Pé na Estrada
Circo Pitanga: acrobacia em meio a cordas
Luciana Gandelini, especial para Panis & Circus
Transitando entre teatro, acrobacias e outras técnicas, o espetáculo Cordas Nupciais, apresentado pelo Circo Pitanga, durante o Festival Internacional de Circo, em São Paulo, mostrou belos figurinos e força e concentração na execução de números arriscados.
Cordas Nupciais foi apresentado na Lona Família Seyssel. A trupe surpreendeu o público por sua originalidade. O grupo, sediado na Bélgica, tem sua origem na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, onde seus fundadores Loïse Haenni e Oren Schreiber, se conheceram.
O espetáculo traz à cena um dos momentos mais importantes na vida de um casal: o casamento. A pressa e o destino os envolvem em vários acontecimentos desastrosos e engraçados. É desta forma que as situações enfrentadas pela dupla, hora amorosas, hora turbulentas, vão sendo entrelaçadas às técnicas circenses.
O espetáculo reuniu uma sequência de números acrobáticos executada por um casal de bufões. Entre os destaques da apresentação estão os números aéreos executados, magistralmente, por Loïse e Oren. Os artistas impressionaram ao encontrar a medida entre a força de Oren e a leveza de Loïse e ao transformarem essa mistura em uma apresentação muito potente.
Encerrando a apresentação se pode parafrasear uma história de amor em que trupe e público tiveram um final feliz.
A professora Amélia Lopes, de 50 anos, se disse impressionada com a apresentação do casal. “Ela é forte e ao mesmo tempo delicada. Ele a conduziu como se ela fosse uma boneca! Nem parece que ela está fazendo números tão difíceis”, disse.