Comentários
“A Volta ao Mundo em 80 Dias”
A Terra gira no picadeiro em geringonças criativas
No século 19, o senhor Fog (Ricardo Rodrigues) e o ajudante dele, Passe-Partout (Bruno Rudolf), realizam viagem em geringonças construídas com sucata de ferro à vista do espectador.
O divertido espetáculo “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (Cia. Solas de Vento) é uma adaptação livre da obra do escritor Julio Verne.
Os personagens partem da Inglaterra e viajam para a Índia, o Japão, a China, fazendo a volta pela Esfera.
Os meios de transportes parecem sucates de aparelhos usados para números de equilibrismo circense, com os quais os dois atores em cena criam navios, bicicletas e elefantes.
A iluminação que circula a boca de cena desenha a roda do picadeiro, que se mistura a cenas de vídeo ou filme exibidas no telão do fundo do palco.
Em bicicletas deitadas no chão, o senhor Fog e o ajudante francês enfrentam problemas na expedição devido ao vilão Fix.
Os objetos de sucata são usados com imaginação e rememoram nos materiais residuais do circo as cenas acrobáticas do picadeiro.
O diálogo é cômico e pouco inteligível – o que faz parte da ação dos personagens, que têm traços de palhaços.
Há esparsas referências do texto de Júlio Verne (1828-1905), como na cena em que Ricardo Rodrigues é o geógrafo pesquisador da novela do autor.
O ator francês Bruno Rudolf capricha no sotaque francês que ele próprio imita como falante nativo em engraçado jogo de metalinguagem.
Bruno Rudolf conquistou o prêmio APCA (SP) de 2011 pela atuação na peça. A diretora, Carla Candiotto, obteve o prêmio de melhor direção em teatro infantil, pelas peças “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, Histórias por Telefone” e “Sem Concerto”.
Ficha técnica
Adaptação livre do romance homônimo de Júlio Verne, de 1872. Criação: Carla Candiotto e Cia. Solas de Vento. Direção: Carla Candiotto. Texto: Carla Candiotto e Pedro Guilherme. Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Coreografia: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Direção de arte e cenografia: Lu Bueno. Assistente de cenografia: Victor Hugo. Figurinos: Olintho Malaquias. Assistente de figurino: Camila Fogaça. Trilha sonora original: Exentrimusic. Iluminação: Wagner Freire. Ilustrações: Iara Jamra. Operação de Áudio: Luana Alves. Operação de luz: Roseli Martineli, Tamiris Alves e Amanda Felisbino. Assistente de iluminação: Alessandra Marques. Operação de vídeo: Bruno Bachy. Fotografia: Mariana Chama. Produção: Sandra Miyazawa. Assistente de produção: Natalia Maciel. Realização: Solas de Vento.
Serviço
No Teatro Folha – shopping Pátio Higienópolis – av. Higienópolis, 618. Tel. (11) 3823-2323. 305 lugares. 60 min. Livre. Recomendado para crianças a partir de 5 anos. Sábados e domingos, às 16h00. Em cartaz por tempo indeterminado. Ingressos: R$ 15,00 e R$ 30,00.
(Mônica Rodrigues da Costa)
Uma apresentação inovadora , brilhante e extremamente inteligente ….. Parabéns meninos
Meus filhos vibraram com tanta criatividade
Bjos Soso