Arte em Movimento
Caveira de palhaço no palco dos Parlapatões
Mônica Rodrigues da Costa, especial para Panis & Circus
“A Cabeça de Yorick” estreou no Espaço Parlapatões, em São Paulo, com um trio de atores da pesada: Raul Barretto, Hugo Possolo e Nando Bolognese em 11/10. Eles encarnam a conversa célebre de Hamlet com a caveira do bobo da corte, Yorick, que alegrou sua infância e a quem agora o protagonista encara com a ironia do bardo inglês. A peça fica em cartaz de 16/10 a 7/11, terças e quartas, às 21h. (Veja abaixo).
A adaptação, com texto e direção de Possolo, marca o encontro do bufão de antigamente com o palhaço contemporâneo e destaca o aspecto cômico desse evento.
Um bom método de tornar popular por meio do circo a tragédia da dramaturgia clássica inglesa.
“Neste espetáculo, os palhaços buscam uma inversão, levantando imagens trágicas dentro do ambiente cômico”, escrevem os Parlapatões. Com esse procedimento, contribuem para o esclarecimento crítico sobre a perda e a morte e os jogos de poder por trás delas de que trata “Hamlet”.
A boa novidade da montagem é a presença de Raul Barretto no palco, ele participa da primeira estreia do ano dos Parlapatões, tendo ficado apenas nos bastidores de “O Rei da Vela”, em cartaz desde o primeiro semestre de 2018, para conseguir trabalhar na produção dos outros espetáculos do grupo e atuando em vários deles que permanecem em cartaz na cidade ou cumprem itinerância.
O teatro não massivo e que estimula a reflexão, como o dos Parlapatões, funciona para explicar a vida contemporânea a seu público e à sociedade? Raul Barretto responde ao site Panis & Circus que sim, que “os cerca de 500 mil espectadores que o teatro tem no Brasil irradiam pro mundo o que os espetáculos têm a dizer”.
A todo vapor, Raul Barretto vai estrear também, ao lado da mulher, Helena Cerello (atriz, dramaturga e escritora), o espetáculo para crianças “O Mundo Hudertwasser” em 10/11 no Sesc Consolação. Direção de Alvaro Assad com produção de Cerello.
Ficha técnica do espetáculo de estreia “A Cabeça de Yorick”
Texto e direção: Hugo Possolo. Elenco: Hugo Possolo, Raul Barretto e Nando Bolognese. Iluminação: Reynaldo Thomaz. Contrarregra: Rodrigo BellaDona. Programação visual: Werner Schulz. Comunicação e assistência de produção: Janayna Oliveira. Produção executiva: Erika Horn. Coordenação geral: Hugo Possolo e Raul Barretto. Fotos: Janayna Oliveira. Realização: Nadadenovo Produções Artísticas.
Serviço – “A Cabeça de Yorick”
Temporada no Espaço Parlapatões – De 16/10 a 7/11, terças e quartas, às 21h. Em 17/10 não haverá apresentação. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). www.espacoparlapatoes.com.br
*Mônica Rodrigues da Costa é jornalista amiga da criança, poeta e professora doutora de Comunicação e Semiótica, autora do livro de poesia “Perda Total” (no prelo).