Picadeiro
Tiririca lança CD e diz que não é candidato à reeleição
Ele desistiu de ser político porque não dá para “avançar muito no Congresso” e retoma a vida artística
Por Antonio Marcello,
de Brasília
Deputado federal eleito com o maior número de votos no país, eleito pela revista Congresso em Foco como um dos políticos que tiveram melhor atuação parlamentar no último ano, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, decidiu desistir da vida política e retomar sua atividade artística. Nesta entrevista exclusiva ao Panis & Circus, ele explica o porquê, fala sobre seu novo CD e disponibiliza três faixas: “Estou no Poder”, “O Nome Dela é Ju” e “Pica-pau”. Em maio completa 40 anos como Palhaço Tiririca e pretende comemorar com uma festa em São Paulo, cidade em que obteve mais de um milhão de votos.
Panis & Circus – O senhor resolveu desistir da política?
Tiririca – Nestes dois anos de mandato, eu fiquei sem fazer shows. E eu resolvi que não vou me candidatar mais não. Vou segurar estes dois anos que restam para fazer esse trabalho bacana, participar das comissões, das votações, fazer de tudo para não faltar às votações, mas vou dar mais uma força para a minha carreira.
Circus – O senhor se desiludiu com a política?
Tiririca – Não vou dizer que não. Tenho que ser sincero. O que acontece? Não dá para você fazer muita coisa. Porque há interesses próprios, cabeças diferentes, interesses de partidos, interesses do governo, então, não dá para você avançar muito. Não adianta eu ficar num local de onde não consigo ajudar as pessoas: como comediante eu ajudo muito mais levando alegria a um povo tão sofrido.
Circus – E quanto ao circo, durante estes dois anos foi possível avançar em alguma proposta?
Tiririca – Pois é, estamos batalhando, mas ainda está complicado. Apresentamos projetos, alguns foram aprovados na comissão, como o da escola e do hospital para o pessoal do circo. O fato é que o SUS não atende os circenses porque exige endereço fixo e eles não têm, porque o circo é itinerante. Lutamos para a aprovação final dessa proposta. Sabemos que é difícil, mas vamos em frente, nestes dois anos que faltam.
Circus – O secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo, disse que vai aplicar sua emenda de R$ 3 milhões para a capacitação de técnicos de circo.
Tiririca – Bacana. Bacana mesmo. Tomara que aplique. É importante, porque é preciso formar técnicos. Se realmente o governo paulista fizer isso, vou dar os parabéns e vou ficar muito feliz.
Circus – E seu novo CD?
Tiririca – Estou contente com ele. Fazia oito anos que eu não gravava. São músicas diferentes. Tem uma que acredito que vá tocar nas igrejas, porque se chama “Jesus”, e escrevi em um momento em que eu estava precisando refletir sobre a vida e a coloquei no CD. Acho que o CD está muito legal.
Circus – Já está nas lojas?
Tiririca – Já, já está sendo distribuído.
Circus – Neste ano você completa 40 anos de Tiririca, não é?
Tiririca – É verdade. São quarenta anos de palhaço, isso é fantástico.
Circus – Prepara alguma coisa para comemorar?
Tiririca – Sim, shows. Preparo shows e vou rodar o Brasil com eles se Deus quiser. E para maio estou preparando uma festa pelos quarenta anos de Tiririca, provavelmente, em São Paulo, o povo lá me recebeu muito bem, me deu aquela votação fantástica, coisa linda. Estou feliz porque sei que não estou decepcionando meus eleitores. Estou sendo sincero, porque não dá para fazer muita coisa, mas o que dá eu tento fazer. Então não adianta ficar aqui só ganhando dinheiro e fazendo como muitos outros aí, não são todos, mas têm uns aí que entra mandato, sai mandato, não fazem nada, e eu não quero fazer isso. Tem uma frase de um ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, que eu estou adotando, que diz: “Seja lá o que você fizer, seja bom nisso”, e pretendo ser bom no que eu faço e vou fazer.
Ouça três músicas que estarão no novo CD de Tiririca:
O Panis & Circus publicou duas reportagens sobre Tiririca. Na primeira, ele conta que, quando era criança, ficava “tiririca da vida” quando via o padrasto ameaçar sua mãe. Daí o apelido. Na segunda, fala do prêmio ganho do site “Congresso em Foco” por ser um dos parlamentares mais atuantes no Brasil. Clique nas fotos abaixo para ler as reportagens.
Tags: Brasil, faixas, novo CD, partidos, política, político, tiririca