alta
Apesar de muito jovem, Iara Gueller, já é conhecida no ambiente das artes circenses por suas participações em espetáculos de circo, teatro e dança. Recentemente, ela se apresentou no Circo Zanni e no Cirque Festival Contest (Brasil-2018). Participou também de outros festivais internacionais como o Lês Estivales – Pairi Daiza (Bélgica-2017) e no Festival Internacional de Circo Independiente – FICI BsAs (Argentina- 2017).
Estudante de dança teve aulas com os renomados professores das artes circenses no Brasil como Alice Medeiros, Érica Stopple e Alex Brende.
Aos 21 anos, ela buscou o aperfeiçoamento da arte circense e após rigorosa seleção entrou na prestigiosa ESAC (Ecole Superieur des Arts du Cirque na Bélgica) onde se especializou na disciplina de “aro /lira” com Roman Fedin e Valérie Douburg. Em 2017, se formou na ESAC com o número “Deslira”.
Duo2 Filles: Saudade do Brasil
Nicole Rodrigues tem 25 anos e frequentou a ENC (Escola Nacional do Circo do Brasil) e lá, em 2013, conheceu a portuguesa Melissa Roguier, 22 anos. Após completarem os estudos no Brasil, ambas decidiram seguir para Europa e entraram na ESAC – a conhecida escola de circo de Bruxelas.
Nicole se formou, em 2018, e suas especialidades são o mano a mano e acrobacia com tecidos. A dupla criou a companhia Duo2 Filles e o número intitulado Os opostos se atraem, para a conclusão da formatura na Esac e que estreou, em junho de 2018, no Halles de Schaerbeek, em Bruxelas.
Em conversa com o Panis & Circus, Nicole afirma estar satisfeita com o desenvolvimento da sua carreira na Europa e pode se apresentar em várias cidades europeia já que mora na Bélgica.
“Sinto saudades do Brasil e gostaria de voltar já que vejo o circo [contemporâneo] lá está crescendo e melhorando muito nos últimos anos. Aqui, na Europa, no geral, o circo [contemporâneo] recebe subvenções e incentivos governamentais e um artista circense pode ter uma condição de vida muito boa. Mas é preciso se preparar antes de vir estudar ou trabalhar na Europa. É fundamental dominar o idioma para poder, não apenas seguir as lições ou o trabalho mas ter conhecimento das leis e normas, vantagens e desvantagens, do país onde se pretende viver”.
Duo Lagos: argentinos em campo
Duo Laos, companhia criada pelos argentinos Mercedes Martín Garcia e Pablo Raffo Durruty, tem mais de quinze anos. Sem dúvida, a dupla é considerada uma das mais interessantes que participa do Festival.
Mercedes Martín García iniciou a sua carreira no ballet clássico em 1990, em Buenos Aires. Mais tarde descobriu a magia do circo e começou a treinar para ser trapezista. “Fiquei encantada com a possibilidade de voar em cena e por isso me dediquei a acrobacia aérea e encontrei o partner ideal para voos: Pablo Raffo Durruty.”
Por sua vez, Pablo descobriu o circo, em 1999, e passou a se dedicar ao trapézio e acrobacias aéreas. Em 2003, conheceu Mercedes e começaram a trabalhar juntos e formaram a dupla Duo Laos. De lá para cá, a companhia se consolidou com exibições em diversos países como Alemanha, França, e Inglaterra, em espetáculos circenses, teatros, shows e inúmeros festivais. Ambos vivem em Barcelona e passam a maior parte do ano em viagens e apresentações.
Duo Laos une acrobacia e balé à poesia. Mais: ao som que mistura tango e rock transmite ao público o seu amor pelos espetáculos de rua.
Ares da Espanha
Tripotes é o trio formado por dois artistas espanhóis Daniel Torralbo e Julio Calero e pela artista suíça Gianna Sutterlet. Eles também se conheceram na Esac, escola circense de Bruxelas, e depois da formatura resolveram se unir e formar o Tripotes. Criaram números de impacto misturado à comicidade como é o que utiliza a báscula para grandes saltos com a aterrisagem prevista em um espaço de apenas 40 centímetros. Não perdem a linha e o humor.
“La bascule é uma arte espetacular. Os três artistas dominam a técnica e o número que apresentam com o seu toque de humor faz a diferença”, escreve Nadja Hauser, fundadora, diretora e produtora do Young Stage: the international circus festival and competition, na Basilea – Suíça. Tripotes participou do Young Stage em abril de 2018.
Veja abaixo artistas que vão participar do Firco
Serviço:
Género: Circo Contemporanea
Ciclo: FIRCO – Festival Iberoamericano de Circo 2018
Fecha: Desde 19 de octubre de 2018 hasta 21 de octubre de 2018
Dónde: Teatro Circo Price
Dirección: Ronda de Atocha, 35
Horarios: V y S a las 20 h. D a las 18 h.
Precios: Galas, 15 y 18 euros. Abono, 30 euros.
Venta anticipada: En taquilla y www.teatrocircoprice.es
Recomendada para toda la familia
Como chegar
Dirección: Ronda de Atocha, 35, C.P. 28012, Madrid, Madrid
Zona: Arganzuela
Metros: Atocha
Teléfono: 91 528 81 22
Legenda da Foto de Capa – Público no Teatro Price de Madrid aplaude as apresentações do segundo dia do Firco/ Asa Campos