Comentários
“Vancê Não Viu Minha Fia?”
Atores aprontam em comédia histórica
Mônica Rodrigues da Costa
Em curta temporada, “Vancê Não Viu Minha Fia?”, da companhia Os Fofos Encenam, é uma comédia das boas, com elenco vivaz e hilário – atores com alto desempenho.
O espetáculo conta a história de uma família de caipiras no interior de Minas Gerais, que é engabelada por um diretor de teatro e ator cafajeste (Eduardo Reyes). Nos anos 20, ele chega à cidade desse pessoal se fingindo de doutor e incitando a filha de seu Mamédio (Marcelo Andrade) a fugir em sua companhia e virar atriz no Rio de Janeiro em troca de casamento.
A jovem Berta (Maria Stella Tobar) estava prestes a se casar com o bobo do Zezé, filho da irmã de Mamédio, a supermãe dona Prudência.
Logo se evidencia que o casamento é pura promessa, mas Berta foge com o bonitão assim mesmo e se torna atriz de teatro de revista em um cabaré de sucesso.
A família caipira, o maior charme do espetáculo, sai à procura da filha de Mamédio. Vão parar na porta do teatro e fazem um piquenique enquanto esperam o cabaré abrir. O público se desloca para esse segundo espaço cênico e espera junto com os tabaréus, que fazem a maior farofada do lado de fora do teatro.
Finalmente é hora de entrar. Os espectadores se acomodam em mesas com bancos para quatro pessoas, diante de um semicírculo coberto com tecido que imita lona e contornado pelas clássicas lâmpadas do picadeiro.
As mulheres de maiôs e plumas servem bebida e a família da roça oferece frutas que trouxe de casa. Aprontam a maior confusão e atrapalham as cenas.
O show, no estilo de revista em que uma atração é seguida da outra, tem música ao vivo, e as vedetes interpretam canções maliciosas. Elas provocam o público número após número. Integrados à plateia, os interioranos caem nas armadilhas das piadas, o que faz todo mundo morrer de rir.
Burleta caipira é teatro de revista com enredo
Nessa burleta caipira, conforme a companhia define a peça (teatro de revista com enredo), os destaques se concentram na condução da trama, dirigida com maestria por Fernando Neves, e na interpretação cômica dos atores, em especial, os que fazem os personagens de dona Prudência, Mamédio e Zezé.
É difícil não cometer injustiça ao eleger os três destaques, porque Eduardo Reyes é um excelente charlatão, como também são incríveis os atores Carlos Ataide e Katia Daher. Esta última faz o papel de uma provocante coquete ao cantar canções lascivas, junto com a colega vedete, a graciosa e neurastênica personagem de Erica Montanheiro.
Como convem às comédias circenses, a história tem final feliz. Mamédio descobre a farsa durante a apresentação do show, e o cafajeste mantém a promessa de casamento à filha dele, mas “depois do Carnaval”.
“Vancê Não Viu Minha Fia?” tem texto de Leonel Rocha e faz parte do projeto Baú de Arethuzza, que tem fomento do município de São Paulo. A companhia pesquisa o circo teatro, sucesso no Brasil na primeira metade do século 20.
O espetáculo é o segundo de uma série de cinco peças que investigam o estilo e a mistura do teatro de revista com as comédias do picadeiro. A companhia de circo teatro Arethuzza apareceu no século 19 e ficou em atividade até a década de 60 do século 20. O avô de Fernando Neves fundou o grupo itinerante.
Os cinco espetáculos serão apresentados até agosto de 2013. O primeiro deles foi a pantomima “Antes do Enterro do Anão”. Em junho, Os Fofos apresentarão a terceira peça, o drama policial “A Ré Misteriosa”. Depois será a vez de “A Canção de Bernadete”, um drama sacro, e, por último, a comédia “Se o Anacleto Soubesse”.
Ficha técnica
Texto: Leonel Rocha. Direção: Fernando Neves / Direção musical e piano: Fernando Esteves / Elenco: Os Fofos Encenam, com Carlos Ataide, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro, Katia Daher, Marcelo Andrade, Paulo de Pontes, Stella Tobar e Zé Valdir / Assistente de direção: Paula Hemsi / Atores colaboradores: Carol Badra, José Roberto Jardim e Rafaela Penteado / Consultoria artística: Antonio Santoro / Espaço cênico: Fernando Neves, Marcelo Andrade e Zé Valdir / Iluminação: Eduardo Reyes e Paula Hemsi / Figurino: Bruno Spitaletti / Consultoria de figurino: Leopoldo Pacheco Direção de produção: Eduardo Reyes.
Serviço
Espaço dos Fofos – Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista. Tel.: (11) 3101-6640. Sábado, às 21h00; domingo e segunda, às 20h00. Até 27/05/13. Recomendado para maiores de 16 anos. Duração: 90 minutos. Capacidade: 40 lugares. Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (Meia).
Ingressos antecipados: www.ingresso.com.
Fotos: Divulgação
Postagem: Alyne Albuquerque
Tags: Eduardo Reyes, Fernando Neves, Leonel Rocha, Marcelo Andrade, Maria Stella Tobar), Os Fofos Encenam, Vancê Não Viu Minha Fia?
Anote
Cachimônia, espetáculo de circo contemporâneo, inovador e irônico, vai estar nesse sábado, 27/9, no Teatro Flávio Império, às 16h, av. Professor Alves Pedroso, 600, Cangaiba.
Entre aqui na Agenda.