Old
Júnior Perim será o novo secretário de Cultura do Rio
POR O GLOBO 18/05/2016 19:42
RIO — Júnior Perim, fundador do Circo Crescer e Viver, é o novo secretário municipal de Cultura do Rio. Aos 43 anos, ele assume a pasta no lugar de Marcelo Calero, que foi confirmado nesta quarta-feira como o titular da Secretaria Nacional de Cultura do governo interino de Michel Temer.
O novo secretário de Cultura do Rio nasceu em São Gonçalo, numa família muito pobre, e, por isso, começou ainda criança a ajudar o orçamento doméstico. Dos 11 aos 14 anos, trabalhou num abatedouro. Aos 15, foi ser office-boy no Rio de Janeiro. Já adulto, como integrante da diretoria da Escola de Samba Porto da Pedra, idealizou um projeto social para as crianças da agremiação, que oferecia diversas oficinas de esporte e arte.
O circo surgiu a partir da sugestão do amigo e palhaço Vinicius Daumas. Nascia ali o embrião do projeto Circo Crescer e Viver, criado oficialmente em 2003, e responsável por tornar Perim conhecido no universo cultural do Rio. Em entrevista ao GLOBO, em abril deste ano, ele falou sobre a dificuldade de tocar um projeto cultural e artístico dirigido a pessoas carentes.
— Trabalhar com arte é algo que só as camadas mais abastadas entendem. Na classe popular, quem faz isso é visto como vagabundo. Houve um momento em que as crianças que estavam conosco cresceram e passaram a sofrer pressão para ajudar em casa. Ora, o circo é uma ferramenta de educação, muitos meninos adquiriram habilidades e conhecimento aqui. Por isso, passamos a desenvolver estratégias para que pudessem construir uma trajetória artística e profissional — conta Junior.
Hoje o Circo Crescer e Viver tem um programa social para crianças de 7 a 14 anos (são cerca de 100, 80% delas do Morro São Carlos), um projeto de formação artística profissional, com duração de três anos dirigido a jovens de 15 a 24 anos, um programa de residência artística para profissionais do mundo inteiro. Ele ainda tem uma companhia profissional, um circo itinerante e um festival de circo.