Comentários
Exposição marca trajetória de Montagner e Sampaio
Cafi Otta, especial para Panis & Circus
O Grupo La Mínima completa 20 anos em 2017. Para celebrar este marco tão importante acontece no Sesi, à avenida Paulista 1313, uma programação cheia de atrações, todas marcadas pela emoção. Além da realização de uma mostra do repertório da trupe paulistana, há também a temporada de Pagliacci, espetáculo inédito da companhia – mais uma obra prima! – e uma exposição que conta a história da dupla de palhaços Agenor (Domingos Montagner) e Padoca (Fernando Sampaio).
Para o público em geral a exposição é uma oportunidade incrível de se conhecer os passos de Fernando Sampaio e Domingos Montagner, desde seus primeiros contatos com o circo, no Circo Escola Picadeiro, até suas consagradas montagens atuais.
Estão ali objetos de cena, instrumentos musicais, adereços, figurinos, fotos e vídeos que mostram um pouco do que se passa por trás das cortinas, mostram o lado humano do trabalho desses artistas maravilhosos.
Já para nós, artistas como eles, e ainda mais para nós, amigos da dupla, é uma viagem emocionada pela trajetória daqueles que se tornaram nossas referências, em cena e principalmente fora dela. Foi lindo ver o cuidado com a montagem da exposição, com os detalhes de cada cantinho do espaço, que combina muito com a maneira com que Fê e Duma cuidavam do seu ofício. Impossível para mim deixar de ver os dois dentro daquelas roupas, tocando aqueles instrumentos.
Visitar esta exposição é obrigatório, por diversas razões. Seja por respeito a história de um grupo tão importante para a arte brasileira; seja para conhecer mais sobre o trabalho deles; ou seja para dar mais um emocionado até já ao nosso saudoso mestre. (Domingos Montagner morreu em setembro de 2016 durante as gravações da novela global “Velho Chico).
Duas dicas: leve uma caixa de lenços para exposição, e se possível assista ao espetáculo na sequência. Vale cada segundo. Só não se esqueça de guardar alguns lenços para o espetáculo. (Ainda bem que me sobraram alguns, estou usando agora).
“Viva o circo brasileiro, e viva o palhaço brasileiro” (Domingos Montagner).
Veja abaixo as fotos da Exposição no Sesi que mostra a história do “La Mínima”

Trupe do Zanni: à frente Leo (filho de Montagner que é o 12º da fila) e Tomas (filho de Fernando Sampaio, o 8º na fila)
Cartazes dos espetáculos e peças do La Mínima
Exposição La Mínima 20 Anos
Período: de 11 de abril 9 de julho de 2017
Datas e horários: diariamente, das 10h às 20h (entrada permitida até 19h40)
Classificação indicativa: Livre
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).
Grátis. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br