Comentários
FIRCO celebra diversidade artística em Madrid
18
Bell Bacampos, de Madrid
“Buenas noches, Madrid. Boa noite, Madrid”, saúda a atriz Inma Cuevas, em espanhol e português, durante a última noite do Firco – o 1º Festival Ibero Americano de Circo, em 21/10, no Teatro Circo Price de Madrid.
Antes de anunciar os premiados do festival, Inma Cuevas faz questão de lembrar que o festival une as diferentes visões do circo dos artistas dos países íbero-americanos e que fortalece os laços culturais já existentes entre eles. Ela havia feito um alerta um dia antes, sábado, 20/10: é preciso lembrar o que passaram os nossos antepassados para que se evite a volta do autoritarismo que nos “dilacerou” e impediu e diversidade de vivências culturais. Ela afirmou ao Panis & Circus que o alerta tinha como alvo a situação política brasileira— que pode vir a eleger, no dia 28/10, um candidato à presidência de extrema direita que despreza raízes culturais e bate continência para o autoritarismo.
Em fala mais amena, Inma Cuevas, anuncia que o 2º Firco, festival que impulsiona o intercâmbio cultural, já tem data marcada: 24 a 27 de outubro de 2019, em Madrid.
Mais de três mil pessoas estiveram presentes no Teatro Circo Price, em Madrid, durante o Firco – Festival IberoAmericano de Circo, de 19 a 21/10, segundo cálculos do Panis & Circus. E aplaudiram com entusiasmo os 16 números de artistas selecionados para a mostra entre os mais de 200 inscritos.
E em tom cerimonioso mas que tem humor em dose exata, Inma Cuevas anuncia os primeiros colocados a noite do 1º Firco, ao som da banda ao vivo.
1º lugar
O primeiro lugar é de Aimé Morales, da Venezuela, com seu criativo número da Roda Cyr

Aimé Morales recebe o prêmio de Carlos Such, diretor de produção e programação do Firco / Foto Asa Campos
2º lugar
O segundo lugar é da dupla peruana, Dúo Vitalys, com o número de mão a mão, que tem técnica apurada.

Dúo Vitalys recebe o prêmio de Carla Fontes, jurada e artista circense brasileira radicada na Espanha / Foto Asa Campos
3º lugar
O terceiro lugar é do talento e plasticidade do Dúo Lopes, da Argentina.

Dupla argentina, Mercedes Garcia e Pablo Durruty e seu bebê, recebe o prêmio da jurada Rosa Dias, diretora de circo e teatro / Foto Asa Campos
Prêmio do público
O prêmio do público foi para Duo2Filles da brasileira Nicole Rodrigues e da portuguesa Mélissa Roguier com seu bem-humorado e bem-executado número aéreo.

Nicole, brasileira, e Mélissa, portuguesa, recebem o prêmio da espanhola Maria Filguera, diretora artística do Circo Price / Foto Asa Campos
Prêmio revelação e melhor apresentação
O cubano Hermes Pompa recebeu dois prêmios: o de melhor revelação e melhor apresentação.

Hermes Pompa, cubano, recebe o de melhor apresentação do jurado argentino Leandro Mendonza, diretor artístico de La Lira Trapezis Reus
Prêmio Cirque du Soleil
O Dúo Requiem, do Peru, recebeu o prêmio Cirque du Soleil, de Philippe Agogué, do Soleil, que era também um dos jurados.
Prêmio Circubano
A argentina Sofía Speratti recebeu o prêmio Circubano por sua apresentação acrobática com bolas de borracha.
Arte em primeiro lugar
Para a artista brasileira, Iara Gueller, foi emocionante participar do festival e o público maravilhoso. Ela só questiona a premiação. Segundo Iara, a competição leva o circo mais para o mundo do esporte do que para o da arte. E ela acredita que é “a arte circense que deve estar em primeiro lugar.”
Para Carla Fontes, artista brasileira radicada na Espanha, e uma das juradas do Festival, o 1º Firco conseguiu superar a falta de tempo e trazer números bons com técnica e criatividade. E o ano que vem tem mais”.
Após a premiação …
Panis & Circus quer deixar de público o agradecimento para brasileira e jurada Carla Fontes que ajudou a reportagem com entrevistas e para a Miguel Chávez, diretor de comunicação do Firco, que disponibilizou tempo e dados do fevento.
Clique aqui para ler mais sobre o Firco.
Legenda da foto de capa: Aimé Morales, vencedor do primeiro prêmio do Firco / Foto Asa Campos