Pé na Estrada
A água é a estrela no circo da Itália

Motocicleta d´água no show do Circo Aquático Magnífico / Foto Divulgação
Áquário de 50 mil litros reproduz o fundo do mar
Ivy Fernandes, de Roma
“Quando a água faz espetáculo” é o titulo do novo espetáculo do Magnífico Circo Aquático e que dura duas horas. Trinta artistas, acrobatas, malabaristas, palhaços, trapezistas e contorcionistas, contracenam com a artista principal: a água. Ela aparece em fontes luminosas, chuvas sob luzes coloridas e sob efeitos especiais.
No centro da lona (chapiteau) está um aquário com 50 mil litros de água que reproduz o fundo do mar.

A história fala de um 'clown' que não sabe nadar e encontra um tubarão / Foto Divulgação
A história fala de um palhaço (clown) que não sabe nadar e caiu, sem querer, no fundo do mar. E ai ele vai viver aventuras no encontro com sereias, estrelas marinhas, peixes coloridos, medusas, polvos, caranguejos, conchas, tartaruga gigante e até mesmo um tubarão. São todos criados artificialmente porque o Circo Aquático Magnífico não trabalha com animais vivos.
O palhaço (clown) vai fazer novos amigos e aprender sobre a vida dos habitantes marinhos. Ao voltar para a terra, decide dedicar-se a defesa dos oceanos para salvar o ambiente marinho e seus habitantes. Fábula com um final feliz e que quer ensinar as novas gerações a preservar as águas.

O marinheiro encontra a sereia no espetáculo / Foto Divulgação
Em Roma, o Panis & Circus ouviu a produtora Heidi Faggioni, do Magnífico Circo Aquático, da Família Zoppis, que afirmou: “a organização, o custo da manutenção e a locomoção de um circo aquático são três vezes maiores, mais caros e mais complicados que nos circos tradicionais. Em algumas cidades são necessários 100 técnicos para montar o espetáculo”.

Cartaz de apresentação do Magnífico Circo Aquático / Foto Divulgação
O assessor de imprensa do Circo Aquático Magnífico, Francesco Puglisi, acrescenta: “O circo funciona o ano inteiro, independente das condições climáticas”. Para a manutenção da água, no aquário de 50 mil litros, “utilizamos o mesmo método usado para as piscinas, com técnicas avançadas e termostato que a mantém sempre na mesma temperatura. A água é depurada, reciclada e a depois reutilizada por uma grande cisterna. Tudo é controlado várias vezes ao dia”.

Fontes no aquário de 50 mil litros de água / Foto Divulgação
O Magnífico Circo Aquático fez uma grande turnê por oito cidades europeias (Espanha, Grécia, França, Hungria, Romênia e Áustria), no ano de 2012 e começo de 2013. Em maio desse ano, voltou a se exibir, em Milão, por duas semanas, sempre com lotação esgotada. Agora percorre o norte do país.
Nos últimos três anos, entre as turnês no exterior e na Itália, os espetáculos foram vistos por dois milhões de espectadores.

Heidi Zoopis e o menino Devis Zoopis, do Magnífico Circo Aquático, encontram o Papa Bento 16, e entregam a ele um suvenir com a forma de uma tartaruga, símbolo do circo / Foto Divulgação
Postagem: Alyne Albuquerque
Tags: Família Zoppis, Francesco Puglisi, Heidi Faggioni, Magnífico Circo Aquático