Arte em Movimento
“As Aventuras de Dom Quixote” na visão de Beatriz
Espetáculo especial de dança e música fala do cavaleiro andante em comemoração ao Dia das Crianças
Da Redação
“Dom Quixote” é um cara muito simpático, alegre e brincalhão”, afirma Beatriz Alburquerque Angelone, 9, a Bia, que foi assistir “As Aventuras de Dom Quixote”, na Sala São Paulo, em 11/10, em comemoração ao Dia das Crianças, a convite do Panis & Circus.
“Ele lia muitos livros e achou que era um herói desses livros. E queria viver muitas aventuras como cavaleiro, e acabou ajudando muitas pessoas em seu caminho, entre elas, o casal da história”, acrescenta Bia.
O casal era formado pelo barbeiro Basílio, apaixonado por Quitéria, a Kitri, que corresponde aos seus sentimentos. “E os dois não podem se casar porque o pai da moça quer que ela se case com um rico comerciante, o Dom Gamache. O Barbeiro Basílio não tem dinheiro mas podia fazer a barba do pai de Quitéria todos os dias de graça. Mas ele não quis saber nada disso”, relata a menina.
Nada de trocar barba e bigode por um saco de ouro, raciocina o pai da moça.
Em suas andanças para fazer o bem e ajudar o casal, Dom Quixote veste uma armadura, cavalga um cavalo magro e tem um amigo, Sancho Pança, para ajudá-lo na briga com vilões e com moinhos de vento. Aliás, a cena dos bailarinos que se transformam em moinhos de vento com expressões faciais disformes amplificadas pelo jogo de luzes – gigantes a assustar o cavaleiro andante – também impressionou a menina. Ao fugir deles, Dom Quixote acabou por cair no meio da orquestra e o riso ocupou o lugar do medo.
Essa versão da história do casal é contada pelo maestro João Maurício Galindo, de smoking, e pela atriz Tania Casttello, vestida de cor de rosa com um chapeuzinho de palha, que parecia uma “caipirinha”, diz Bia. Por que caipira? Alyne, mãe de Bia, acredita que é para dar um toque brasileiro ao enredo do herói espanhol. Atriz e maestro divertiram a criançada.
Bia conta que Dom Quixote dá uma mãozinha para o casal. Ele convence o pai da moça a casar Quitéria com o Barbeiro, que está à beira da morte. E os dois se casam. Mas, na verdade, “ele estava se fingindo de morto. Daí, o pai não pode fazer mais nada. E eles dançam felizes para sempre”, afirma a menina.
É que toda a apresentação de “As Aventuras de Dom Quixote” foi dançada pelo Cia. Dans La Danse, ao som da Sinfonieta TUCCA Fortíssima, dentro da série Aprendiz de Maestro. O barbeiro Basílio é o dançarino Júlio Cesar e a namorada Quitéria, a bailarina Taís Diniz.
Bia ficou encantada com a dança e o figurino das bailarinas. Aprendeu que a saia da bailarina se chama ‘titi’ e como nunca tinha visto um bailado clássico ao vivo estranhou um tantinho o vestir dos bailarinos. Aplaudiu a cena em que o bailarino barbeiro Basílio ergue a sua amada, a bailarina Quitéria, “lá no alto”.
Bia gosta de final feliz e detesta vilões. A ponto de se negar a ser fotografada ao lado de Dom Gamache e do pai de Quitéria. E reparou que o Dom Quixote não falou nada no saguão da Sala São Paulo após o espetáculo. “Ele é um cavaleiro de um outro tempo, que briga muito pelos bons e não sabe falar a nossa língua”, sintetiza a menina.
A tal ponto o ator Ighor Walace incorporou o personagem “Dom Quixote” que se quedou mudo mesmo quando questionado sobre seus dados por uma integrante da produção do espetáculo. Ele fez sinal que os enviaria mais tarde e sua pantonima remetia a um e-mail a ser disparado de um teclado que tanto podia ser de computador, tablete ou celular.
Sinal dos tempos de um cavaleiro andante.
Veja a seguir as fotos feitas por Asa Campos e escolhidas por Beatriz Angelone para ilustrar sua reportagem sobre “As Aventuras de Dom Quixote”.
Legenda da foto da capa – Dom Quixote e a menina Beatriz / Foto Asa Campos
Quem é Dom Quixote
Dom Quixote é um personagem criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes e suas aventuras estão descritas no livro “Dom Quixote de La Mancha”, que foi publicado pela primeira vez em 1605, na Espanha. Em seu livro, Miguel de Cervantes ridiculariza as histórias de cavalaria, que fizeram sucesso na Idade Média. Nessas histórias, cavaleiros fortes enfrentam gigantes, derrotam exércitos e saem vitoriosos.
Cervantes criou seu personagem, Dom Quixote, como um cavaleiro diferente, que luta contra moinhos de vento imaginando que são gigantes. Parte para cima de um deles, mas é jogado longe pelas pás. Sancho Pança, seu amigo fiel, explica que não são gigantes, e sim moinhos de vento. Dom Quixote olha de novo e concorda com Sancho Pança. Porém diz que um feiticeiro transformou os gigantes em moinhos para salvá-los dos ataques do cavaleiro andante.
*TUCCA, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, atende a crianças e adolescentes carentes com câncer. Acesse tucca.org.br e ajude a mudar a história de milhares de vidas. Panis & Circus apoia a TUCCA.
Ficha técnica de As Aventuras de Dom Quixote
TUCCA – Série Aprendiz de Maestro
Texto e direção: Paulo Rogério Lopes
com
João Maurício Galindo, Tania Casttello e Sinfonieta TUCCA Fortíssima
Participação especial
Cia. Dans La Danse
Direção Musical e Regência
Maestro João Maurício Galindo
Direção Geral e Produção
Ângela Dória
Arranjos e assistente de direção musical
Nataniel Bádue
Produção executiva/arregimentação
Bruna Veratti
Assistente de Direção
Suzana Rebelov
Fotos
Asa Campos
Tags: Beatriz Albuquerque, Dom Quixote, Paulo Rogério Lopes, Tucca
4 Responses to "“As Aventuras de Dom Quixote” na visão de Beatriz"
Deixe um comentário
Relacionados
Os Futuros ” Chefs ” da cozinha da sua casa Dia das crianças! As crianças estão cheias de energia e, claro, com disposição para idéias novas. Que …
Sempre um orgulho estar nas páginas do “Panis e Curcus”! Bjão
Correção: “Circus”! + bjs
Oi, queridos do Panis&Circus. Mais uma vez, obrigado pela atenção e, se possível, 3 pequenas correções:
– o nome do personagem é “Gamache, e não “Gamuche”;
– na Ficha Técnica faltou uma letra no TUCCA da Sinfonieta TUCCA (está “TCCA;
– ainda na Ficha Técnica faltou uma das figuras principais: a Assistente de Direção Suzana Rebelov.
Mais uma vez, grande beijos a todos e, parabéns pela linda matéria com as fotos sempre maravilhosas do Asa Campos.
Paulo Rogério Lopes (Diretor e autor)
Queridos! Obrigados pelas correções. Matéria demais! Parabéns para os envolvidos e obrigado em nome de todos de cá.
bjs
Paulo Rogério Lopes