Bom Bocado
Festa do Vinho e da Alcachofra: viagem cultural e gastronômica
Pouca gente sabe, mas a planta é uma flor e é considerada iguaria gastronômica. Com a chegada da primavera é o momento de render-se a ela!
A alcachofra chegou ao Brasil no século 19, junto com os europeus (principalmente italianos) que migraram para cá.
Aqui, ganhou características próprias, caso da alcachofra roxa, cultivada em São Roque (55 km de São Paulo) e que possui sabor mais suave por conta do solo da região. Todos os anos acontece em São Roque, a ” Festa da Alcachofra”.
Em sua 26ª edição, o tema apresentado pela Expo São Roque é: ‘Volta ao mundo‘, uma forma de revelar as manifestações artísticas e culturais ao redor do mundo representadas por danças e músicas .Lá é possível encontrar nas prateleiras, além dos pratos culinários, licores, patês e molhos de alcachofra. Surpresa para alguns visitantes.
Local : Expo São Roque 2018 – Volta ao Mundo – Recanto da Cascata Junqueira São Roque
Data: De 05 de outubro a 11 de novembro.- O horário será das 09h00 às 19h00.
Ingressos : Sábados, Domingos e Feriados : R$32,00
Valor da meia entrada: R$ 16,00 – crianças menores de 8 anos não pagam ingresso
Acima de 60 anos, professores e estudantes pagam meia entrada mediante a apresentação de comprovante
A alcachofra pode ser servida inteira, com ou sem recheio. Os fundos são muito apreciados na gastronomia. As muito pequenas podem ser consumidas em conserva.
A flor é uma excelente fonte de fibra alimentar, rica em magnésio, fósforo, potássio, manganês, folato (uma das vitaminas do complexo B), vitamina C e vitamina K. Possui também substâncias antioxidantes que agem contra os radicais livres, ajudando a prevenir doenças crônicas, degenerativas ou ligadas aos processos do envelhecimento.
Além da flor, poucos sabem que a folha dela também é nutritiva, possuindo grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês.
Usos medicinais
A folha também é importante na área médica por prevenir doenças. Entre os tratamentos de saúde estudados, a alcachofra mostrou dar bons resultados baixando o colesterol, combatendo a anemia e regulando os níveis de açúcar no sangue. É antiesclerótica, diurética e antirreumática.
A alcachofra tem sido eficaz no combate as gorduras, por isso faz parte do cardápio de dietas para perda de peso.
Como cozinhar:
A alcachofra não é um ingrediente de fácil manuseio. Para se obter um bom resultado à mesa, a flor deve ser cozida em água salgada com limão e vinagre, totalmente submersas. Flores pequenas precisam ficar aproximadamente 20 minutos no fogo. Unidades maiores necessitam de mais tempo – entre 30 e 50 minutos.
Depois de fervida, a parte fibrosa precisa ser retirada. Em pratos que se usa apenas o fundo da alcachofra, o ideal é que o processo seja feito apenas com água e sal, durante 20 minutos.
Alcachofra à moda da casa
Ingredientes:
2 alcachofras grandes
sal
Água o suficiente para cobrir as alcachofras
Modo de Preparo:
Lavar bem as alcachofras . Corte os talos .
Colocá-las em uma panela de pressão, sal a gosto e água o suficiente para cobrir as folhas.
Deixar na pressão por 30 minutos.
Escorrer. Deixar amornar .
Fazer um molhinho com azeite, sal e limão. Ir tirando as pétalas e comendo o tempero.
Tags: Alcachofra
One Response to "Festa do Vinho e da Alcachofra: viagem cultural e gastronômica"
Deixe um comentário
Relacionados
Pouca gente sabe, mas a planta é uma flor e é considerada iguaria gastronômica. Com a chegada da primavera é o momento de render-se a …
Gente que delicia adore, goste das informações, não sabia que era tam nutritiva,