Clip Click
Festival de Bisbal atrai mais de 30 mil turistas
Ivy Fernandes, especial de Roma
O 23° Festival de Circo de Rua de Bisbal d´Empordà (Fira de Circ al Carrer de la Bisbal d’Empordà), em Bisbal, no sul da Espanha, na província de Girona, região da Catalunha, conquistou o público.
Durante os três dias do evento, de 13 a 15 de julho, se apresentaram 30 companhias espanholas e estrangeiras, entre elas, a Hamir, francesa, e a Hemda, israelense.
Os organizadores do festival estavam preocupados com o sucesso do evento uma vez que a região da Catalunha – que compreende as províncias de Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona – enfrenta sérios problemas em sua tentativa de separar-se da Espanha.
Mas o fato é que essa questão pouco impactou a realização do evento. Cerca de 30 mil turistas invadiram as ruas e praças de Bilbal d’Empordà, uma pequena cidade com população com cerca de 10 mil habitantes, para participar de um dos mais famosos festivais de rua da Europa.
Foram apresentados 70 espetáculos — número considerado bem elevado – em apenas três dias de festival. O orçamento ficou limitado de 118 mil euros (cerca de 510 mil reais em 10/8/2018). Mais: a grande maioria dos eventos era gratuita.
Eva Gassul, porta-voz do Festival de Circo de Bisbal, afirmou que o resultado foi bem positivo. “É preciso ressaltar uma característica importante do evento: ele acontece nas ruas, praças e monumentos históricos da cidade e é em sua quase totalidade gratuito para o público.” Por não usar lona, acrescenta, “os artistas têm contato direto com o público, sem qualquer barreira. A lona (chapiteau) é o céu estrelado, iluminado pela lua à noite e pelo sol, durante o dia”.
Eva Gassul explica que o festival é organizado na forma de uma feira, com a participação de artistas, que não se limitam às apresentações. Parcela considerável deles monta o cenário, os aparelhos, as luzes e a sonoplastia do espetáculo no local.
“O objetivo este ano foi o de evitar aglomerações. Por isso, o festival de Bisbal se estendeu para vários pontos da cidade, em diferentes horas, para que o público pudesse escolher o que ver, em quais locais e horários mais adequados.”
Destaques
Entre os espetáculos de sucesso podem ser destacados: “Sodade”, do “Cirque Rouages”, companhia francesa, que inaugurou o festival de 2018. Trata-se de uma fábula poética que combina funâmbulos, acrobacias, e segue a linguagem contemporânea.
“Furieuse Tendresse” (Paixão Selvagem), do Cirque Exalté, companhia francesa trouxe suas acrobacias arriscadas ao som de rock and roll.
“Garbuix”, da companhia Vavel Circus, com números de mastro chinês, equilíbrio vertical, trapézio, bicicleta acrobática e clowns.
Mur, da companhia 3 (Cia)³, mostra com sua performance rítmica, a desconstrução de um muro, a tentativa de construção do novo e se exibiu na Praça do Castelo, no centro da cidade.
Novidade
O “Espaço Off”, dedicado a jovens emergentes, foi uma das novidades do festival neste ano. Ele oferece a oportunidade a artistas de se exibirem para grandes plateias e ver se estão no caminho certo.
Com a 23° edição, os organizadores, seguiram o propósito das edições precedentes: “Manter o espírito de festival de rua que pode ir onde o povo está, criar plataforma de exibição e difusão para que a arte e a cultura não fiquem restritas a ambientes fechados e que possam ser vistas e apreciadas no mundo inteiro”, afirmou Lluís Sais, o prefeito de Bisbal.
Cenas dos espetáculos nas rua de Bisbal
Bisbal: a cidade do Festival
Região da Catalunha
Legenda da foto de capa – Les P´tits Bras no Festival de Bisbal 2018 / Divulgação