Clip Click
You and me: show de rara beleza
Ivy Fernandes, de Roma
Mummenschanz, o grupo de cinco artistas provenientes de uma companhia suíça fundada em 1972, por três pesquisadores teatrais Andrés Bossard, Floriana Frassetto e Bernie Schurch, é diferente de tudo o que se e viu até agora em cena. Antes de tudo por que se apresentam como o Teatro do Silêncio.
A companhia Mummenschanz revolucionou a arte da mímica e ganhou o aplauso do público e o reconhecimento da crítica no mundo todo.
You and Me, o novo espetáculo da companhia começou, em 2019, uma grande turnê na Itália. Panis & Circus foi conferir o show que não faz concessão à comunicação vocal e concentra-se na fala dos gestos e na forma dos objetos.
Sem som, sem cenário, sem vestuário, mas com extraordinária mímica, o espetáculo é um jogo visual capaz de prender e encantar o público pela fantasia, ritmo dos acrobatas e bailarinos, imaginação artística e comunicação que conseguem estabelecer, em 90 minutos, com a plateia.
Em turnê pela Itália, o grupo se apresentou, em Roma, de 15 a 20 de janeiro e seguiu para Aosta, Turim e outras cidades do norte da Itália. Apresentado pela Filarmônica Romana, no Teatro Olímpico, o novo espetáculo “You and me” foi sucesso de público e crítica. Leve, novo, moderno e vai num crescendo que alcança o máximo nos quadros finais. Em síntese, descreve com ironia e poesia o relacionamento masculino e feminino.
O cenário é reduzido ao mínimo indispensável, o esquema de iluminação é um dos protagonistas do espetáculo, assim como os figurinos que podem ser definidos como formas geométricas e tecidos que são modelados pelos atores inclusive máscaras de argila que se transformam diante do público.
A companhia nasceu em 1972 de um projeto ambicioso e era formada por três artistas Andrés Bossard, Floriana Frassetto e Bernie Schurch após anos de estudo e pesquisa, testes no campo da dança, mímica e efeitos cênicos. A explicação é de Floriana Frassetto ao Panis & Circus: “A idéia partiu da possibilidade de contar uma história com o suporte sutil das imagens, da potência criativa da linguagem não verbal dos corpos e das formas”.
E nesses uase 50 anos de vida, o grupo se apresentou com sucesso e conseguiu quebrar a barreira lingüística em vários lugares do mundo: nos Estados Unidos (na Broadway durante anos) na Austrália e em toda a Europa.
Shows feito para todas as faixas de idade e cultura, o trabalho criativo de Mummenschanz mostra criaturas e cenas com formas incríveis e coloridas que encantam e hipnotizam o público. É uma experiência única capaz de criar um caledoscópio com luz, sombra, cores e manipulação criativa dos objetos simples e usuais. O grupo de artistas mostra uma visão sem época cronológica da condição humana. O resultado é um espetáculo de impacto visual que supera as barreiras culturais e fala à imaginação.
Encontro com Floriana Frassetto
A alma do espetáculo continua a ser a americana Floriana Frassetto, nascida em Norfolk, Virgínia em 9 de dezembro de 1950, filha de emigrantes italianos. “Vim para Europa muito jovem, 17 anos, e estudei na Academia Teatral de Roma de 1967 a 1969, completei meus estudos como atriz teatral e fiz um curso especial de mímica, acrobacia e dança no Roy Bosier’s Teatro Studio.
A idéia de fundar o Mummenschanz nasceu do meu encontro, em 1972, com dois jovens artistas suíços, Andrés Bossard e Bernie Schürch, que se apresentavam como clowns na companhia Before and Lost.
“You&Me”, continua a diretora , é um espetáculo para todas as idades e todos os estados da alma. “Nós somos artistas do silêncio, mas no silêncio existe música, ritmo, lágrimas, riso e suspiros. Nos comunicamos e transmitimos o nosso silêncio interior e afetivo. A nossa companhia é pequena, apenas cinco artistas: Sara Hermann, Oli Pfulg, Kevin Blaser, Christa Barret e eu. Todos nós somos bailarinos, mímicos, acrobatas que ocupam não só o palco mas também a plateia. Muitas vezes, descemos do palco e criamos com o público um verdadeiro diálogo do silêncio. Convidamos para subir no palco alguns espectadores e os primeiros a se candidatar são crianças de 6 a 12 anos que contracenam com os artistas – em silêncio total – com a maior naturalidade e se divertem muito.
“O espetáculo tem também uma nota de sentimental. Com esse show procurei refletir sobre o mundo contemporâneo no qual parcela considerável da população cada dia mais se comunica por meio do smarphone. O contacto humano fica em segundo plano e está acabando também o contato verbal com o uso da fisionomia para exprimir o estado da alma. Coloquei em cena dois tubos que representam os cabos das telecomunicações e em síntese os canais de comunicação atuais. É impressionante o que está acontecendo”, diz Floriana.
You&Me se divide em duas partes ainda que o espetáculo não tenha intervalo. A primeira parte ajuda o púbico a entrar nesse mundo silencioso feito de formas, com duas mãos gigantes que passeiam pela plateia e depois sobem ao palco e que exaltam o silêncio com cenas abstratas. A segunda parte é mais alegre e divertida com a participação direta do público, em algumas cenas, e o encontro de formas que se humanizam.
A utilização da tecnologia é limitada, os objetos de cena são os mais impensáveis, como latas, papelão, cordas, borracha e ferro, enfim, objetos e coisas descartáveis pelo consumismo e que ganham uma segunda vida no palco com efeitos inesperados.
Mummenschanz é inesquecível quer por sua originalidade quer pelo empenho e grande paixão que os artistas transmitem aoo público.
———————————————————————————————————————–
Inviato: 01/07/2019 10:46
A: Gabriel vallin
Oggetto: Re: ARTICOLO. Cita La Filarmonica. O fantástico mundo de Mummenschanz que usa canos, papel, balões e bonecos para criar show de rara beleza | panis & circus
Evviva!
grazie
sara
__________________________
Accademia Filarmonica Romana
ufficio stampa
Sara Ciccarelli
cell. 339 7097061
uff.stampa@filarmonicaromana.