Pé na Estrada
“Underart” é mistura de circo com coração
Após queda do trapézio, Olle Strandberg se reinventa como artista e dirige o espetáculo
Lu Menin, especial para Panis & Circus
“Underart” é um espetáculo de circo contemporâneo que foi concebido e dirigido pelo sueco Olle Strandberg da Cia. Cirkus Cirkor. Fundada em 1995, a Cia. mistura em francês as palavras “Cirque” e “Coeur”, ou seja, circo e coração.
Em dezembro de 2005, o então acrobata Olle Strandberg perdeu os movimentos do pescoço para baixo após ter caído de uma altura considerável, realizando um salto triplo.
Seu esforço para se reinventar como artista deu origem a “Underart”. O espetáculo tem a participação de sete artistas que combinam diversos tipos de acrobacias, ao som de uma trilha sonora original. Segundo a trupe, sua missão é “fazer o mundo e a vida se tornarem mais atentos e vivos”. Acreditando nisso, Olle Strandberg recobrou seus movimentos e, desde 2011, trabalha como diretor criativo da companhia.
O tom e o tempo do espetáculo são realmente “europeus”, em outras palavras, o tempo é lento e a atuação é fria. A técnica dos acrobatas é impecável. Os musicistas são perfeitos dentro da narrativa, e também fazem participações em coreografias e cenas juntamente com os acrobatas.
É bom vê-los tão disponíveis cenicamente!
Mas, me pareceu unânime a sensação de que o espetáculo poderia ter 30 ou 20 minutos a menos. E na minha leitura, essa opção de tempo arrastado tem a ver com a densidade da situação de vida do diretor, com seu silêncio interno após o acidente. Um tempo em branco dentro de sua cabeça para a partir daí se reinventar e retomar sua vida artística.
Tudo isso é forte para nós circenses, principalmente, porque o nosso trabalho é extremamente físico.
O final do espetáculo com aquários me emocionou bastante, ao ver aquelas pessoas de ponta cabeça imersas na água. Sensação de impotência frente à realidade e que faz lembrar a do diretor que perdeu seus movimentos acrobáticos… mas que, em contraponto, deixou a mensagem de que é possível se reinventar e seguir o caminho sem um fim na vida artística!
“Underart” foi apresentado no Sesc Vila Mariana, de 4/6 a 7/6, durante Circos – Festival Internacional Sesc de Circo 2015 – que aconteceu de 28/5 a 7/6.
Ficha técnica:
Direção e concepção: Olle Strandberg
Elenco: Anna Ahnlund, Alexandre Dam, Iris Pelz, Matias Salmenaho, Christopher Schlunk, Andrea Tengblad, Methinee Wongtrakoon
Cenografia e figurino: Wiklundwiklund e Katarina Wiklund Suzanna Wiklund
Composição e Design de Som: Ripple e Murmur, Anna Ahnlund e Andreas Tengblad
Construção do cenário e adereços: Joel Jedström
Postagem – Alyne Albuquerque